NatuRio 240 plantado


Jorge.A.

Recommended Posts

SETUP

 

Dimensões: 121x41x55 (240L)

Filtragem: Biobox juwel 750L/h + Sera fil 250+uv(8w)

Aquecimento: juwel 200w

Temperatura: 26,8º

 

Substrato:

ELOS Bottom mineral

ELOS Terra Zero

ELOS Terra Small

 

CO2: Garrafa TMC Vco2 + valvula anti-retorno + elos conta (2bps) + difusor co2

 

Iluminação: 2x54W t5

 

Fertilização: ELOS Fase1, Fase2, Extra1,Elos Booster,e potassio DIY

 

Flora:

Anubias barteri var. nana 'Petite'

Fetos de java

Cryptocoryne parva

Echinodorus amazonicos

Rotala rotundifolia

Hemianthus micranthemoides

Eleocharis Parvula

Pogostemon helferi

Rotala macrandra narrow

Blixa japonica

Staurogine sp.

Aponogeton madagascariensis(já não espero nada dela,tá muito fraquinha)

Alface de agua

*Penso não me esquecer de nenhuma.

 

Fauna:

Hemigrammus rodwayi (25)

Escalar zebra (3)

Escalar ? (1)

Neon Cardinal (5)

Dicrossus filamentosus (5)

Ottos (3)

CAE (2)

 

 

Decoração / Hardscape: Rochas Seiryo e troncos ramificados/red moor

 

Data da montagem- 01/11/2011

 

Fotos :

 

Como não criei tópico da antiga montagem,para recordação,fica a ultima imagem do layout antigo...

23102011750.jpg

 

Já sem água e a acabar de tirar toda a areia de dentro.

31102011768.jpg

 

sam2442.jpg

 

Aquario ja com elos terra zero e elos bottom mineral.

01112011770.jpg

 

Isto é que me deu bastante trabalho,por mais que mexia nas pedras e troncos,nunca estavam ao meu gosto...

Com a preciosa ajuda da minha irmã,chegamos a este layout...

01112011771.jpg

Agradou-me e ficou assim!

 

Fotos já com plantas e cheio...

01112011776.jpg

Aquela maternidade é para sair,só estou a espera que a agua do outro aquario aqueça para poder tirar os bixos dali...

 

 

 

01112011787.jpg

Shot at 2011-11-02

 

Sugestões e criticas pedem-se.

Que planta colocariam no substrato a frente dos troncos?

Cumprimentos

Editado por jorge.a.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 252
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sugestões e criticas pedem-se.

Que planta colocariam no substrato a frente dos troncos?

Cumprimentos

 

umas Cryptocorynes....

 

 

cumps.

Editado por libermar
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu fazia um tapete de cuba ou entao umas anubias presas as ramas finas do tronco de resto ta muito bom ;)

Realmente o tapete de cuba era excelente,mas trata-se dum tapete dificil de se conseguir e para a experiencia que tenho achei melhor não optar por essa planta.

 

umas Cryptocorynes....

 

Já as tem libermar,no canto direito...

 

 

Parabéns e continua!

Coloca um fundo para tapar os tubos...

Boa sugestão,ainda não me tinha lembrado...

 

Hoje foi dia de TPA e fica uma foto com a luz nocturna do aquario...

02112011791.jpg

Shot at 2011-11-02

02112011793.jpg

Shot at 2011-11-02

Editado por jorge.a.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Actualização:

Já começei a fertilizar e as plantas estão a desenvolver-se bem e rapido.

Algas para já,nem as vi...

 

09112011804.jpg</noscript>

 

Foto tirada de um telemovel,por essa razão infelizmente não conseguem ver as cores reais que as plantas têm.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

5 dias após a ultima actualização...segue a proxima...

A ver se alguém comenta... :doofywave:

 

sam2535f.jpg

 

sam2517.jpg

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

nova actualização:

 

As Blixas japonicas e o meu lindo dicrossus em fuga...

 

sam2547.jpg

 

A staurogyne...

sam2553p.jpg

 

Uma pequena experiencia que fiz numa rocha seyrio com riccia...

sam2548.jpg

 

Uma das anubias...

sam2550.jpg

 

A rotala rotundifolia...

sam2544a.jpg

 

As bolbitis em pearling...

sam2545f.jpg

 

e atras os fetos de java também em pearling...

sam2549n.jpg

 

Por falar em fetos,os filhotes dos meus escalares colocados numa folha...

sam2546.jpg

 

As ultimas duas fotos:

sam2560c.jpg

 

23112011823.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ::D:Gosto muito do teu aqua. Layout simples e muito bonito e quando esse tapete da frente crescer vai ficar impec ::D:

 

Como está agora? Vai pondo mais fotos, estou a seguir o projecto.

 

Já agora, vais acrescentar fauna?

 

Abraço e bom trabalho

Fartos dos problemas da sociedade??? Procuram soluções alternativas??

http://www.dracuecalo.wordpress.com

Sr. Drácuécalo: O Robin Hood da actualidade, mas sem as setas e os collants ridículos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Manik,obrigado pelo comentario.

Quanto a fauna,devo acrescentar uns 20 neon cardinais,mais 2 dicrossus filamentosus e um casal de ramirezi german blue. Os escalares comeram os hemigrammus rodwayi,fiquei apenas com 3!!

Quanto ao estado actual não ha novidades.. excepto com a rotala que cresce muito rapido... seguem duas fotos tiradas rapidamente com o telemovel antes de sair de casa...

Aproveitando a actualização deixo duas perguntas aos mais entendidos na materia:

1: neste aquario sempre tive a iluminação que estou a usar agora (2x54w),e como pensei que não fosse suficiente adicionei mais duas (2x54w ainda não usadas)e para usar quando o aquario estivesse estavel e sem o medo do boom de algas.estranhamente (pelo menos para mim pois nunca me tinha acontecido com tão pouca luz para este aqua) as plantas brindão-me com centenas e centenas de bolhas de ar que sobem pela coluna de agua até a superficie e por todos os cantos do aqua (isto com as tais 2x54W 8 horas diarias)... Porquê?isto supostamente não devia de acontecer com uma iluminação mais intensa de pelo menos o dobro?

2: as blixas estão a crescer muito bem,mas as novas folhas estão um pouco avermelhadas...Porquê?Falta de algum nutriente?

 

27112011828.jpg

 

29112011829.jpg

 

Obrigado por verem...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está muito bonito o teu aqua! Quando acrescentares o toque de cor que pretendes dar com a fauna vai ficar espectacular!...

 

Eu apenas acrescentava um fundo como já te foi sugerido... Dá maior contraste à flora.

 

Abraço e continua o bom trabalho!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aproveitando a actualização deixo duas perguntas aos mais entendidos na materia:

1: neste aquario sempre tive a iluminação que estou a usar agora (2x54w),e como pensei que não fosse suficiente adicionei mais duas (2x54w ainda não usadas)e para usar quando o aquario estivesse estavel e sem o medo do boom de algas.estranhamente (pelo menos para mim pois nunca me tinha acontecido com tão pouca luz para este aqua) as plantas brindão-me com centenas e centenas de bolhas de ar que sobem pela coluna de agua até a superficie e por todos os cantos do aqua (isto com as tais 2x54W 8 horas diarias)... Porquê?isto supostamente não devia de acontecer com uma iluminação mais intensa de pelo menos o dobro?

2: as blixas estão a crescer muito bem,mas as novas folhas estão um pouco avermelhadas...Porquê?Falta de algum nutriente?

 

Viva

 

1. Pois a ideia de que as plantas precisam de muita luz é uma ilusão (por sinal muito difícil de convencer). Aliás, eu sou defensor de termos menos luz. Tudo o resto se torna mais fácil, (menos problemas com Co2, fertilizações, algas, podas...)

O "pearling|" no entanto é uma coisa muito variável. Varia de planta para planta, podas, com TPA's e de dia para dia. Pelo menos é o que vejo no meu aqua.

 

2. As folhas acobreadas na Blyxa são normais. É sinal de que estão bem e têm luz mais que suficiente ;) Não é sinal de carência. O mesmo acontece com a Echinodorus tenellus.

 

De resto estás de parabéns. Ao início achei que tinhas a disposição das pedras muito rígida mas agora com o crescimento das plantas ficou melhor do que estava a imaginar. Continua o bom trabalho.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

InCoGnitus e gmmartins obrigado pelos comentarios.

 

Eu apenas acrescentava um fundo como já te foi sugerido... Dá maior contraste à flora.

 

De facto dá,mas quando vi o preço dessa coisa até me assustei...16€ por um plastico preto que nem de colar é?

Onde arranjar algo parecido e barato?sabes?é que andei a procura e ronda sempre esses preços...

entretanto surgiram outras prioridades e pronto... :flick_tongue:

 

 

Viva

 

1. Pois a ideia de que as plantas precisam de muita luz é uma ilusão (por sinal muito difícil de convencer). Aliás, eu sou defensor de termos menos luz. Tudo o resto se torna mais fácil, (menos problemas com Co2, fertilizações, algas, podas...)

O "pearling|" no entanto é uma coisa muito variável. Varia de planta para planta, podas, com TPA's e de dia para dia. Pelo menos é o que vejo no meu aqua.

 

E eu estava iludido nisso também!

Como ja o disse estou bastante surpreendido mas se as coisas continuarem assim não irei usar as outras duas lâmpadas... A ver vamos...

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

De facto dá,mas quando vi o preço dessa coisa até me assustei...16€ por um plastico preto que nem de colar é?

Onde arranjar algo parecido e barato?sabes?é que andei a procura e ronda sempre esses preços...

entretanto surgiram outras prioridades e pronto... :flick_tongue:

 

 

:blink: Não sei onde viste esse preço...

 

Se vires o meu aqua comprei um fundo bastante discreto (imagem de rochas e troncos que contrasta com o verde...) e salvo erro era a 3€ ou 4€ o metro com 0,60 de altura, numa loja aqui em Barcelos...

Isso deve haver em tudo o que é loja de animais (aquariofilia...)

 

Podes sempre optar por umas cartolinas pretas... Faz o efeito pretendido e é mais barato. Tem o inconveniente que se se molhar...

 

Abraço!

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já acompanho este tópico há algum tempo e confesso que no início desta montagem não estava muito bem a ver aquelas pedras nos sítios onde estão. Mas acho que conseguiste criar um layout muito bonito apesar disso :D

Quero continuar a ver updates eheh

 

Abraço

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

:blink: Não sei onde viste esse preço...

 

Abraço!

 

Vou voltar a procurar,mas não estou muito esperançado de arranjar a um preço mais baixo...

 

...no início desta montagem não estava muito bem a ver aquelas pedras nos sítios onde estão. Mas acho que conseguiste criar um layout muito bonito apesar disso :D

 

Abraço

 

Confesso que se fosse hoje teria optado por outra disposição tanto dos troncos como das pedras,mas o efeito que eu pretendia esta-se a a formar e como estou a gostar do que estou a ver vou deixar rolar sem mexer em nada...

 

De novidades nada a acrescentar,axcepto umas green spot que atacaram algumas folhas da staurogyne pois estive dois dias fora...

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-se o aquário é logo um festival de algas ahahahah

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jorge. Ainda não tinha visto a tua montagem. Está muito bem. Parabéns. As pedras de facto no incio pareciam demasiado alinhadas mas agora gosto do efeito. Gosto também da combinação de plantas. Cuidado para as pedras não desaparecerem com as plantas a crescer. Em relação às Blyxas isso também pode ser um sinal que precisam de mais ferro ( estão a crescer muito depressa). As Green spot já indicam que tens muita luz e pouco fosfato. Se as plantas estão bem com 2 x 54 então não ligues as outras duas..joga com o fotoperíodo: no inicio 6 h...CO2 1bps...7 h....8 h...2 bps. Depois ligas as 2 lampadas extra apenas durante 2 horas a meio do fotoperíodo.

 

Em relação a fauna já tiveste a tua experiência com os H. rodawayi...vais arriscar por os neons ? Em alternativa esses escalares poderiam vir cá para casa.... ;)

 

Outra questão: porque não vais usar o difusor ELOS AT-10 que mostravas no início ?

 

Abraço

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Deixa-se o aquário é logo um festival de algas ahahahah

Isto penso que com umas tpa´s e fertilização como deve ser vai ao sitio... :smile2:

 

Boas Jorge. Ainda não tinha visto a tua montagem. Está muito bem. Parabéns.

Ola! Sinto-me lisongeado por receber um comentario/elogio duma pessoa com bastante conhecimento sobre a materia,obrigado! :oops:

 

Cuidado para as pedras não desaparecerem com as plantas a crescer.

Estas staurogyne e eleocharis vão andar sempre bem aparadinhas chainsaw

Quanto a iluminação,para já vou manter apenas as 2x54w,se mais tarde achar necessario sigo o seu concelho.

 

Em relação a fauna já tiveste a tua experiência com os H. rodawayi...vais arriscar por os neons ? Em alternativa esses escalares poderiam vir cá para casa.... ;)

Aqui é aquela tal conversa que tivemos a pouco tempo,se quiser investir num cardume de cardinais terei de procurar por alguem que se queira desfazer de uns já adultos...Assim os escalares não lhes pegam... Meus ricos rodaway... :cry4:

Estes escalares para mim têm muito valor sentimental,tenho-os à anos,estão comigo desde pequeninos...não me consigo desfazer deles,mas...tenho mais 4 juvenis (7,5mm de comp ;) ) duma criação que estou a fazer (filhos deles)...se quiser,daqui a umas semanas a gente fala... :tongue:

 

Outra questão: porque não vais usar o difusor ELOS AT-10 que mostravas no início ?

O elos ato10 é para aquarios mais pequenos,para este existe o elos ato 30 (ou qlq coisa assim parecida) mas é uma peça carissima...quem sabe um dia destes...

 

 

Brevemente faço outra actualização,depois de uma poda,pois esta rotala cresce a um ritmo que nem é bom...

 

Obrigado pela força.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje foi dia de poda e tpa.

Seguem as fotos,antes,durante e após a mesma... :

 

Antes:

06122011833.jpg

Panorâmica:

06122011832.jpg

Durante:

06122011834.jpg

Depois da poda...

O SAE ;)

06122011835.jpg

Blixa Japonica

06122011836.jpg

Pogostemon helferi

06122011838.jpg

Os escalares...sempre muito territoriais...

06122011841.jpg

Para acabar...

06122011845.jpg

06122011842.jpg

06122011846.jpg

 

Obrigado por verem.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está a ganhar forma :DD

Agora é dar tempo ao tempo e podar direitinho que isso fica uma maravilha!

signature.jpg
Website || Youtube || Blog || Facebook || Twitter || Google+

Atuais: Projetos em preparação para breve
Descontinuados:
Stone Heart - Nature Aquarium (180L), Stairway to Heaven - Nature Aquarium (180L)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva. Nota-se que está a evoluir bem. As plantas estão saudáveis. Esse indicador de CO2 parece com tom escuro...mas se as plantas estão bem é porque a luz e as bps chegam... O difícil é equilibrar o barco a partir daqui...podas medida certa e na hora exacta.! Que planos tens para a rotina de fertilização ?

 

As fotos estão jeitosas. Que máquina e iluminação usas?

 

Fica a faltar um fundo decente no vidro de trás : sugeria placa de pvc azul ou preta ou então vinil semitransparente e aderente

 

Parabéns e continua

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge tens um aquário muito bonito parabéns!!!

 

Não sei se seria capaz de por os escalares com essas pedras. Não notas durezas elevadas?

 

Quanto ao fundo, não posso falar muito porque em 2 dos meus 3 aquários não gosto de ver fundos. Neste teu layout não sei se seria de pôr, tens que experimentar e olhar para o enquadramento do aquário na divisão em que está. Com um fundo preto disfarçavas o filtro interno (Juwel?), mas se te apetecer tirar o filtro preto não tenhas medo que sai bem..

 

 

Agora uma pergunta que te quero fazer desde que li o primeiro post...

No setup tens elos fase 1 e fase 2 mas nas fotos pareceu-me ver também os frascos do planta 1 e planta 2...

Aparentemente tens conseguido equilibrar bem os nutrientes com a luz e o co2, se não for pedir muito gostava que detalhasses a forma como estás a fertilizar, quantidades e periodicidade.

Editado por PedroDionisio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

As fotos estão jeitosas. Que máquina e iluminação usas?

 

Fica a faltar um fundo decente no vidro de trás : sugeria placa de pvc azul ou preta ou então vinil semitransparente e aderente

 

Parabéns e continua

 

Ola!Esta máquina é nada mais nada menos a câmara do meu telemóvel. Tenho um nokia 5730 e vai dando para desenrascar neste capitulo! :rolleyes:

Quanto ao fundo,ainda ando a procurar um que me agrade e baratinho,essa ideia do vinil semitransparente agrada-me,onde posso arranjar disso?

Esquema de fertilização vou descrever mais abaixo...

Obrigado pela força.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jorge tens um aquário muito bonito parabéns!!!

 

Não sei se seria capaz de por os escalares com essas pedras. Não notas durezas elevadas?

 

 

O ph desta agua anda sempre por volta dos 6,5 a 7 . sempre que faço teste nunca me deu um valor diferente deste logo ando tranquilo neste aspecto,e posso dizer que estes escalares têm posturas quase todas as semanas...Só para teres uma ideia,se vires numa foto acima da semana passada tinha filhos dos escalares numa folha dos fetos...esses filhos já foram todos comidos e já têm outra postura quase a eclodir... Um dia destes viro a TV para o aquário...

 

 

Com um fundo preto disfarçavas o filtro interno (Juwel?), mas se te apetecer tirar o filtro preto não tenhas medo que sai bem..

 

Ainda bem que me falas desta "geringonça" ... sabes como posso tirar isto? já pesquisei e não encontro nada a explicar...não me aventurei a arriscar tirar pois tive medo de arranhar o vidro, ou que ao tirar o filtro fique silicone agarrado no vidro ou até mesmo partir o vidro.

 

 

Agora uma pergunta que te quero fazer desde que li o primeiro post...

No setup tens elos fase 1 e fase 2 mas nas fotos pareceu-me ver também os frascos do planta 1 e planta 2...

Aparentemente tens conseguido equilibrar bem os nutrientes com a luz e o co2, se não for pedir muito gostava que detalhasses a forma como estás a fertilizar, quantidades e periodicidade.

 

Certo.Como a minha experiência não é muita e tive receio de não conseguir dosear bem com o fase1 e fase2 dado a sua concentração e não ter experiência nenhuma com eles,optei por não deixar de parte o planta1 e planta2 que já tinha em minha posse de outras montagens.

Sabia que se quisesse usar a linha experpt teria de comprar o k40 ou arranjar um fertilizante só com potássio.Optei pela segunda opção pois ficou significativamente mais barato.

Confesso que não me adaptei bem aos "fases",ou porque estava a fertilizar em demasia ou muito pouco.Então fiquei para já na linha amadora,os "plantas" + o potássio que fiz + flourish excel.

Evito sempre usar os testes,só em ultimo caso,como atinei a primeira para esta montagem ainda não usei nenhum.

Em cada tpa fertilizo apenas com planta1 e planta2 de acordo com o que o fabricante indica.

Dia 0: a tpa

Dia 1: 5ml planta1 + 5ml flourish excel

Dia 2: 5ml planta2 + 5ml potassio

Dia 3: nada

Dia 4: 10ml planta1 + 5ml flourish excel

Dia 5: 10ml planta2 + 5ml potássio

Dia 6: nada

Dia 7: a tpa perto dos 35%

 

Obrigado pela força,obrigado pelos comentarios e obrigado por verem.

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.