Eheim 2213 perda de caudal


Recommended Posts

Boas, tenho um filtro eheim 2213 que esta com algum problema a uns dias andava de roda do aquario e reparei que o cauda da saida do filtro tinha dimunuido, limpei o filtro quando fui para ligar ele começo a fazer algum ruido era ár dentro do filtro, reparei que o ár tem dificuldade a sair de la, mas quando saiu fui ver o caudal e continuava igual, hoje tirei a lã de vidro porque pensei que poderia ser o problema por ela se encotrar um pouco suja mas mesmo assim o caudal continua baixo, que ei de fazer?

 

Sera que por estar assim agora podera haver baixas no aquario? é um aquario de 80L.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso é "nhanha" nas mangueiras, principalmente na de aspiração (bengala), limpa a mangueira e lava os materiais filtrantes e isso fica novo.

 

O meu ao principio limpava-o todas as semanas, tinha apenas as esponjas azuis, mas depois de lhe meter material filtrante em condições ficou um "maquinão", agora só limpo de mês a mês, ou mais e sempre a debitar um bom caudal.

 

Abraço,

Editado por A.Ferreira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Isso é "nhanha" nas mangueiras, principalmente na de aspiração (bengala), limpa a mangueira e lava os materiais filtrantes e isso fica novo.

 

O meu ao principio limpava-o todas as semanas, tinha apenas as esponjas azuis, mas depois de lhe meter material filtrante em condições ficou um "maquinão", agora só limpo de mês a mês, ou mais e sempre a debitar um bom caudal.

 

Com o kek devo limpar as mangueiras?

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em qualquer loja de aquariofilia podes arranjar escovilhoes para limpar as mangueiras que até é barato, mas se não quiseres gastar dinheiro podes arranjar arame fino e maleável e colocas um trapo preso a ponta e é só passares por dentro das mangueiras que essa nhanha desaparece.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo A. Ferreira,

 

Quais foram os materiais filtrantes em condições que colocas-te?

 

Eu no JBL e901 tenho de baixo para cima

 

JBL CerMec

2xJBL MicroMec

Esponjas azuis

 

O que deveriam ser materiais em condições?

 

Obriigado

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Houve qualquer coisa errada com o post do "Serge" pois apenas se limitou a citar o meu post...

 

De qualquer modo suponho que queira esclarecer quais os filtrantes que passei a usar em vez das esponjas azuis que vêm no filtro de origem.

 

A Eheim recomenda as cerâmicas na parte debaixo, Eheim Mech (filtragem mecânica) e na parte de cima Eheim substract pro (filtragem biológica), foi o que eu fiz no meu 2211 (áqua de 30 litros), separei as matérias usando uma das esponjas azuis e no topo por cima do substract pro usei lã de vidro para evitar que mesmo pequenas matérias regressassem ao áqua.

 

No 2213 (áqua de 80 litros) fiz quase a mesma coisa, mas usei 1/2 esponja para separar as matérias filtrantes e em vez do Eheim substracto pro usei o bio rio da Ada, areão vulcânico lá dos Samurais (dizem eles..) e lã de vidro.

 

O facto é que aquilo resulta mesmo, ainda hoje limpei os 2 filtros, mais de 1 mês depois da última limpeza e a sujidade estava toda concentrada na lã de vidro, que substitui.

 

Os barulhos/ruídos que o 2213 fazia de início nunca mais apareceram e são ambos super-silenciosos.

 

A filtragem nestes filtros é feita debaixo para cima.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Houve qualquer coisa errada com o post do "Serge" pois apenas se limitou a citar o meu post...

 

De qualquer modo suponho que queira esclarecer quais os filtrantes que passei a usar em vez das esponjas azuis que vêm no filtro de origem.

 

A Eheim recomenda as cerâmicas na parte debaixo, Eheim Mech (filtragem mecânica) e na parte de cima Eheim substract pro (filtragem biológica), foi o que eu fiz no meu 2211 (áqua de 30 litros), separei as matérias usando uma das esponjas azuis e no topo por cima do substract pro usei lã de vidro para evitar que mesmo pequenas matérias regressassem ao áqua.

 

No 2213 (áqua de 80 litros) fiz quase a mesma coisa, mas usei 1/2 esponja para separar as matérias filtrantes e em vez do Eheim substracto pro usei o bio rio da Ada, areão vulcânico lá dos Samurais (dizem eles..) e lã de vidro.

 

O facto é que aquilo resulta mesmo, ainda hoje limpei os 2 filtros, mais de 1 mês depois da última limpeza e a sujidade estava toda concentrada na lã de vidro, que substitui.

 

Os barulhos/ruídos que o 2213 fazia de início nunca mais apareceram e são ambos super-silenciosos.

 

A filtragem nestes filtros é feita debaixo para cima.

 

Abraço,

 

O meu esta assim:

Cima para baixo

Esponja preta fina

Lã de vidro

Bio balls

Esponja azul

E os cilindros brancos esquecime do nome xD

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Serge,

 

A esponja preta é de carvão activado, convém retirar depois da ciclagem feita.

 

É apenas para ser usada para retirar químicos da água, tratamentos após doenças, essas coisas.

 

As mangueiras convém limpar por dentro, no inicio têm tendência a criar a tal "nhanha", mas depois já ficam mais amistosas.

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

serge

compra uma guia de eletrecista de plastico que vai ser mais barato que ir pra uma loja de animais , e na ponta utiliza um pouco de pano.

da para limpar as mangeira, quando o filtro estiver cheio e a trabalhar abana um pouco pra retirar algumas bolhas da ar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As bio balls neste caso tem pouca importancia. Elas são uteis qdo a agua "cai" para cima delas num ambiente seco/molhado. Por ex. numa sump.

Se quiseres usar um suporte para a filtragem biologica (a eponja azul já faz isso) utiliza ceramicas.

Já deves ter ,devem ser esses "cilindros brancos" que referiste.

Qto mais rugosas melhor. Não sei qual é proporção da cada material filtrante que tens,, mas se puderes investe em ceramicas,

Se não quiseres ir por ai, substitui as "balls" por mais "lã" de vidro que encontras em qualquer retrosaria de uma forma barata.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.