Acabei de ver isto, não sei se ria ou se chore


Kharys

Recommended Posts

de certeza que é made em china...

não sei como é possivel comercializar tal coisa...

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inimaginável. Um funcionário uma vez tentou dizer-me que estava errada ao dizer que era mau juntar um betta macho a uma betta fêmea... E nao se calou mesmo quando disse que percebia do assunto dado que sou licenciada em biologia....escusado será dizer que nunca mais pus os pés na loja

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

achas isso mau?

eu recentemente fui a uma loja e ouvi esta conversa do funcionário para um senhor que lá estava com o filho:

cliente: olhe posso ter 3 peixinhos destes juntos num aquário do estilo globo para o meu filho se entreter não posso? (os peixinhos a que o senhor se referia eram bettas)

Funcionário: sim claro que pode, inclusive nós temos um aquário em estilo globo ideal para isso. ( um globo já é mau, mas um globo do tamanho dum cubo vodafone para 3 bettas machos,é simplesmente inacreditável)

cliente: ah pronto e porque vocês nas lojas têm sempre os peixes um em cada cubo, pensei que não poderiam estar juntos...

funcionário: não, nós temos assim porque os cubinhos onde os temos são muito pequenos....

 

no final da conversa o cliente foi dar mais uma volta, eu apanhei-o longe do funcionário e senti-me obrigado a dizer:

eu: olhe peço desculpa meter-me mas não pude deixar de ouvir a sua duvida, e já lhe informo que não lhe dou 2 dias para ter os peixes todos mortos, por vários motivos, primeiro este tipo de peixes não podem estar juntos, porque vão se matar, segundo não use aquários de forma de globo, isso desorienta e mata os peixes.

cliente: olhe agradeço-lhe imenso pois eu iria mesmo comprar o globo e os 3 peixes para o meu filho...ah e já agora o que me aconselha a comprar para o meu filho?

eu: olhe aqui nesta loja nada mas na loja ****** existem uns kits da aquapor que vem tudo completo e um aquário de 30 litros e é barato, em relação a peixes compre apenas dois ou 3 guppies e verá que vão viver muito mais tempo e o seu filho ficará muito mais feliz...

cliente: muito obrigado!!!

 

 

 

resumo a grande maior parte das lojas têm pessoal a trabalhar que nem sequer fazem ideia do que estão a dizer, e provavelmente, recebem comissões sobre as vendas, dai o intuito de impingir tudo o que puderem....e triste mas e a realidade....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, é mesmo para chorar.

Infelizmente é a triste realidade que temos, mas que podemos mudar. Ao não comprar, e sensibilizar os outros para não comprar essas autenticas barbaridades (incluindo os globos), ao "chatear" a cabeça aos donos das lojas que vendem isso, podemos todos contribuir para o decréscimo da comercialização destes produtos ditos "ideais para bettas".

Muitas vezes até os compramos por serem quase impingidos pelos donos das lojas de animais, mas a culpa é, também, nossa, ou seja, dos compradores. Antes de adquirir seja o que seja, ainda para mais um animal, é nossa obrigação pesquisar sobre ele para tentar perceber quais as condições para que ele tenha uma boa vida, e não para que apenas sobreviva. Enquanto donos, e ainda para mais, amantes de animais (desconfio que é o caso desta malta que anda por aqui :P) é nossa obrigação cuidar bem das nossas pequenas mascotes.

Se formos a uma loja, comprar um aquário para um betta, mas com a pesquisa feita de casa, é praticamente impossível sair de lá com um globo ou coisa que o valha.

Futuramente, este é um dos papeis mais importantes na Associação Portuguesa de Bettas, alertar as pessoas para este assunto, e corrigir esses comportamentos.

Está bastante informação sobre bettas no site da associação, e está acessível a todos.

Hoje em dia, ainda para mais com a internet, é praticamente indesculpável que os consumidores continuem a aceitar comprar produtos como o que vemos no início do tópico.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é fácil dizer, mas não há outro sitio senão uma loja de animais para comprar bettas (para a maioria das pessoas). Se não comprarmos em lojas compramos onde? A criadores? Quais?

 

Eu sei que a loja de animais onde eu compro os meus peixes recebe os bettas nos tais copinhos que eu disse acima, mas qd eles chegam fazem-lhes logo a habituação para uns bettarios que sao uns cubos. Eu sei que a maneira como eles recebem os bettas é horrivel mas até acho que na loja são depois bastante bem mantidos.

 

Quanto a isso dos globos por acaso foi um dos membros do staff da loja que me falou disso e todos os probs que tive no meu aquario foram eles que me ajudaram a resolver, mas lá está é uma loja que tem algumas pessoas especializadas em "peixes de aquario", a maioria das lojas tem pessoal que não percebe patavina de peixes.

Uma vez numa loja meteram-me guppys misturados com uma betta, quando cheguei a casa 1 dos guppys já não nadava direito, morreu pouco depois -- loja de porcaria que até tinha as mollys todas doentes

 

Basicamente tem de se ter cuidado com o tipo de loja de animais.

Editado por anonymopt

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Infelizmente, a cada dia que passa, muitas das lojas optam mesmo por esses ditos "copinhos" para colocar os Bettas.

Sou contra isso e contra a forma que são mantidos... Animais tão bonitos ali encarcerados, sem poderem quase se mexer, na maoiria das vezes por falta de espaço e água, onde perdem toda a beleza. Mas quem diz Bettas, diz outros peixes colocados em aquários comunitários com espécies totalmente agressivas para com esses, acabando em mortalidade. Pergunto-me a mim mesmo, o que faz determinadas pessoas a trabalhar em algumas lojas de animais, se nem sequer se dão ao trabalho de ler, perguntar sobre determinadas matérias e depois impingir aos clientes animais que não coabitam uns com os outros, nem sabem qual o alimento apropriado, nem condições nem nada!.. Infelizmente algumas das lojas que outrora tinha gosto em adequirir animais, devido à forma como os tratavam, e pela forma de atendimento e conhecimento, vão fechando.. e as que deveriam ter vergonha em ter uma porta aberta, vão sobrevivendo à crise!...

Enfim... infelizmente é este o ponto em que na qual chegamos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

principalmente bettas....nas condições miseráveis que muitas lojas os mantêm...

Quando minha filhota pediu um peixe ornamental, dada a falta de local apropriado para um aquário de pelo menos uns 20 litros, pensei: "um betta".

 

Tive sorte: na loja, havia chegado um lote de bettas, todos ensacados ainda, e levei o Zibido, o mais bonito de todos.

 

Na loja me ofereceram uma acqua de... 1 litro. Considero isso um imenso desrespeito. Levei um de 5 litros. É o mínimo que imagino que um betta tolere. Ainda mais em se tratando de um cliente que já fez seu próprio acqua de 128 litros (80x40x40), há exatos 30 anos. Tenho ainda que convencer a patroa a liberar um espaço no aparador da sala e colocar um de 20, preferencialmente 30 litros.

 

Hoje fui novamente à loja comprar um aerador para as artêmias que já chocaram e que quando tiverem 2mm vão virar ceia de Zibido.

 

Até mesmo as artêmias estão sendo bem-tratadas, mas muitos dos bettas que chegaram com o da minha filhota estão imóveis. Eu pouso o dedo na parede dos cubículos, e eles não se mexem. Parecem zumbis.

 

Aqui no Rio de Janeiro protegem até os pombos (ratos com penas e sem a cerimônia dos primeiros), mas nada é feito para proteger essas criaturas limpas, lindas e gloriosas que são os bettas, e peixes ornamentais num sentido mais amplo.

 

Bettas só são adoráveis se forem adorados. Maltratados, mais parecem mendigos... :rtfm:

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só para complementar, em escalas de grandeza: um betta custa 1x, o acqua de 5 litros custa 3x, a ração custa 2x, os demais accessórios (teste de pH; bactericida; etc) custam entre 2x e 4x.

 

O menor valor da equação é o animal.

 

A idéia e manter o peixe doente até a venda e vender o máximo possível de remediadores. A culpa no coração do dono do pobre animal que perece é oferecida nem nenhum ônus.

 

Desumano. IMORAL.

  • Votar + 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, eu evito frequentar as lojas de animais exactamente por isso, detesto ver animais em alojamentos demasiados pequenos. mas nao são so so betas mas sim quase todos. as caixas para betas sao pequenas, correcto, eo facto de terem num aquario de 30x30 perto de 50 molys ou guppis? Num mesmo aquario 30x30 terem 12 piranhas de aproximadamente 10cm cada? resposta das lojas é que estao lá pouco tempo.... mas pior que os peixes ( sei que o forum é de aquarofilia) estao as aves, numa gaiola de 45 x45 têm 12 caturras que é uma ave com cerca de 20cm e para mais. estas desgraçadas estao na loja para venda há mais de um ano. os maltratos em loja sao para com a maioria dos animais e se nao vos agrada façam como eu, façam queixa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente esta é a realidade nas lojas portuguesas e onde a lei não existe. Estou farta de ver Bettas aqui na minha zona em sítios sem aquecimento em água totalmente fria, coitadinhos então no Inverno ....

Mas gosto mais quando metem peixes doentes que encomendam dentro daquelas baterias e como elas estão todas ligadas, aquilo é uma limpeza.

As Agrilojas no início estavam, mesmo más em relação aos peixes, e então peixes de água fria era vê-los a morrer às pazadas...

Posso dizer que agora estão um bocadinho melhores. :sorry:

Mas é como nós sabemos.

Cumprimentos ,

 

Neuza Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Eu ontem decidi ir salvar um betta para meter no meu aquário de 80l. Fiquei "estupidificada" com as condições em que os desgraçados estavam: copos de plástico, com apenas de metade a 1/4 de água, cheia de detritos (fezes e restos de barbatanas em decomposição) e impregnada de amónia. Ora, qualquer cliente comum, procura peixes com aspecto saudável e que os demais "vizinhos" não estejam doentes. Eu digo-vos: mais de metade dos peixes estava a morrer, cheios de "veludo", praticamente sem barbatanas causadas pela podridão das barbatanas, hidropisia, costia, incluindo muitos já estavam cobertos de bolor! Os coitadinhos dos peixes não têm culpa nenhuma de haver gente apenas a preocupar-se com o valor monetario deles e não com a saúde.

Penso que, da forma que encontrei os Bettas naquela loja, ninguém lhes vai "pegar". Na loja, cerca de 100 Bettas vão morrer, encarcerados em copos minusculos, nos proprios dejetos e água podre, pois a maior parte das pessoas, ao ver a situação em que os bettas estão, vão ser desencorajadas a comprar um devido ao factor visual, causado pelo aspecto de cada peixe.

Entre muitos mortos e doentes, escolhi um betta macho: O pobrezinho tem as barbatanas um pouco podres e veio de tal forma traumatizado que, num aquário de 80l enfiou-se num canto entre a maternidade e o filtro (área semelhante ao copo onde estava). Provavelmente, viveu a vida toda dele em copos e, quando foi posto num local com espaço, viu-se confuso com o facto de poder esticar as barbatanas e nadar (ele tem uma barbatana ventral um pouco deformada, julgo que devido à permanencia no copo), coisa que ele parece nunca ter feito na vida.

O que vi na loja até me fez vir lágrimas aos olhos (e eu sou uma pessoa um pouco fria) o que se agravou a minha "raiva", quando o funcionário, sem querer, ao entregar-me o saco com o Betta, o deixou cair ao chão. Eu, instintivamente, disse: "Xii, coitadinho!" E o funcionário teve o descaramento de me dizer: "Não se preocupe, eles não se assustam". Não?? E será que não sentem?? Se ele caisse do segundo andar, dentro de um caixote cheio de lixo toxico, se calhar, ficava atordoado quando lá chegasse abaixo. Depois provavelmente entrava em choque ou ficava com dores, a respirar fundo um pouco da "porcaria". Por acaso o Betta ficou bem. Ficou extremamente assustado quando caiu, mas depois acalmou-se após eu o tapar no casaco para o colocar às escuras.

Há gente que, simplesmente, parece não ter olhos na cara nem coração. Eu sei que salvar um não é solução, mas já fiquei feliz por ter livrado este do destino que o aguardava. Solução é proibirem estes peixes serem comercializados de forma humana, com espaço, alimento e limpeza.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais