Regressando ao hobby...


TiagoArantes

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Depois de ter largado o hobby à cerca de 10 anos (tinha um aqua de 50l), regressei em força..

 

Adquiri um aqua usado com 120x40x40cm.

 

Material novo:

Filtro Eheim pro3 350

Termostato Eheim Jager 300w

Calha nova 3x54w + moonlight

E todas as coisas essênciais...

 

Planeio adquiri um set de co2 ainda...

 

Algumas dúvidas vão surgindo que vou dissipando com leituras aqui no fórum (10 anos atrás não havia forums...é uma maravilha agora).

 

Mas uma dúvida surgiu que gostava de ouvir a vossa opinião:

 

A "tampa" do aqua é composta por 3 peças de vidro. Uma de 120x20 e duas de 60x20. Não é o meu sistema favorito. Estou a considerar não ter tampas ou pelo menos abdicar da peça de 120x20. No meu primeiro aqua a tampa servia de "calha". Sendo que aqui não é o caso, pergunto: Posso tirar a tampa ou "não devo"?

 

Agradeço desde já toda a vossa ajuda.

 

Cumps.

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes tirar mas atenção que há-que sempre repor as perdas por evaporação.

 

E depois há um pormenor, há peixes que gostam de ambientes mais húmidos e outros de ambientes mais secos :)

 

Obrigado pela opinião e aviso. Estou mesmo inclinado a tirar uma das metades da tampa.

 

E bem vindo de volta :D

 

Obrigado =D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sempre às ordens :) pede ajuda sempre que precisares :P acho que vais perceber o meu background lendo alguns tópicos :P

 

metade parece-me óptimo, até porque crias uma zona de humidade sem exagerar. Eu bem sei o que é tentar iluminar um aquário com a tampa cheia de água de evaporação :) eu própria deixo os aquários semi-abertos para evitar isso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o tirar a tampa vai levar a muito mais evaporação, nada com que tenhas que te preocupar excepto se fores de férias, porque o nível de água pode baixar tanto que desferra o filtro; mas no Verão até vai ajudar a manter a temperatura da água um pouco mais menos quente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Realmente o Forum é como ter um assistente/médico/mecanico disponível 24h.

 

Ajuda e muito...

 

Abraços

 

é isso mesmo!!! Quando comecei a tentar perceber o que se passa dentro dos aquários para além de ter uns peixitos e umas plantitas, sem o fórum estava perdido!!! Não admira que seja dos maiores fóruns do país, e é de certeza dos melhores!!! A ajuda que aqui se encontra é em geral rápida, útil, e ainda por cima em geral é amigável :)

 

(e tem o smiley melhor de todos, este: :scpsmile: !!!!! )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é isso mesmo!!! Quando comecei a tentar perceber o que se passa dentro dos aquários para além de ter uns peixitos e umas plantitas, sem o fórum estava perdido!!! Não admira que seja dos maiores fóruns do país, e é de certeza dos melhores!!! A ajuda que aqui se encontra é em geral rápida, útil, e ainda por cima em geral é amigável :)

 

(e tem o smiley melhor de todos, este: :scpsmile: !!!!! ) APOIADO!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

aquários abertos são de uma forma geral melhores pois facilitam as trocas gasosas que são importantes. Os inconvenientes, como já disseram atrás, são que tens uma maior evaporação e há alguns peixes que gostam de fazer "tank-diving" ;)

 

 

E depois há um pormenor, há peixes que gostam de ambientes mais húmidos e outros de ambientes mais secos :)

 

??? Mas existe água seca??? :tongue:

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lol

Viva,

 

aquários abertos são de uma forma geral melhores pois facilitam as trocas gasosas que são importantes. Os inconvenientes, como já disseram atrás, são que tens uma maior evaporação e há alguns peixes que gostam de fazer "tank-diving" ;)

 

 

 

 

??? Mas existe água seca??? :tongue:

 

abraço,

 

GM

 

Ok expliquei-me mal :P

 

Ar seco e ar húmido :P bolas que àquela hora já estava quase a dormir :P

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL :P

 

Resumindo, já tirei as tampas em vidro.

 

Vou projectar/idealizar uma(meia) tampa em acrilico e funcional que não fique presa, inclinada, colada, etc...

 

Também não quero ver os peixes a fazerem o "tank diving" como o gmmartins referiu.

 

Nova dúvida:

 

10 anos atrás não havia filtros como há hoje. Estou satisfeito com o que adquiri a nivel de ruido (não se ouve mesmo nada), mas gostava de saber se posso por o chuveiro totalmente submerso, se devo deixar a meia àgua ou acima do nivel da agua?

 

Abraços,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Para oxigenar, não precisa de fazer "bolhinhas" basta à superfície haver agitação da água...

Abraços e bom regresso à aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem vimdo novamente ao mundo da aquáriofila e ao Forum,

só quero dizer-te para fazeres as coizas com muita calma,

e mais muita calma,o aquário e para desfrutar,e não stressar,

para isso já basta o dia a dia do corre corre,boa sorte,e bem vindo.

Comp: Álvaro Silva :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Bem vimdo novamente ao mundo da aquáriofila e ao Forum,

só quero dizer-te para fazeres as coizas com muita calma,

e mais muita calma,o aquário e para desfrutar,e não stressar,

para isso já basta o dia a dia do corre corre,boa sorte,e bem vindo.

Comp: Álvaro Silva :sorry:

 

Concordo. Sem stress. Mas neste momento é pura adrenalina =)

Obrigado pelo incentivo e boas vindas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!!

 

Continuando a montagem do meu aqua, tenho as seguintes medições antes da colocação de Co2 e plantas:

 

Ph - 8

Gh - 17

Kh - 11

Fe - 0

 

Depois de colocar as primeiras plantas, adicionei fertilizante. Fe Deve subir para o ideal.

 

O Sistema de Co2 já está a funcionar (1 bolha por segundo) e espero que o Ph reduza naturalmente.

 

O que acham e aconselham?

 

Relativamente às luzes, programei um período de 12h de luz normal (8h30 às 20h30) e um período de 3h30 de moonlight (20h30 às 00:00). Co2 para às 20h30 também.

 

O que acham deste setup?

 

Abraços

Editado por TiagoArantes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.