A iniciar-me no mundo da criação


SergioSRibeiro

Recommended Posts

Alguma agressividade durante o acasalamento é normal, mas se vires que a fêmea está a ficar muito maltratada o melhor é tirares e tentares noutra semana.

Isso pode ter acontecido por algum dos dois não estar pronto. A fêmea tinha o ovopositor saliente e bem visível?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

experimenta ver se a fêmea esta ovada, se nao e muito grande para o macho conseguir dar o abraço e se fica com umas listas na vertical quando avista o macho.

se estiverem os dois preparados para a postura é muito natural o macho cascar-lhe no pelo. (quando nao é ao contrario). experimenta por alguns enfeites para ela se poder esconder e so ir ao encontro dele quando estiver preparada. mas fica atento se ele lhe cascar muito tira-a e deixa-a recuperar. 1/2 semanitas equanto isso vai confrontando o macho com outros machos/ ou espelho (para ele saber que a mais machos a dispotar a femea), vai tb ambientando a femea com pequenos periodos a ver o macho para começar a perder-lhe o medo. poem o aquario num sitio tranquilo sem grandes picos de barulhos e cheiros fortes e s nao conseguires com a tal folha de amend. experimenta com esferovite (foi o que eu fiz e tive bons resultados segurava bem o ninho).

espero ter ajudado mais um bocadito

vai dando noticias de como ta a correr.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só uma atenção, é que nem sempre é possível observar as riscas verticais, porque em algumas colorações é realmente complicado de as avistar. Um outro sinal de que pode estar pronta para o acasalamento é ela baixar a cabeça e erguer a cauda, ficando assim em posição para o abraço.

O ideal para a fêmea se esconder são plantas, por exemplo, musgo de java.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha femea tem as riscas verticais bem marcadas consigo ver perfeitamente. O aquario tem uma planta de folhas bem embrulhadas( agora nao sei o nome) onde ela se escondeu dele. Eu penso mesmo que o problema é dele pois ele é a primeira vez que está a ver outros da mesma especie pois sempre esteve sosinho num aquario comunitario.

Hoje ela esteve junto dele cerca de 4 horas sempre escondida na planta e sempre que saia estava cheia de riscas e aproximava-se dele mas prontamente era preseguida por todo o lado até se voltar a esconder durante um longo tempo... Amanha ultima tentativa e se não der vão para reposo durante umas semanas.

Editado por SergioSRibeiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Experimenta fazer o que eu fiz deixa ficar ela durante 2dias no aquario com o macho. e vais observando, a partida ele vai continuar a investir contra ela ate ela por-se por baixo do ninho mas nao a crise desde que ela tenha onde se esconder, ta segura. espero k tenhas sorte...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, então se tem as listas verticais, e não horizontais, ela estará pronta, mas o macho não.

O repouso será uma boa ideia, e se não resultar da próxima vez, tentar trocar de macho, mas dá a este mais uma hipótese ;)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não consegui desistir hoje e seguindo os conselhos do harunhiko vão ficar os dois juntos ate amanha ao final do dia para ver como corre. Depois se não resultar vão descançar.

 

É a primeira vez que estou a tentar, não me posso deixar ir abaixo pois sei que ao inicio é complicado mas se quero ser mesmo um criador de bettas tenho de ir tentando até conseguir os resultados que desejo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é verdade, mas também é bem verdade que a pressa é inimiga da perfeição, e nisto da manutenção e reprodução de animais não existe uma ciência exacta. Falo por experiência própria, e por muita da informação que li, que é melhor esperar e não apressar nem forçar as coisas na reprodução de bettas, do que "forçá-los" a acasalar. Normalmente, os abraços começariam a ocorrer nas primeiras horas, logo após juntar o casal, se isso não acontece, é porque provavelmente algum dos dois não está preparado, e se assim for, não vão parar de se atacar.

Isto prejudica bastante a saúde de um animal, e a sua capacidade para se reproduzir.

Mas és tu que decides o que fazer, e é uma verdade que aprendes com os erros, mas há alguns que são escusados e evitáveis, e é essa a base dos forum e associações, partilhar experiências e saltar a fase dos erros :)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ya concordo andre, eu deixo o casal junto d um dia para o outro apos o dito namoro pois os bettas (falo tb por experiencia nao ker dizer k seja a mais correcta) acasalam mais facilmente as primeiras raiadas de luz do dia.e os meus garanto-te k estao de perfeita saude.

 

abs

 

entao news? descanso?

Editado por haruhiko
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Tenho andado um bocado afastado do forum por rasoes profissionais.

Os bettas estão neste momento de descanço e a ser bem alimentados. No ultimo dia que estiveram juntos houve muitos abraços e muitos ovos mas como eram inexperientes e tambem devia ter fome comeram todos os ovos.

 

Daqui a um mes volto a tentar. Mas esta experiencia deu para aprender imenso.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais