anubias e elodea


Patricia Fernandes

Recommended Posts

Boa Tarde

 

Recentemente adquiri um pé de anubia nana e uns quantos de elodea, como tal separei-as por todo o aquario. Quanto a anubia tive de a cortar para faer mais pés. Já sei que ambas as plantas nao podem estra enterradas nem precisam de substracto fertil, prendi-as com algumas pedras que coloquei por cima das raizes mas nada excessivo só para nao flutuarem e outras prendi-as ao tronco. Há uns dias comecei a ver que as folhas das anubias estava a apodrecer, ficavam amareladas só nas pontas e iam-se desfazendo, enquanto que o resto da folha permanecia verde e com optimo aspecto, posto isto decidi cortar a parte estragada das folhas (que não era muita) para nao estar a arranca-las totalmente.

 

A minha duvida é, porque será que isto está a acontecer? acham que é falta de nutrientes? devo comprar algum liquido para meter na agua? ou será que a agua está mal oxigenada?

 

 

Ps: o Aquario está na 1 semana de vida, ainda está a ciclar, já tem 2 peixes (corydoras)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Patrícia!

Podes dizer qual o PH?

Que tipo de iluminação tens?

O filtro está a funcionar perfeitamente?

Cumps

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Patrícia!

Podes dizer qual o PH?

Que tipo de iluminação tens?

O filtro está a funcionar perfeitamente?

Cumps

 

Olá

 

tenho um aquario com 38 litros e iluminação de 15w, o ph ronda os 7,6 e o filtro esta a funcionar bem :)

Eu decidi cortar as pontas das folhas visto que era so na ponta que se verificava o "apodrecimento" e até agora nunca mais voltaram a apodrecer nao sei o que terá sido :/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que dizes, não encontro nada de anormal.

Devias ter esperado 2 semanas (ciclar), antes de introduzires as plantas, depois + 1 ou 2 semanas para os peixes.Poderá ter sido por isso, apesar de as anubias serem muito resistêntes.

Boa aquariofilia!

"Enquanto o poço não seca, não sabemos dar valor à água." Thomas Fuller

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Eu meti as plantas porque li algures que ate ajudavam ao ciclo :o os peixes so foram postos porque foram oferecidos :o Mas deixando aqui novidades, as plantas já se encontram muito bem, as elodeas estao a dar "filhotes" e as anubias ja tem folhinhas novas :) secalhar foi so a mudança de aquario que fez aquilo e elas entretanto já se adaptaram.

 

Cmpts

Patricia Fernandes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Não concordo com o esperar 2 semanas para introduzir plantas, podem e devem ser colocadas logo de inicio, assim como a sua fertilização deve ser feita desde o inicio da montagem.

As elodeas são plantas de crescimento rapido que devem ser enterradas no areão, mas são plantas que sobrevivem muito bem se não o forem, as anubias sim o risona não pode estar enterrado porque apodrece.

Não sou um perito na materia mas pelo que descreves as plantas devem estar com falta de nutrientes, especialmente cloreto de potassio.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que é normal as plantas precisarem de uma "adaptação" sempre que são mudadas para um aquário novo.

Normalmente isso acontece ao sacrificarem as folhas velhas (esse tal "apodrecimento", que pode ser confundido com a falta de nutrientes), mas pouco tempo depois nascem folhas novas e perfeitamente adaptadas. Já tive uma echinodorus martii que ao ser mudada ficou quase só com as raízes, morrendo todas as folhas velhas até nascerem as novas e agora, com 2 anos, estando à um ano neste novo aquário, está esplendorosa com folhas perfeitas e cerca de 30 cm cada.

Cada planta pode reagir de maneira diferente mas este é um fenómeno bastante comum, sendo mesmo aconselhável cortar todas as folhas que aparentem estar em mau estado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que é normal as plantas precisarem de uma "adaptação" sempre que são mudadas para um aquário novo.

Normalmente isso acontece ao sacrificarem as folhas velhas (esse tal "apodrecimento", que pode ser confundido com a falta de nutrientes), mas pouco tempo depois nascem folhas novas e perfeitamente adaptadas. Já tive uma echinodorus martii que ao ser mudada ficou quase só com as raízes, morrendo todas as folhas velhas até nascerem as novas e agora, com 2 anos, estando à um ano neste novo aquário, está esplendorosa com folhas perfeitas e cerca de 30 cm cada.

Cada planta pode reagir de maneira diferente mas este é um fenómeno bastante comum, sendo mesmo aconselhável cortar todas as folhas que aparentem estar em mau estado.

 

Pois foi o que eu pensei, porque até agora nao aconteceu mais isso até pelo contrario ambas as plantas ja tem folhas novas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as elódeas (egeria densa) não precisa estar solta, podes enterrar no substrato sem problemas nenhuns. ambas as plantas são de baixa manutenção e tens uma iluminação adequada a elas. a anubia presumo que tenha feito um trajecto desde a loja até aí, não se sabe as condições na oja, mas é sempre normal as plantas irem abaixo e perderem ou apodrecer algumas folhas (nalguns casos mesmo todas) após introdução num meio novo. fizeste bem em cortar as partes estragadas. também estiveste bem ao introduzir as plantas logo no inicio da montagem (toda a gente faz isso) até ia mais longe e recomendava uns planorbis para irem fazendo a limpeza desas plantas mortas e iniciar a ciclagem. se estiveres particularmente apressada existem soluções de bactérias que aceleram consideravelmente a ciclagem.

ps: recomendo plantares e podares regularmente a egeria densa pois ela flutua e obstroi a luz para o fundo do aqua...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as elódeas (egeria densa) não precisa estar solta, podes enterrar no substrato sem problemas nenhuns. ambas as plantas são de baixa manutenção e tens uma iluminação adequada a elas. a anubia presumo que tenha feito um trajecto desde a loja até aí, não se sabe as condições na oja, mas é sempre normal as plantas irem abaixo e perderem ou apodrecer algumas folhas (nalguns casos mesmo todas) após introdução num meio novo. fizeste bem em cortar as partes estragadas. também estiveste bem ao introduzir as plantas logo no inicio da montagem (toda a gente faz isso) até ia mais longe e recomendava uns planorbis para irem fazendo a limpeza desas plantas mortas e iniciar a ciclagem. se estiveres particularmente apressada existem soluções de bactérias que aceleram consideravelmente a ciclagem.

ps: recomendo plantares e podares regularmente a egeria densa pois ela flutua e obstroi a luz para o fundo do aqua...

 

Sendo assim amanha já vou enterra-las que andar a prendê-las com as pedras é dificil, volta nao volta as corydoras dão cabo de tudo e tenho as plantas a boiar no aquario.Por acaso já tenho uma egeria para podar, cresceu muito rápido :) e deu os tais "filhotes". Á cerca de dois dias comprei o fertilizante liquido Sera Florena. Em relação aos planorbis tenho apenas um cor de rosa, não meti mais pois tnho receio que eles se reproduzam e fique com uma praga de caracois :/ mas a cerca de 3 dias descobri uma physa no meu aquario, ainda nao a consegui apanhar para a tirar, acho-a tão feia :S e ainda por cima meteu ovos sem eu dar conta e de vez em quando lá vejo umas physas minis no aquario mas são em pouco numero,se foram ao todo 10 são muitas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais