Limpeza de novas plantas


pmpg98

Recommended Posts

Boas,

 

A ler a FAQ das plantas deparei-me com este texto

 

"Como posso desinfectar as minhas plantas?"

 

As novas plantas podem ser portadoras de caracóis, de algas e de doenças. Uma desinfecção prévia ajuda a reduzir a sua propagação ao aquário e/ou pode ser usada para remover algas de plantas já existentes. Há que ter em atenção o perigo de se destruir a própria planta. Existem alguns métodos populares:

  • A imersão numa solução de permanganato de potássio durante 10 min; recomenda-se a utilização deste desinfectante já diluído em produtos de marca conceituada. O permanganato é particularmente activo na eliminação de bactérias incluindo as patogénicas.
  • Uma imersão de 2 dias numa solução de 1 colher de chá de alúmen para 4 lit. de água; é particularmente indicada para matar os caracóis e os seus ovos.
  • Se as plantas forem mantidas num aquário sem peixes durante 3 semanas, parasitas como o íctio e o veludo morrem por falta de hospedeiros.
  • A imersão numa solução de lixívia a 1/19: 2 minutos para plantas de haste, 3 minutos para plantas mais robustas. Depois dessa imersão é necessário todo o cuidado para remover quaisquer vestígios de cloro por lavagens sucessivas e o uso de um desclorizante. Este método pode matar as plantas, portanto só deve ser usado como último recurso.

Esta técnica é necessária mesmo na primeira montagem?

 

Obrigado

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes mergulhar as plantas em agua com um pouco de lixívia (pouco mesmo, tipo 1 colher de sopa para 1l de agua) durante uns 30 segundos. É mais do que suficiente para matar a bicharada e não vai afectar a planta.

 

Depois metes em agua corrente durante mais 30 segundos, para limpar bem a lixívia, e toca a meter dentro do aquário.

 

Barato e simples ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais