Aumento constante de pH


David Fontes

Recommended Posts

Boas, sou novato em aquariofilia e tenho andado pelo forum a ler muito na esperança de aprender com a vossa experiencia, e já aprendi muito.

 

Resolvi criar este tópico, pois ando com uns problemas de pH. coloco o produto pH/KH Minus da Tetra e nao resolve nada em termos de baixar os valores de pH, que andam sempre altissimos, na casa dos 7.6.

Comprei um outro produto da AVIPAR que se chama "Ácida para baixar o pH" segui á risca as instruçoes e quando fiz o teste do pH estava finalmente nos 7.0

 

Contudo 2 dias depois (hoje) voltei a fazer os testes e o pH está novamente nos 7.6 (Valor mais elevado da tabela de teste do API Freshwater master test kit)

 

o aquario contem

 

Peixes:

1 Betta

1 Cascudo

5 Tetra fantasma

 

Plantas:

2 Anubias

7 stargrass (cada raiz conta como uma planta)

10 Elódea (cada raiz conta como uma planta)

1 Tronco de madeira

por fim duas plantas que nao sei o nome mas mas aqui vai a foto

315652_295540987141628_100000571887726_1112319_2003892471_n.jpg

 

 

 

Estive a pensar e será que o tronco pode estar a mudar o pH?

 

 

 

 

Obrigado :)

Editado por David Fontes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A agua do aquário é proveniente de onde? da torneira? testa a agua da torneira e depois diz.

Os troncos por norma baixam o pH, que areão é esse? Provavelmente é essa a causa.

 

PS: Não aconselho mesmo nada a usar esse tipo de produtos para baixar o pH, o ideal é usares turfa no filtro.

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

PS: a dureza do pH esta entre 7.4 e 7.8

 

Estás um bocado baralhado, a dureza da agua mede-se em GH

 

Pelo que dizes, bem podes andar a meter produtos dentro do aquario que o pH volta sempre a subir, o tronco está fora de questão, o mais que podia fazer era baixar o pH, agora tens que ter algo mais que origina esta subida, e eu desconfio desse areão.

 

Que tipo de areão é esse?

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e eu desconfio desse areão.

Sou da mesma opinião, isso deve ser algum calcário.

 

Mas testa a agua que metes no aquario.

Editado por sarapintas

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso está a fazer tampão, não adiante gastares montes de €€ nesses produtos para baixares o pH, compra turfa e mete no filtro. Ou tenta arranjar agua com pH mais baixo para meter no aquário.

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei se é permitido colocar este tipo de links no forum, se estiver a cometer um erro por favor digam e peço desde já desculpa, mas julgo ser importante para poder descobrir o que afecta o ph da minha agua

 

http://www.flamingo.be/CatalogusListDetails.asp?ParamLang=UK&ProdId=F89ZA3PID21413ID418781300GUI91157976Prod8094114&Cat1=Fla186UID50766ID15300XML6156Code2842896&Cat2=Fla186UID64891ID133000XML176400Rang2725422&Cat3=Flam186UID66018ID1108350XML0Prod2112576&Page=1&MnPg=1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já agora onde arranjo a turfa

 

pesquisei sobre isso e dizem que tem algumas desvantagens nomeadamente , e passo a citar " ...porém esta técnica tem desvantagens: a turfa entope facilmente, pode turvar a água do aquário, e é difícil calcular a quantidade de turfa correta para cada caso, (usar quantidades erradas pode produzir efeitos indesejados)."

 

Que efeitos sao esses? alguém já teve problemas com turfa?

se eu usar um produto tampão para PH7.0 será que combate o k está a provocar o aumento de ph?

 

Obrigado a todos os que têm estado a contribuir com os seus comentarios

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O link não diz nada quanto ao areão, mas podes fazer um teste com um bocado de areão dentro dum copo para saberes se de facto é o areão que está a alterar o pH. começa por encher um copo de agua da torneira e mede o pH, em seguida metes um punhado de areão dentro do copo com a mesma agua e no dia seguinte mede o pH para ver se alterou. Prontos ficas a saber se esse areão é manhoso ou não.

 

É importante saber se não tens mais nada dentro do aquário para alem do que referiste.

 

Os efeitos indesejáveis da turfa (para alguns) e que a agua fica com cor de chá, eu tenho no meu e a agua está cristalina.

 

Estou a supor que tens um filtro externo, assim, metes um bocado de turfa dentro de uma meia de vidro e metes dentro de um compartimento do filtro este fara com que o pH vá baixando aos poucos.

 

Qualquer loja de aquariofilia vende turfa.

 

Se quiseres mesmo optar pela via dos químicos, aconselho o Acid Bufer da Waterlife.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

companheiro desiste desses produtos todos que estás a usar, compra turfa, carvao activo e la de vidro para pores no filtro, e vais ver que o ph estabiliza num instante, já agora le o pacote do areão que compraste e ve la se não e de base calcaria?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já li o pacote e nao diz nada quanto ao materiais usados, mandei um email ao produtor a perguntar k tipo de materiais eram ultizados, vamos a ver o que dizem.

 

o meu filtro é uma biobox de 4 estagios, no primeiro tem so o termostato no segundo tem a esponja, no terceiro tem um filtro de carvao activo da API Crystal e ceramica da JBL micromec no quarto apenas a bomba de agua.

dentro do aquario tambem tem uma pedra difusora ligada a uma bomba de ar, para fazer bolhinhas.

tem também uma peça de barro tipo um jarro apenas para decoração.

 

 

para verem fotos do aquario podem ir a http://facebook.com/bargaofontes e procurar o album aquariofilia

 

mais uma vez obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem podes esperar sentado à espera da resposta do produtor...faz o teste num copo de agua que não custa nada.

 

Já estive a ver o aquário, no facebook, mas vê lá se começas a meter umas fotos aqui, porque estar a ir ver noutro lado é muito chato :)

 

Na minha opinião, retiras o carvão limpas muito bem e deixas secar ao sol, agora não está lá a fazer nada e mais tarde podes vir a necessitar dele. No seu lugar metes então a turfa dentro de uma meia de vidro, começas por pôr pouca e logo vez como reage.

 

Outra coisa, certamente o biobox provoca turbulência na superfície, neste caso a bomba de ar também é dispensável, a não ser que gostes de ver aquilo a fazer bolhinhas :)

Editado por vitorfranco

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, se o teste não dá mais, só resta uma solução, mete umas gotas do produto que tens para baixar o pH para os 7 ou então fazes o teste com agua do luso ou de outra marca qualquer que tenha um ph mais baixo.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

amanha compras uns testes da "sera" que vai até 9 e custa mais ou menos 7€, depois ves se está mais alto que os 7.6....e aposta na turfa....ha um pacote da eheim de 1L que custa sensivelmente 7€ também, na crystalred têm, http://www.crystalred.eu/categoria/12/275/m-filtrantes-turfa/ acho que não ha problema por o link aqui no fórum...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Normalmente as indicações da turfa é 1L granulada para 100L de agua para descer e manter o ph nos 6-6.6 e dura 1-3meses dependendo do numero de TPA tem o efeito de "black water".

Mete 0.5L esperas uma semana fazes testes se ainda não está como queres adicionas mais 0.5L.

As doses em "palha" são metade do que em granulada.

Editado por sarapintas

Cumps
Pedro Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eis a resposta ao mei email ao departamento de vendas da Flamengo (marca do areao)

 

entao a resposta foi esta:

 

Hello,

 

Article 400429 is a “quarz gravel dark 1-2mm”.

We’re having this product in our assortment fort 15 years. Those rocks haven’t no effect on the water-quality. It’s from a specific river (a natural product), you can have some rests of shells in the gravel. Normally, with those gravel the PH can not go up. It can be from other rocks in the aquarium. For example, a Moonrock, this is a limestone and then the Ph will go up.

 

 

 

With Kind Regards,

 

Met vriendelijke groeten,

 

Ann Vanhout

 

 

___________________

 

 

 

Depois deste email esclarecedor, nao convencido efectuei um teste ao areao num copo e o ph nao estava alterado...

pode-se concluir de que o areao nao esta a causar o aumento do PH.

 

poderei desconfiar do substrato. nao sei já a marca pk deitei os sacos fora, mas este substrato e um tanto diferente pois ele proprio ja se parece com areao, a sra na loja garantiu que era muito bom k por si so nao necessitava de areao, mas mesmo assim comprei o areao e misturei

 

DSCN2189.JPGDSCN2190.JPG

 

Nestas fotos pode ver-se o areao (de cor mais escura) misturado com o subtrato (de cor mais clara)

 

Poderá o substrato mudar os valores de pH?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é pouco provável dado que é apenas matéria orgânica na maior parte das vezes.

 

Olha uma solução relativamente simples é usar um reactor de CO2 que nem precisa de ser high tech (tenho o Co2 tabs da sera por exemplo :P), baixas o pH e as plantas agradecem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

you can have some rests of shells in the gravel. Normally, with those gravel the PH can not go up.

 

É com isto que tens que te preocupar e não com o pH. A variação do pH é uma consequência (e não a causa) do aumento da dureza da água devido às conchas. Não tem nada que saber.

 

 

Olha uma solução relativamente simples é usar um reactor de CO2 que nem precisa de ser high tech (tenho o Co2 tabs da sera por exemplo :P), baixas o pH e as plantas agradecem

 

O co2 vai de facto diminuir o pH mas não ataca o mal pela raiz uma vez que não mexe na dureza da água.

 

Uma vez que tens peixes de água mole, aconselho-te a medir a dureza da água (gH). Se estiver dentro dos parâmetros normais não tens que te preocupar com o pH. Se a dureza estiver alta deves então retirar esse substrato com conchas que é a causa da sua subida e consequentemente da subida do pH.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.