Anubias nana (manchas pretas) ajuda ffv !


JoséFigueira

Recommended Posts

Olá a todos mais uma vez,

 

É o seguinte não sei porque motivo mas as minhas duas anubias nanas estão a ficar com manchas pretas nas folhas .

Não sei mesmo que se passa ... Não tenho substrato fértil mas adquiri uma luz à pouco tempo indicada como sendo boa para plantas,

coloquei pastilhas na raiz como fertilizante e adiciono semanalmente nutrientes em líquido tudo da "sera" .. Ciclo de luz (12horas ligado 12 horas desligado) não tenho Co2 tenho de momento apenas 2 anubias nanas e uma bola de musgo penso que não se justifica !

Anexo duas fotos tiradas com o telemóvel qualidade péssima e devido ao flaxe parece que nem se nota bem as manchas pretas, mas são grandes e parecem estar a propagar-se :S

 

Img1: http://img35.imageshack.us/img35/2929/18102011177.jpg

 

Img2: http://img440.imageshack.us/img440/7255/18102011178.jpg

 

Ajuda ffv malta.

 

Cumps,

JoséFigueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

vê se são GSA (green spoted algae) aqui (http://www.theplantedtank.co.uk/algae.htm)

 

Se for é devido a falta de fosfatos.

 

Agora outra coisa - não precisas das pastilhas do substrato para nada pois não tens plantas que possal estar plantadas no substrato. Aliás, pela tua descrição, parece que tens as anúbias no areão. Isto está errado. As anubias são plantas epífitas e não devem ser enterradas. Devem ser presas a troncos e pedras.

 

Que luz tens? tamanho do aqua?

 

Esses fertilizantes que tens têm macros? Provavelmente não. Tens que arranjar um fertilizante completo com macros e micros e fertilizas uma vez por semana.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

vê se são GSA (green spoted algae) aqui (http://www.theplante...co.uk/algae.htm)

 

Se for é devido a falta de fosfatos.

 

Agora outra coisa - não precisas das pastilhas do substrato para nada pois não tens plantas que possal estar plantadas no substrato. Aliás, pela tua descrição, parece que tens as anúbias no areão. Isto está errado. As anubias são plantas epífitas e não devem ser enterradas. Devem ser presas a troncos e pedras.

 

Que luz tens? tamanho do aqua?

 

Esses fertilizantes que tens têm macros? Provavelmente não. Tens que arranjar um fertilizante completo com macros e micros e fertilizas uma vez por semana.

 

Abraço,

 

GM

 

Boas,

Estive um pouco ausente peço desculpa mas a universidade anda a dar cabo de mim (excelente óbvio, mas pouco tempo para mim).

Bem eu tenho um aqua de 50 L a luz é da sera " daylight brilliant 15W" indicaram-me como sendo a ideal dentro das opções que a loja tinha ..

O fertilizante é o florena da sera com ( Zn,Mn,Ca,Mg,Cu e Fe) coloco uma vez por semana ..

Não tenho substrato fértil mas tenho apenas as duas anubias nana e a bola de musgo .. ( não me parecendo assim falta de Co2)

O que é certo é que já li algures que não se pode enterrar a raiz não sei se será esse um dos problemas , mas não tenho pedras no aqua nem troncos para as prender ...

 

As folhas estão mesmo a ficar com as manchas ( agravou-se estes dias ) e não são algas que já verifiquei!

Tinha um ciclo de luz de 12 horas ja baixei para 8 como me indicaram ...

 

O que fazer ?

Cumps,

José Figueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

deves então usar um fertilizante que contenha os nutrientes macro (NPK) pois neste momento só tens os micro. Uma vez por semana é suficiente.

 

O que não podes enterrar é o rizoma. Se estiver tapado apodrece. Se conseguires fixar as raízes das anúbias ao substrato sem enterrar o rizoma e se ela se aguentar então não há problema, mas normalmente não é fácil.

 

Só um pequeno detalhe - as bolas de musgo normalmente não são bolas de musgo. São bolas de Cladophora que é uma alga verde.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

deves então usar um fertilizante que contenha os nutrientes macro (NPK) pois neste momento só tens os micro. Uma vez por semana é suficiente.

 

O que não podes enterrar é o rizoma. Se estiver tapado apodrece. Se conseguires fixar as raízes das anúbias ao substrato sem enterrar o rizoma e se ela se aguentar então não há problema, mas normalmente não é fácil.

 

Só um pequeno detalhe - as bolas de musgo normalmente não são bolas de musgo. São bolas de Cladophora que é uma alga verde.

 

abraço,

 

GM

 

Hmm ok já agora poderia-me explicar a diferença entre micro e macro fertilização ?

Quais os produtos melhores para o efeito ?

 

Agradecido,

José Figueira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá José,

 

há toneladas de informação sobre macro e micro elementos.

 

Basicamente:

macroelementes são aqueles usados pelas plantas em grandes quantidades: Azoto, potássio e fósforo (ou NPK).

microelementos são aqueles que são necessários mas não em tão grandes quantidades: Ferro, manganês,....

Depois há ainda alguns elementos que não são bem macro nem micro: Magnésio e Cálcio. O cálcio "normalmente" está presente em quantidades necessárias na água da rede pública. O magnésio por vezes é necessário acrescentar um pouco.

 

Existem vários produtos comerciais - certifica-te que quando comprares os produtos têm um pouco de todos os elementos:

Tropica Plant Nutrition - 2 versões (TPN+ e TPN). Um só com micros e outro completo com macro e micros.

Elos Planta 1 e 2 - Um para macros e outro para micros.

e muitos mais (ADA, Seachem, etc) ....

 

Eu faço os meus próprios fertilizantes pelo que não tenho grande experiência com as marcas mas os que mencionei têm boas referências. Mas há muitas outras marcas para além das que indiquei.

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais