Néons doentes help....


sabina_fish

Recommended Posts

Olá a todos!!!

 

Há algumas semanas notei que um dos meus néons tinha uma barbatana branca e que metade da mesma tinha desaparecido. Na altura achei estranho mas não liguei muito, até que há duas semanas apercebi-me que esse mesmo néon tinha uma espécie de bolinha branca mesmo á entrada da boca. resolvi ir ao meu fornecedor habitual perguntar o que seria, mas já suspeitando de ictio... Eles lá me mandaram um produto da Sera especifico para esse fim, agora não sei o nome de cor. Enfim... mandaram aumentar a oxigenação do aqua assim como a temperatura e por as gotas dia sim dia não durante 3 a 7 dias... já passaram os sete dias e nada e entretanto mais três néons já apresentam a mesma pinta branca ao pé da boca e um deles está também a ficar com uma barbatana branca. Fora as alterações visiveis na pele e nas barbatanas não noto qualquer alteração a nível comportamental... continuam a alimentar-se normalmente e a nadar em grupo como de costume... agora não sei muito bem que fazer... pelo que me disseram na loja agora deveria filtrar a água com carvão activado para absorver o medicamento, mas os sintomas não desapareceram. Além disso tenho 1 escalar, duas guppyes e um limpa fundos e eles não têm nada, pelo menos por enquanto... seja lá o que for parece só afectar os néons.

Alguém tem ideia do que possa ser???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

pela descriçao que fizeste,se apenas teem essa bolinha branca ao pé da boca e nao apresentam pintas brancas pelo corpo,isso nao é ictio.

talvez seja fungos ou outra doença,mas ictio nao é.

cumprimentos

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois... pelo que já pesquisei hoje na net pode mesmo ser isso. Ainda por cima neste momento não tenho maneira nenhuma de separar os doentes. Não tenho mais nenhum aqua nem termostato ou filtro... vou ter que me sujeitar ao que acontecer porque se for mesmo essa doença não há cura... Obrigada!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Cuidado, pode ser a doença do néon apenas em inicio, separa os afectados, é notório que estão a infectar os outros

 

olá Susana!

 

Os meus néons estão iguais nem melhores nem piores... continuam a sua vida normalmente só que as pintas não desapareceram, mas também não lhes noto qualquer outra alteração. Tens ideia do que possa ser? É que por aquilo que li sobre a doença dos néons eles não apresentam quaisquer outros sinais da mesma. Sabes se há alguma doença ou algum tipo de fungo ou bactéria que provoque as bolinhas brancas ao pé da boca e estrague as barbatanas?

Obrigada!

Editado por sabina_fish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Susana!

Desculpa a demora mas tenho tido pouco vagar.

 

então os parametros são:

 

Temp.: 25º

NH4 - 0 mg/l

NH3 - 25mg/l

PH - 7

 

Capacidade - 20L

Fauna: 1 escalar, 6 néons (apenas 3 estão doentes), 2 guppys e 1 limpa fundos (sei que são demais, mas agora é tarde...Lol)

 

Flora: planta não identificada e quase morta... :(

 

Quanto aos néons doentes, estão iguais continuam com a pinta no canto da boca (tipo herpes..Lol) e não noto qualquer outra alteração fisica ou comportamento estranho. Agora dei-lhes Sera fishtamin e não sei bem o que fazer mais.

Conselhos please... não queria mesmo que eles morressem.

 

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouch, fauna mesmo exagerada....primeiro uma tpa de 20% de 2 em dois dias.

Depois folha de amendoeira da Índia se possível, se nao anti bacteriano de largo espectro.

 

Por fim aconselho-te a dares esse escalar o quanto antes. O aquario é demasiado pequeno até só para ele e à medida que for crescendo ficará agressivo com o resto dos peixes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Só te sei dizer uma coisa de neons eu sou um 0 em discus safo-me muito bem em neons por incrivel que pareça morrem-me todos com a mesma doença que falas,de 50 neons que tinha não me ficou 1 , para concluir não quero mais neons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ouch, fauna mesmo exagerada....primeiro uma tpa de 20% de 2 em dois dias.

