O Dado


pmpg98

Recommended Posts

Boas só umas actualizações a agua continua bem limpa

 

DSCN5704.JPG

 

DSCN5706.JPG

 

DSCN5705.JPG

 

Tenho feito TPA's diárias de 40 litros, ai ai que custa :)

 

Apanhei os primeiros habitantes do aqua, e agora :) sei la o que faça com isto, parecem-me Melanoides mas não tenho a certeza

 

DSCN5703.JPG

 

O Windolove, que ficou muito bonito...

 

DSCN5699.JPG

 

A mattogrossense, muito dos ramos e folhas de baixo estão escuros mas nas parte de cima estão bem verdinhas parece-me ir aguentar-se mas sem bem sensíveis...

 

DSCN5697.JPG

 

As vallisnerias perfection, com aquela barba que tinha dito, não sei se é ou não uma alga, mas não está em todas só nesta...

DSCN5688.JPG

 

Obrigado a todos :)

e até à próxima actualização

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 102
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

São algas são. Provavelmente já vinham da loja como disseste. Se não estiver em todas tenta tirar as folhas atacadas. Vamos ver como se desenvolve. Esse DC está verde?

Excel também pode ajudar. Paras o filtro, deitas directamente em cima com uma seringa e deixas actuar durante 30 minutos. Depois voltas a ligar o filtro.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não concordo com o Filipe. Tanto na ADA como na Elos e outros, todos os aquários são fertilizados desde início. Se não é através da coluna de água é através do substrato. Caso contrário as plantas ficam privadas de "comida".

...

Abraço,

 

GM

 

Boas, supostamente, como disseste, "se não é através da coluna de água é através do substrato" e visto que ele tem um substrato para o "potente" acho que têm alimentação que chegue nos primeiros tempos. Mas não sou grande entendido em fertilização logo não vou estar a bater na mesma tecla. Sou um menino bonito que gosta de aprender... =)

 

Pedro, isso está mesmo com bom aspecto (padrinho babado =) ). Quando isso estiver cheio de volume e a "relva" mais rasteira, uiui!

Como se está a safar a staurogyne?

Quanto ao sifão... eu avisei, o meu foi reciclado pa outra coisa e acabei por usar uma simples mangueira. Sugas uma vez e não para enquanto não a tirares de dentro de água.

 

Abraço

Filipe

Editado por Filipe Simões
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo,

 

Sim está mais do que verde aqui está mais perto dos 50 do que dos 20... Talvez venha a precisar de uma pequena bomba sobre o difusor ou repensar o difusor para colocar um reactor externo, mas isso ainda vai levar algum tempo, lá para o Natal talvez.

 

Vou comprar o Excell e ver se consigo dar cabo das danadas :) bem me parecia que aquela barbicha me ia dar problemas :)

 

Cumprimentos e obrigado

Pedro Gil

 

São algas são. Provavelmente já vinham da loja como disseste. Se não estiver em todas tenta tirar as folhas atacadas. Vamos ver como se desenvolve. Esse DC está verde?

Excel também pode ajudar. Paras o filtro, deitas directamente em cima com uma seringa e deixas actuar durante 30 minutos. Depois voltas a ligar o filtro.

 

Abraço,

 

GM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Filipe,

 

Eu também ainda não me decidi completamente, sei o pensamento do Gustavo e concordo com ele até porque não tenho razões nenhumas para duvidar, que nutrientes a mais não são problema, e que uma fertilização liquida pode culmatar alguma falha de nutrientes que haja, e que portanto pode ajudar. Eu de momento ando a tentar conversar com as folhas e como não tenho visto grandes problemas vou fazer uma fertilização liquida no fim-de-semana.

 

A Staurogyne está com mau aspecto, mas estou confiante que se deve a estar ainda na fase de adptação, e que como todos me avisaram vai perder grande parte se não todas as folhas e que só depois é que vai eclodir grandiosa, pelo menos assim o espero.

 

Para as TPA's estou para aqui a pensar numa geringonça que ajude, porque isto de ter o bidon de 20litros acima do aquario não é fácil, por isso vou comprar uma pequena bom de água para por e tirar água do aqua, a ideia é um bidon de 50 litros para ter a agua a descansar e usar os dois de 20 para recolher, que assim da para as regas. Tudo isto montado numa daquelas plataformas de madeira do IKEA que acho que suportam até 150Kg.

 

É que isto de fazer TPA's frequentes é giro mas custa para caramba :)

 

Ontem durante a TPA fiz uma pequena alteração, mudei a HZ mais para a frente, para um plano médio, assim está mais visivel e dá espaço também para a Rotala no plano de fundo.

 

Acho é que fiz um erro, provavelmente devia fazer estas mudanças antes de tirar a água, só que é bem mais fácil mudar os caules de sitio com menos água no aqua.

 

Cumprs e Obrigado por tudo

Pedro Gil

 

 

Boas, supostamente, como disseste, "se não é através da coluna de água é através do substrato" e visto que ele tem um substrato para o "potente" acho que têm alimentação que chegue nos primeiros tempos. Mas não sou grande entendido em fertilização logo não vou estar a bater na mesma tecla. Sou um menino bonito que gosta de aprender... =)

 

Pedro, isso está mesmo com bom aspecto (padrinho babado =) ). Quando isso estiver cheio de volume e a "relva" mais rasteira, uiui!

Como se está a safar a staurogyne?

Quanto ao sifão... eu avisei, o meu foi reciclado pa outra coisa e acabei por usar uma simples mangueira. Sugas uma vez e não para enquanto não a tirares de dentro de água.

 

Abraço

Filipe

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho é que fiz um erro, provavelmente devia fazer estas mudanças antes de tirar a água, só que é bem mais fácil mudar os caules de sitio com menos água no aqua.

 

Exacto. O problema é que quando mexes no substrato normalmente levantas porcaria e que depois resulta em amónia. Por isso se deve fazer tudo o que se tem a fazer e depois a TPA. Como é obvio, podes sempre esvaziar um pouco para facilitar desde que depois tires mais ainda ;) Mas assim como assim, tu pareces ter um aquário extra-terrestre que não tem amónia na fase inicial ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois Vitor estes dois já foram.

 

Já agora o que acham dos Planorbis, eu estava a pensar colocar destes bichos para comerem algumas das algas...

 

Se começarem a haver pragas de caracoletas meto umas helenas isto é se elas não chatearem os planorbis :)

 

Obrigado

Pedro Gil

esses habitantes que apanhaste são mesmo melanoides, retira todos os quie vires, com sorte pode ser que não fiques com uma praga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo,

 

Pois eu agora até podia dizer que fiz mesmo de proposito para ver se conseguia arranjar um bocado de amonia... Mas efectivamente não tenho qualquer vestigio de amónia, e NO3 anda por volta dos 20 ppm, NO2 zero ppm, e o pH por volta dos 6 mas com injecção do CO2, sai da torneia a 7.2.

 

Se calhar devia ir colocando uns flocos de comida para ver se produzia um pouco de amónia...

 

Senão arrisco-me a que não consiga criar a baterias necessárias para o ciclo, entretanto e já que estamos nesta conversa, um membro aconselhou-me a esquecer este metodo tradicional de ciclo e ir para um producto com baterias para acelarar o ciclo, acham que vale a pena, eu não tenho qualquer pressa e espero 1 mês sem qualquer problema, mas o que ele diz é que sem esse produto o ciclo pode nem sequer começar a ser efectuado.

 

Cumprimento e obrigado a todos

Pedro Gil

 

 

Exacto. O problema é que quando mexes no substrato normalmente levantas porcaria e que depois resulta em amónia. Por isso se deve fazer tudo o que se tem a fazer e depois a TPA. Como é obvio, podes sempre esvaziar um pouco para facilitar desde que depois tires mais ainda ;) Mas assim como assim, tu pareces ter um aquário extra-terrestre que não tem amónia na fase inicial ;)

 

Abraço,

 

GM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, valisnerias com algas e caracois não eram para ir, faz favor devolver-mos #food que as minhas helenas andam esfomeadas. Mas ao contrário do que diz o Vitor esses pequenos caracois são úteis:

 

"Incredibly Helpful. Malaysian trumpet snails burrow through your substrate and keep it nice and “fluffy” -- the way your plant roots like it. They also inhale all that excess fish food you shoveled in there trying to make up for the fact that you forgot to feed them yesterday. What’s wrong with you, anyway? Quit it out! If your snails overrun your tank, you’re shoveling in way too many “pinches” of fish food."

retirado daqui http://aqualandpetsplus.com/Bug,%20Snails,%20Malaysian%20Trumpet.htm

 

 

Já conseguiste falar com as folhas??? :doofywave:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também acho que os caracóis são úteis, por acaso também tenho destes num dos aquários, mas a sua propagação é muito difícil de controlar, quando se tem poucos, até que nem incomodam, pois durante o dia, enterram-se no areão, quase não se dá pela sua presença, mas ao fim de algum tempo, quando começam a chatear devido a quantidade, só há uma solução arranjar umas helenas, mas passamos a ter o trabalho de andar a apanhar carapaças dos caracóis vazios. De salientar que deram-me 4 Helenas à coisa de 1 ano e agora já tenho mais algumas mas ainda continuo a ver os melanoides a passearem-se (pelo menos as Helenas não passam fome). :)

Neste momento estou a apostar como equipa de limpeza os Planorbis, pois consigo controlar melhor a sua propagação.

 

Mais uma coisa, as Helenas também gostam dos Planorbis.

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, valisnerias com algas e caracois não eram para ir, faz favor devolver-mos #food que as minhas helenas andam esfomeadas. Mas ao contrário do que diz o Vitor esses pequenos caracois são úteis:

 

Já conseguiste falar com as folhas??? :doofywave:

 

O que fiz foi escovar com uma escova de dentes e sairam todas, as folhas estão assim para o débil, mas parecem que vão aguentar-se...

 

As gajas (leia-se folhas) falam uma língua estranha para caraças, mas vi para ai umas verdinhas novas que me parecem um crescimentozito :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem devem-me achar maluco por dizer isto mas, hoje os testes vieram com Amónia e Nitritos :) porreiro :)

 

Os TPA's tem sido frequenquentes e hoje ja cortei um pouco as Ludwigia Repens três pés que estavam já bem grandes e que replantei :) de resto todas estão a crescer e ver-se rebentos.

 

A Limnobium laevigatum devo ter para ai uns 10 novos cachos, se continuarem assim vou ter de dar algumas :)

 

A única que estou preocupado é a HM esta a perder muitos folhas e está muito fina.

 

De resto algumas algas mas nada de preocupante.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António,

 

Cá vão algumas fotos...

 

O Drop Checker, gosto mais daqueles de vidro redondos mas não havia...

 

DSCN5741.JPG

 

A Laevigatum, com várias novas folhas

DSCN5744.JPG

 

A Ludwigia Repens onde se podem ver que os pés mais altos cheios de vivacidade 4 deles foram cortados para replantar...

DSCN5745.JPG

 

Heteranthera zosterifolia, já no novo local, onde se podem ver as folhas de cima verdes clarinho.

DSCN5746.JPG

 

O Mesmo se passa com a Matogrossense

DSCN5747.JPG

 

Tanta bolha :) Agora vou ter de ir reduzindo, para ver se os peixes não ficam intoxicados logo a primeira baforada

DSCN5757.JPG

 

As Rotalas

DSCN5749.JPG

 

Estou a precisar de um comedor de algas :) que quer o chão quer as plantas estão a ficar com algumas algas :)

DSCN5761.JPG

 

Ver se vou reservar uns ottos para a próxima semana :)

 

Pedro Gil

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah esse medidor de co2 parece um leitor de consumos da luz, que susto yikes

Essa cuba já começou a espalhar, muito bem.

Os ottos são peixes magníficos mas um pouco flor de estufa, se calhar não são os indicados para começares, eu aconselhava antes uns caracóis, talvez umas ampulárias? e uns sae ou então uns reds.

Afinal quantas bolhas por segundo estás a debitar?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe,

 

Pois é eu não sei bem o numero de bolhas porque não é fácil contar neste difusor, comprei uma daqueles conta-bolhas simples para poder ver quantas antes dos peixes chegarem, mas vou ter de baixar porque o DP esta mesmo verde alface...

 

Pois já ouvi dizer isso dos ottos que são sensiveis...

 

Os caracois é uma boa possibilidade :)

 

Vou ver o que anda por lá :)

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

isso está com bom aspecto. As algas parecem-me diatomáceas o que é normal num setup novo. Elas desaparecem por si ou com otos e amanos.

Se calhar já podavas era a Eleocharis. Quando o fizeres dá-lhe forte. Deixa só um 1 cm de fora ;)

 

Só uma pergunta pertinente: qual é a água que tens dentro do DC? Sabes que não deve ser água do aqua certo? Tens que fazer/comprar uma solução própria (kH = 4). Se a solução for a correcta eu diria que estás com o nível de co2 correcto - um pouco mais que 20 ppm. De que cor está de manhã? E fica mais amarela? Eu se calhar não baixava ;)

 

Esse DC é dos feios (como o meu) mas são bons porque como têm a parte branca por trás são melhores para ver a cor real.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Gustavo,

 

Sim no DC tenho uma solução que vinha com o próprio DC, suponho que seja própria para esse fim. Já agora uma questão durante quanto tempo dura esta solução? ao fim de quanto tempo tenho de mudar?

 

Este Domingo faço mais uma TPA, acho que já estou pro em TPA's, em 15 dias fiz as TPA's que pensava fazer para ai num ano :):) e vou então dar um desbaste à Eleocharis, até porque me parece já haver estolhos a nascer ao lado das que plantei...

 

Tenho de começar a estudar a fauna :)

 

Pedro Gil

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Está com bom aspecto, parabéns.

 

Nota: Faltou uma foto panorâmica :fart004: .

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Fica prometido a vista panoramica para hoje depois do TPA e tosquia, por ordem inversa :)

 

Venho aqui por a vosso olho clinico a seguinte identificação, é a planta mais comprida do centro, ao lado estão rotalas simples.

 

DSCN5745.JPG

 

O Vitor tinha me indicado que provavelmente seria Ludwiga Repens que eu aceitei de bom grado, mas hoje a olhar para umas quantas plantas dei-me de caras com esta que me parece mesmo muito parecida...

 

Rotala Macandra, as folhas são mesmo iguais e estão agora a ficar rosadas como as Rotalas Macandra, o que acham?

 

Pedro Gil

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário muito giro. O crescimento da Cuba foi óptimo parabéns, e tudo muito bem estudado como deve ser :)

Acho que devias mesmo começar com caracóis :)

De resto bom projecto, vou acompanhar.

 

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda tens essa planta cubus marmor?

Estive a pesquisar por rotala macandra e não se parece nada com o que aparece nas fotos, não podes por uma foto mais aproximada?

Editado por brancaman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.