A iniciar-me no mundo da criação


SergioSRibeiro

Recommended Posts

Boa Noite.

 

Desde que tenho aquarios o betta sempre foi o peixe que mais me tem despertado interesse e em todos os comunitarios que tenho á sempre um exemplar( eu sei, tenho sorte com temperamento dos meus bettas).

 

Tenho vindo então desde á alguns meses a pensar em reproduzir esta especie e tenho lido muito acerca deste assunto( o forum foi uma grande ajuda).

 

Contudo ainda tenho com algumas duvidas, nomeadamente a nivel do tamanho do aquiario a usar e da forma como manter o casal separado ao inicio. Estava a pensar usar um aquario de 5 litros, com temperatura constante a 27º e um filtro interno mas que provoque pouco agitaçao na agua. Para separar a femea do macho até estarem prontos para a desova estava a pensar dentro do aquario usar uma maternidade onde ficava a femea, ja que assim o macho via-a bem e agua era a mesma para os dois reduzindo, na mudança, alguma diferença de parametros que poderia comprometer tudo.

 

Estou aberto a criticas e sugestões pois voçes são os mestres neste assunto ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

lamento dizer que estás tramado, uma vez que comeces já não vais conseguir parar de reproduzir bettas :P

Assim à primeira vista, apenas dois ou três reparos a fazer ao teu plano. O primeiro prende-se com a capacidade do aquário. 5 litro é muito pouco, muito mesmo. Podes arranjar um aqua maior, ou até uma caixa de arrumação, são perfeitas para o efeito. Outra coisa é o uso de filtro, durante a reprodução, podem passar perfeitamente sem filtro, uma vez que não comem (ou pelo menos não devem ser alimentados).

Podes usar plantas para a fêmea se esconder do macho, e ainda uma folha de amendoeira da Índia, que serve de suporte físico ao ninho, e tem excelentes propriedades que ajudam quer no acasalamento quer no desenvolvimento das larvas de betta.

Já pensas-te no que vais dar de comer quando os pequenos nascerem?

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Obrigado pelas dicas ;)

 

Pois era o que suspeitava quanto ao aquario, mas obrigado pela dica não sabia que as caixas de arrumação davam.

Ja agora quantos litros mais ou menos?

 

Em relação ao alimento, quanto nascerem estava a pensar nos primeiros dias depois do saco vitelineo dar alimento liquido e depois artemia recem eclodida ou se conseguir arranjar aqui em Coimbra uma cultura de Micro vermes.

 

Fiquei com uma duvida, posso entao ter o macho e a femea juntos mesmo sem estarem preparados?

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O André já disse tudo mas há um pormenor que não concordo com ele. A folha da amendoeira da india não serve de suporte do ninho porque pode afundar.Mas também não precisas de nenhum .

As caixas que podes utilizar são umas que tem +- 40 cm completamente transparentes.A tampa com a pequena tampa adiconal por cima vai ser útil ao longo da reprodução.

Podes dar logo artemia recém eclodida.

Juntas o casal qdo ambos tiverem preparados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, repara que se a folha não ficar molhada por cima, não afunda :P

Costumo usar sempre e nunca afundou, depois dos pequenos nascerem, aí sim, eu afundo a folha.

Em relação a ambos estarem preparados, pode ser um pouco difícil de perceber na fêmea, porque em alguns casos é complicado perceber se tem ou não as riscas verticais, mas quando o macho começar a fazer "corridas" entre ela e o ninho, e ela começar a colocar a cabeça para baixo, então é um bom indício.

Boa sorte ;)

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas António, repara que se a folha não ficar molhada por cima, não afunda :P

Costumo usar sempre e nunca afundou, depois dos pequenos nascerem, aí sim, eu afundo a folha.

Em relação a ambos estarem preparados, pode ser um pouco difícil de perceber na fêmea, porque em alguns casos é complicado perceber se tem ou não as riscas verticais, mas quando o macho começar a fazer "corridas" entre ela e o ninho, e ela começar a colocar a cabeça para baixo, então é um bom indício.

Boa sorte ;)

 

Olá André

Acredito que nunca te tenha acontecido mas continuo a achar que é um pouco arriscado.

Qdo disse os dois preparados era basicamente o macho com o ninho feito e a femea ovada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já tenho o material cá em casa necessario e estou a começar a planear tudo. Mas surgiu-me mais uma duvida. Se não posso colocar areão no fundo para nao se perderem ovos como é que coloco as plantas?

Ficam nos vasos em que as compramos ou usam outro metodo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho os bettas em plantados e estou a meio da primeira reproduçao… o que fiz para eles nao perderem os ovos foi cortar um pouco daquele papel plastificado que se utiliza como fundo preto velho e meti no chao debaixo do ninho… resultou bastante bem :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes não utilizar areão, que até facilita para o macho apanhar os ovos. Podes colocar uma cartolina preta no fundo do aqua (da parte de fora :P ).

As plantas, tiras do vaso e deixas soltas no aqua.

Também podes usar areão, mas tem cuidado porque os ovos podem ficar perdidos no meio do areão, e o macho não os conseguir apanhar.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Está a iniciar.. Betta a fazer o ninho á volta da maternidade onde está a femea... Mas estou um bocado apreensivo pois ela saltou da maternidade para ao pé do macho mas ele foi super agressivo com ela ao ponto de ela voltar a saltar novamente para a maternidade e estar do lado oposto encostada ao vidro para não se chegar perto dele... Espero que ele nao seja muito agressivo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais