AJUDA MUITO URGENTE - DISCUS


MariaAna

Recommended Posts

Acabou de acontecer e estou um bocado em pânico: os valores do aqua estão normais, os nitritos estavam ligeiramente altos por isso foi feita uma tpa de 20% hoje ao princípio da noite. Acordei com o Malboro a ir contra os vidros do Aqua com toda a força, quando consegui abrir a luz ainda o vi a dar uma volta ao aqua a bater em todo o lado e logo a seguir parou no meio de uma planta, aparentemente inanimado, quase morto, mas mexeu duas vezes a boca - fora isso, nada. Junto aos cantos ficaram os dois Alenquer, aparentemente bem e a respirar bem, e do outro lado o Melon e o turquesa, inclinados, completamente encostados ao fundo. Estão os dois a respirar com dificuldade, não sei se o outro lhes acertou mas parece-me que sim, agora que o turquesa se afastou e está completamente encostado aos vidros, o melon está praticamente deitado no fundo, aparentemente a morrer...

Que faço?? Estou em pânico!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

andava a pesquisar algo para te poder ajudar, qual a litragem que tens?

Poderá ter sido uma luta territorial.

Ou algum pico de amónia?

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão num aqua temporário com 80 lt, mas não há de ter sido luta pq 1)já estavam a dormir, 2) ele era um dos "boss" e já tinha exibido este comportamento outras vezes (sem este desfecho tão dramático) e tinha começado do nada...Pelo que estive a ler muita gente passou por isto e explicações não há. Há hipóteses. A descrição é sempre a mesma....Igual à minha :confused4: Estou a ler este artigo http://www.aquahobby.com/b2004/viewtopic.php?t=19442&postdays=0&postorder=asc&start=10 e estou mesmo triste...Já morreram outros peixes e tive pena, mas este foi o 1º Discu e ainda por cima comigo a olhar...Estou aqui cheia de esperança que ele volte à vida, que esteja só meio desmaiado, mas acho que não. Em todos os casos que li a água estava boa, com parametros normais - às vezes com os nitritos um bocadito acima de 0 como conosco, e pronto...Agora os outros, não sei q fazer, o Melon continua de lado e o azul completamente encostado aos vidros. Que posso fazer para reduzir o stress caso seja só o resultado do outro ter ido contra eles? (e "só" já é muito, que o barulho dele contra os vidros acordou-me)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Reduzir o stress seria ficar sem luz.

 

De resto, é estranho realmente esse comportamento, assim sem razão aparente, mas tem de existir explicação (tempª, não houve alteração ?)

Fazes TPA's com que frequência?

A litragem é mesmo pouca para eles, espero que faças imensos TPA's, eles precisam, uma boa filtragem também.

Mas o espaço é essencial.

 

existe este forum português de criadores de discus, tem muita informação

 

www.forumdiscus.com

 

encontrei isto:

 

doenças e pragas

 

 

Arranques súbitos – má qualidade da água, parasitas na pele,reacções adversas a medicamentos.

Bexiga-natatória. Devemos parar a alimentação e adicionar 2 colheres de chá de Sulfato de Magnésio por 40 litros de água. Geralmente isto resolve a situação em poucos dias.

No caso de infecções da bexiga-natatória o uso de antibióticos e de metronidazol pode resolver alguns casos.

 

Antes de medicar:

1- Confirmar o diagnostico o mais possível.

2- Limpar/ Sinfonar o Aquário.

3- Ter sempre em atenção a fauna existente no Aquário, pois alguns peixes não são compatíveis com alguns tratamentos.

4- Retirar lâmpadas de UV ou carvão activo existente nos filtros.

5- Durante o tratamento alimentar os peixes, o menos possível e em pouca quantidade.

6- Consultar bem as bulas dos medicamentos a administrar.

7- Aumentar o arejamento, mantendo a agua bem oxigenada.

 

Após o tratamento:

1- Fazer mudanças de água (cerca de 30% ou mais diariamente dependendo do medicamento utilizado)

2- Usar carvão activado 2 dias para remover o resto de medicamento

3- Observar os peixes e alimentá-los com uma comida mais rica e vitaminada.

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada,

O Nuno tem feito imensas TPAs e vigiado de perto a qualidade da água, e eles estavam a integrar-se lindamente, já todos a vir comer à mão menos o azul. O filtro também é bom.

Realmente este sempre deu umas guinadas. Houve uma altura em que estavam os dois alenquer (um é mt pequenino) com o azul (que é grande) neste aqua e o Melon e o Malboro noutro de 80lt, mas ele com estas guinadas levantou a Eleocharis toda e acabámos por os juntar para lhes fazer um tratamento desparazitante que acabámos por (ainda) não fazer.

Vamos ver amanhã se conseguiram passar a noite...Do que estive a ver há mta gente contra a medicação...E o único a exibir sintomas era o Malboro. Os outros acho que foi mesmo do impacto. De qualquer forma têm de ser desparasitados. Espero que se safem, que isto com Discus realmente é muito mais difícil!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, isso é certo. E o stress da mudança e do pouco espaço, (em psicolologia piscícola (barata) sentiu-se desorientado , julgando estar num aquário maior e, sentindo-se preso, reagiu (é a minha opinião).

Só vos posso desejar boa sorte, e que alguém possa ajudar mais que eu.

Editado por fernandoJb

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BOAS

sobre aquilo que li agora nao me parce stress nem nada que ver com espaço

de certeza que nao tens amónia nesse aquario?

o meu conselho por agora é colocares esse peixe com uma colher de sal para 50 litros de agua e dar-lhe papa com metronizadol durante uma semana

fazer mudas de agua de 50% diarias e colocar o sal na porporção da litragem que colocas

as tpa´s com a agua o mais proximas a do aquario onde ele esta possivel.

se puderes coloca umas fotos do menino.

 

ps:os discus nao sao nada dificeis de manter,mas sao bastantes exigentes em relação á qualidade da agua que estão.mas ao contrario do que se diz sao peixes extremamente resistentes.

 

cumprs

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.