PROJECTO - Calha 2x24w PLL


snake-bite

Recommended Posts

Upgrade DIY á iluminação de um aquário Aquapor Spor 60cm Compac (http://www.aquapor.p...0cm_compac.html) com as medidas 61*37*40cm e com iluminação de origem de 15w (neste momento tenho uma de 18w).

De inicio pensei em fazer uma calha dentro da tampa e manter a mesma, mas ficava tudo muito á justa!!!

A solução seria retirar a tampa e fazer uma calha apoiada nos vidros laterais, mas a dúvida que se pôs era se tirando o aro o aquário aguentaria, mas depois de alguma ajuda aqui no fórum decidi retirar completamente a tampo e o aro de cima.

 

 

Pensei numa calha completamente em acrílico, o que me deu nisto:

 

 

(Aqui está de pernas pró ar)

calha.jpg

 

calha1f.jpg

 

 

Agora na posição correcta.

calha2.jpg

 

 

 

À medida que for fazendo vou pondo fotos e os materiais utilizados assim como os custos dos mesmo!!!

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Materiais a utilizar neste projecto:

Fio de 1mm

1 Balastro Electrónico

2 Lâmpadas PLL24w (já as tinha adquirido anteriormente, tinha de as aproveitar)

2 Suportes 2G11 para lâmpadas PLL

2 Ventoinhas de PC de 40mm

1 Transformador de 12v

1 Cabo Power

1 Conector retirado de uma fonte de PC antiga

1 Chapa de Inox para servir de reflector

Acrílico (já cortado nas medidas certas)

Parafusos de 4mm

Anilhas

Parafusos que seguram as boards ao chassi das caixas dos PC's (depois vão perceber para que vão servir)

 

Fotos:

peas1.jpg

 

peasx.jpg

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Material já tens.

Agora e montares isso tudo hehe

Os parafusos será que vão servir para segurar o balastro ou as ventoinhas?

 

Força com isso

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os do lado esquerdo são para juntar todas as partes do acrilico, os outros devem ser pra esse fim...

Arranjei outros com porca, que não estão nas imagens para juntar os topos de inox ao resto da calha e para segurar os suportes das lampadas.

Amanhã logo meto mais fotos da evolução até agora!!!

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Evolução:

A chapa de Inox que arranjei (ficou-me em 6€ já cortada nas medidas que quis) era um bocado grossa demais para dobrar à mão e dobrar com o martelo no torno não ia ficar grande coisa, por isso consegui arranjar alguém que me quina-se a chapa (foi à borlix).

 

Ficou assim:

peas4.jpg

 

peas5.jpg

Ficou com +- 110º graus de abertura.

 

peas6.jpg

Aqui nota-se que os topos ainda não estavam limados...

 

 

Abri o transformador para incorporar dentro da calha juntamente com as ventoinhas. Sinceramente pensava que fosse mais pequena a placa, vai ficar mesmo à justa mas vai caber!!! :)

peas3.jpg

 

 

E aqui a minha placa de testes de furação para garantir que não falha nada na altura de furar!!! :mrgreen:

peas7.jpg

 

 

Por agora é tudo... Brevemente vou começar a furar as placas para mandar polir!!!

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já passou algum tempo desde o meu último post, venho aqui mostrar o que já fiz entretanto!!! :smile2:

 

Furações. Como precisava de furar no sitio das ventoinhas verticalmente certinho, com o berbequim não me ia safar e também não tenho um engenho de furar, solução:

peas9.jpg

 

Para quem não conhece (eu não conhecia) isto é uma ferramenta muito antiga da Black & Decker onde o "kit" é composto pela estrutura azul que faz a mesma função de um engenho de furar através de um berbequim extraível (Black & Decker também) que encaixa na estrutura e é preso pelo parafuso onde está enrolado o fio...

Neste "kit" vem também uma peça que encaixa na base para prender aquilo que queremos furar (não tenho foto).

Cumprimentos ao meu amigo Mário e ao pai dele que tinha esta relíquia para me emprestar!!!

 

Agora vamos ao acrílico.

Marcação do sitio onde vão ficar as ventoinhas:

 

Lado esquerdo.

peas8.jpg

 

Lado direito:

peas8a.jpg

 

 

Continuo amanhã...

 

Cumts,

Tiago

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuação... (ontem não consegui vir á net)

 

Com o "aparelhómtetro" lá de cima, já furei todas as peças, aqui vão fotos das mesmas...

 

Aqui a parte de trás do lado esquerdo e a da frente juntas.

peas10.jpg

 

Pormenor dos furos para as ventoinhas.

peas11.jpg

 

Tive que marcar as distancias furadas para ficar minimamente certas já que como é acrílico vão se ver!!!

peas12.jpg

 

peas16.jpg

 

 

Este é o topo da calha, ainda embalado no plástico de protecção.

peas13.jpg

 

Aqui o acrílico óptico para a parte de baixo da calha.

peas14.jpg

 

Os 2 topos já furados.

peas15.jpg

 

Para os parafusos que vou usar para segurar a parte de baixo de modo a que possa abrir a calha para eventualmente mudar alguma lâmpada, tive de alargar a parte da "cabeça" porque era maior que a largura de 5mm do acrílico óptico e ia ficar cerca de 2mm largo e poderia entrar humidade no futuro.

peas17.jpg

 

 

Para colocar o conector de alimentação tive que recortar 1 topo da calha de modo a encaixá-lo lá.

peas18.jpg

peas19.jpg

 

 

No fim de tudo furado foi tempo de verificar se tudo batia certo, não batia... Tinha uma diferença de cerca de 1,5mm, mostrada na foto.

peas20.jpg

 

Como contornar isto???

Tive que alargar os furos dos topos mais para poder ter margem de manobra e já conseguir encaixar tudo no sítio...

Medi inúmeras vezes e mesmo assim bateu mal, porquê perguntam vocês???

Depois de mais medições descobri o erro, não eram as minha medições que estavam mal, mas sim a medida da frente e traseira que estava mal.

Pedi para me cortarem com 55mm de altura e afinal aproxima-se mais aos 57mm, logo os 1,5mm de diferença para não dar tudo certo, enfim não pode tudo correr bem!!! :)

 

Enviei o acrílico para polir para o acrílico ficar bem translúcido!!!

Quando chegar é tempo de fazer as roscas no acrílico para os parafusos e começar a tratar do resto...

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já vi que isso está a andar bem.

depois vai actualizando.

 

cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

ACTUALIZAÇÕES!!!

 

Ainda em 2011 recebi o acrílico já polido mas devido ao Natal e Passagem de Ano, claro está que esses fim-de-semana foram para esquecer!!!

O último fim-de-semana avancei mais um pouco...

 

Imagens dele já polido:

peas21.jpg

 

peas22.jpg

 

 

Estava ainda sujo com as marcas das furações e alguns restos de cola, é só limpar com álcool e fica novo!!!

Agora segue-se as roscas para os parafusos juntarem tudo, para isso usei um kit que já tinha comprado anteriormente no Aldi numa promoção porque podia dar jeito, agora deu... :)

peas23.jpg

 

Usei a "ponta" para abrir rosca para os parafusos de 4mm:

peas24.jpg

 

A rosca ficou assim:

peas30.jpg

(Acho que dá para ver, a máquina não é a melhor mas é o que há)

 

Apertei tudo no sitio e como vão ver a seguir, é um projecto mesmo à justa em tudo!!! :)

Vista de lado:

peas27.jpg

 

Vista de cima:

peas25.jpg

 

Um canto de baixo, já com a "porca" (não me lembro agora do nome disto) onde vou prender a parte de baixo:

peas26.jpg

 

Canto de trás onde vai levar a parte do cabo de alimentação:

peas28.jpg

 

 

Quando estive a meter as ditas "porcas" é claro que não podiam correr todas bem, houve uma que se partiu lá dentro...

Problema, nunca mais vou conseguir tirar aquilo de lá sem lixar o o acrílico todo.

Solução, fica lá!!! :) A sorte é que foi atrás e perto de uma ventoinha e quase não se deve notar!!!

 

Aqui está o dito:

peas29.jpg

 

 

Estando a parte dos encaixes resolvida passei então para o transformador, alimentação, balastro, ventoinhas, etc...

Já tinha marcado os sítios dos mesmos mas melhor confirmar novamente para ver se nada falha!!!

peas31.jpg

 

Lado da alimentação:

peas32.jpg

 

Outra vista:

peas34.jpg

 

O outro lado:

peas33.jpg

 

 

 

Por agora é tudo, vou começar a soldar os fios para isto evoluir!!!

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor estou a gostar de ver.

Isso está a ficar tudo catita.

Vou ficar a aguardar pelo desenvolvimento da coisa.

Parabéns.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim senhor estou a gostar de ver.

Isso está a ficar tudo catita.

Vou ficar a aguardar pelo desenvolvimento da coisa.

Parabéns.

 

Obrigado Carlos...

Já soldei os fios, mas este fim-de-semana não consegui avançar mais nada.

Tenho de ver se esta semana faço mais alguma coisa!!!

 

Cmpts

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Updates:

 

Após algum tempo parado e com "pequenos" problemas eléctricos(lá para a frente explico) já terminei a calha.

Agora vamos ao que o pessoal gosta, fotos...

 

Lado do transformador já com os fios soldados... Ficou tudo á "pele"!!! :)

peas35.jpg

 

O outro lado... Pus manga termo-retrátil preta nos fios das ventoinhas para não ficar os dois fios 1 de cada cor e porque tive de fazer um acrescento á do lado direito para chegar á alimentação dos 12v.

peas36.jpg

 

Tudo junto:

peas37.jpg

Ficaram 1 cm mais compridos do que queria, mas já estava feito...

Como ficam escondidos debaixo do balastro não faz muita diferença!!!

 

 

Foi vez de passar a furar a chapa, como tive de ir a casa do meu irmão ao torno faltam essas fotos, tenho só da chapa já furada.

1 lado, 3 furos para aparafusar os topos.

peas38.jpg

 

 

Furei também por cima 2 buracos para "suspender" a chapa.

peas39.jpg

Até tá legendada a foto... :)

 

 

Furei mais 2 nos topos para segurar o casquilho das lâmpadas.

Parece que estão todos riscados, mas garanto que é só a pelicula de protecção.

peas40.jpg

 

peas41.jpg

 

 

Já com o casquilho.

peas42.jpg

Optei por agarrar nos topos porque se quiser mudar de tipo de lâmpadas é só substituir os topos e a parte de cima fica a mesma!!!

 

Por agora é tudo...

No fim de almoçar meto o resto.

 

Cmpts,

Snake-Bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CONTINUAÇÃO...

 

Depois disto tudo foi montar a calha e experimentar...

peas43.jpg

 

Aqui surgiram os problemas. Ligando tudo as lâmpadas deixaram de trabalhar apesar das ventoinhas funcionarem, ou era avaria do balastro ou das lâmpadas...

Os fios sabia que não era porque já tinha testado as lâmpadas e numerei todos para não os trocar...

Depois de aberto o balastro identificou-se o problema. O conector de alimentação do balastro (neutro ou fase, um deles) não fazia contacto com a pista da placa, portanto não havia alimentação que chegasse ás lâmpadas...

Um pouco de solda e ficou resolvido, poupando assim 17€ de um novo!!!

 

Passando estes problemas fixei os 2 casquilhos e meti fita de alumínio nas junções dos topos com o resto do reflector para não passar luz nenhuma e ficou assim:

Esquerda

peas44.jpg

 

Direita

peas45.jpg

 

 

Pus os clips das lâmpadas, encaixei as mesmas e ficou assim:

peas47.jpg

 

peas48.jpg

 

 

Vista de cima:

peas49.jpg

 

 

Encaixei o acrílico óptico por baixo aparafusei e agora só falta os "pés" para apoiar no aquário. Não tenho fotos dessa parte porque substitui algumas fotos por outras com o mesmo nome e essas foram-se!!! :evil:

 

Os ditos "pés"...

peas50.jpg

 

Foram feitos a partir de umas baguetes daquelas das folhas que há em várias cores, como têm 10mm ficaram á medida e foi só cortar o excesso...

Pus 2 parafusos em cada uma agarrados ao acrílico e para a cabeça dos mesmo não estar em contacto com o vidro arranjei daqueles "autocolantes" que se usam para pôr debaixo dos móveis para não riscar, estão a ver???

 

 

Agora fotos do antes e do depois...

Não liguem ao layout, vai ser renovado em breve!!!

 

15w

antest.jpg

 

48w PLL

depoist.jpg

 

 

Então o que acham??? Estou aberto a sugestões e criticas... (mais a críticas, porque sugestões já não vale a pena :) )

 

 

Cmpts,

Snake-Bite

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

O projecto está muita porreiro, bem pensado e executado! Não é qualquer um que faz uma coisa assim!

 

A única coisa que alteraria (e é uma preferência pessoal) era colocar a chapa de inox do mesmo comprimento interior do acrílico para esconder as ligações eléctricas, o balastro e as fans, de quem vê de fora! Mas também acho que se está a fazer uma coisa em acrílico é para se ver o "miolo"!!

 

Parabéns!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

 

O projecto está muita porreiro, bem pensado e executado! Não é qualquer um que faz uma coisa assim!

 

A única coisa que alteraria (e é uma preferência pessoal) era colocar a chapa de inox do mesmo comprimento interior do acrílico para esconder as ligações eléctricas, o balastro e as fans, de quem vê de fora! Mas também acho que se está a fazer uma coisa em acrílico é para se ver o "miolo"!!

 

Parabéns!

 

Cumprimentos

 

Salvador C. Abreu

 

 

Obrigado Salvador pelo comentário...

A minha opção de fazer em acrílico foi mesmo para verem o "miolo" como tu dizes, quanto ao comprimento da chapa ficou assim porque a minha ideia inicial era fazer uns apoios laterais e não prende-la ao cimo com 2 parafusos...

Era para ficar tipo suspensa no ar, como estava já a demorar muito tempo com o projecto e as poucas plantas que tinha a morrerem, mudei de ideias e como a chapa já estava cortada assim ficou!!! :)

 

Cmpts,

Snake-Bite

 

 

P.S: Já resolveste o problema com o CO2???

Editado por snake-bite

Cmpts,

Tiago Gomes

 

Calha 2x24W em Acrílico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom mesmo miúdo :) e pensa já no próximo projecto que tens jeito para a coisa do DIY e se quiseres plantas já sabes onde as vens buscar cumps e parabéns pelo projecto

Link to comment
Partilhar nas redes sociais