Depois folha de amendoeira da Índia se possível, se nao anti bacteriano de largo espectro.

 

Por fim aconselho-te a dares esse escalar o quanto antes. O aquario é demasiado pequeno até só para ele e à medida que for crescendo ficará agressivo com o resto dos peixes

 

 

 

Olá Susana!

 

Eu sei que a fauna é um exagero mas quando montei o aqua nunca tinha ouvido a expressão "ciclo do azoto" ou " litros de água por cm de peixe adulto"... além disso eu tenho um aqua maior de 200L, por isso montei este mais pequeno com ideia de daqui a algum tempo passar os peixes quase todos para lá. Ia deixar este apenas para criação de guppyes ou mudava mesmo todos e deixava este para aqua hospital. Mas infelizmente devido a problemas de habitação vou ter mesmo que os manter no pequeno pelo menos por enquanto.

 

Sabes dizer-me onde arranjar folha de amendoeira da india ou então qual o antibacteriano que me recomendas?

Já agora por quanto tempo e com que frequência devo usar as vitaminas? Nas instruções não vinha nenhuma indicação quanto a isso...

 

E só mais uma coisa, porquê as TPA's tão frequentes? Eu tenho controlado os níveis e costumam estar todos dentro dos limites.

 

Obrigada!

Editado por sabina_fish
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Enquanto durar a doença nos néons deves evitar o seu contagio com as TPA's. Podes reciclar agua se deixares a que retiraste ao sol de formaa facilitar a morte de germes que possa conter.

A folha de amendoeira da Índia sei que as marcas dennerle e jbl vendem, senão tens a altenativa de arranjar em fóruns como o bettaPortugal.

Anti-bacteriano gosto muito do esha2000 ou do sera baktopur

 

Quando podes passar os peixes nao doentes para o de 200 l? Quanto mais rápido fosse melhor era pois diminuías o stress nos néons doentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mudá-los vai ser complicado... é que não depende da minha vontade... por mim era já hoje... mas eu tive que sair da minha casa e onde estou agora não tenho espaço para montar um aqua tão grande. Aliás o meu aqua ainda está na outra casa. Eu vou lá duas ou três vezes por dia dar-lhes de comer e tenho a luz ligada a um relógio. Na outra casa já tenho lá um espaço guardado para montar o aqua grande mas neste momento ainda não sei se vou poder voltar para lá ou se vou ficar onde estou. Mesmo que volte para lá não sei daqui a quanto tempo. Se não voltar para lá possivelmente terei de construir uma nova casa de raiz ou então comprar uma e isso pode demorar anos...Desculpa o desabafo, não sei se entendeste alguma coisa mas é a minha realidade neste momento.

Além disto montar um aqua novo neste momento é-me financeiramente muito complicado... O escalar está tão lindo, tenho estado a pensar que tenho umas colegas com aquas parados e equipados, seria só uma questão de ciclálos e mudar os peixes para casa delas... mas custa-me separar-me dos meus bichinhos...Lol

 

Não me respondeste relativamente ás vitaminas... sabes-me dizer alguma coisa?

 

Não me preocupa gastar água... os meus pais têm um furo que dá uma água espetacular, é de onde bebemos aliás, só queria entender o porquê das TPA's tão frequentes, mas obrigada pela dica na mesma.

 

Vou ver do antibacteriano, mas sendo que estou a utilizar todos os produtos da Sera achas que será melhor optar pelo baktopur ou é indiferente?

 

Obrigada e desculpa lá a maçada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpa esqueci-me das vitaminas...uma vez de dois em dois dias é o indicado, embebe a comida nas vitaminas.

Quanto à água é mesmo importante as TPA's pela razão que te expliquei. a taxa de infecção num aqua pequeno é muito mais rápida daí a necessidade de manter a água imaculada.

 

Sim, o baktopur é muito, se estás habituada à sera usa-o

 

E esquece a maçada, estou aqui para ajudar :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais