Sign in to follow this  
danieladjalo

Temperatura alta

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Tenho um aquário de 70 lt, não consigo baixar a temperatura do mesmo. O termostato, está a 26º, mas o termómetro marca 28º. Sei q não é um problema do termómetro porque já coloquei outro para tirar as duvidas. Tb nao me parece q seja problema do aquecimento pq já o coloquei em outro aquario mais pequeno e a temperatura desejada se verificou. Será que tem a ver com a divisão da casa? Ou porque a casa ainda está mt quente?

Agradeço a vossa ajuda.

 

 

Daniela Djaló

Share this post


Link to post
Share on other sites

O calor TEM de vir de qualquer sitio não é? A maior parte dos aquecedores não são fiáveis na regulação da temperatura. Se já testaste o aquecedor noutro aquario, então o problema é exterior. As lampadas dos aquarios libertam sempre algum calor, e os modelos mais antigos e de maior consumo libertam tanto calor que quase se podem dispensar os aquecedores. Também dizes que a casa está quente. Por exemplo: se a sala estiver nos 24 graus, qualquer calorzinho adicional ( ex: lampadas do aquario) pode ser suficiente para fazer subir a temperatura.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Olá.

 

A escala do termóstato nunca pode ser utilizada com bastante fiabilidade.

Os mesmos produzem calor, e não temperatura, que são completamente diferentes (aliás, produção de temperatura nem existe).

Quando colocamos um termóstato numa dada temperatura, o que estamos a controlar, é a quantidade de calor que ele liberta até se desligar (não é assim tão linear, mas para os efeitos práticos desta explicação, chega e serve).

Consegue-se então perceber, que quanto menor um volume de água, mais facilmente um termóstato a irá aquecer. Só que o sistema utilizado para desligar o circuito de um termóstato não responde à temperatura da água, mas sim ao calor.

 

Isto tudo para dizer o quê?

Um termóstato em 100 litros e regulado para 25º C, numa dada divisão pode aquecer a água a 25º C. Se colocarmos o mesmo termóstato num aquário de apenas 50 litros, a temperatura não será apenas de 25º C, mas sim superior.

 

Por isso, quando dizes que tens o termóstato a 26º C e tens a temperatura do aquário a 28º C, se calhar o melhor é regulares o termóstato para os 23~24º C.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Share this post


Link to post
Share on other sites

Hum...Luís, obrigada. Essa relação de facto faz todo o sentido. A minha necessidade de baixar a temperatura tem a ver com a temperatura ideal para as plantas, nomeadamente para o musgo, que segundo o artigo que aqui li, a temperatura não deverá ser muito alta. Assim sendo, vou colocar o aquecedor a essa temperatura. Darei notícias quando tiver o feedback.

 

Obrigada,

Daniela

Share this post


Link to post
Share on other sites

problemas mesmo só terás no Verão, aí aconselho uma passagem pelo quadro do DYI onde há soluções para baixar a temperatura!

Share this post


Link to post
Share on other sites
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Sign in to follow this