Teste de KH da JBL


Recommended Posts

Boas,comprei hoje um teste de KH da JBL,mas nao consigo interpretar os resultados,ja fiz varias pesquisas,e ainda fiquei mais confusa,á pessoal que diz que se deve multiplicar o numero de gotas por 10,outros que se deve multiplicar por 17.

 

Por exemplo na tabela em baixo que tirei de uma pagina da net como faço para interpretar? No teste de KH usei 5 gotas e tenho um PH de 7.2,o aquário não tem nada a não ser plantas e Co2,esta montado desde sábado.

 

tabela_co2_ph_kh.gif

 

 

Tabela retirada de: http://ww.reefcorner..._ph_x_co2-48049

 

Obrigada pela ajuda dispensada.

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas tu queres saber o kH ou o CO2?

 

Não conheço o teste do kH em causa mas é suposto dizer no panfleto de informações. O problema é que há mais que uma escala de medição (graus alemães, ppm CaCO3,...) e esta depende do teste.

 

Depois de saberes o kH em graus alemães podes comparar com o pH na tabela mas esta não é assim tão fiável pois num aquário há mais coisas que podem afectar o pH além do kH. Por exemplo, se tiveres troncos vais ter um pH mais baixo do que seria de esperar o que depois afecta a leitura do CO2. Para este, tens que usar um drop-checker que não é mais nem menos que uma solução referência com um kH = 4 e um teste de pH. Neste caso, não há interferência de outras substâncias pois usas uma solução referência.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O kh mede o kh, não se pode usar essa tabela para saber o co2 dissolvido na agua.

O kh da os carbonatos disponíveis e é evidente que o co2 influencia o kh no entanto não da o valor de co2 na agua.

Para isso como dizeram e bem existem os drop checker que se usar uma solução com o kh a 4 em vés da agua do aquario tera uma medida mais realista, os drop checher so vão detectar o co2 que se liberta da agua "isto porque é um gaz" que é o que queremos medir mas saliento que mesmo assim não é certo .

 

Não se pode usar essa tabela para determinarmos se temos co2 suficiente ou não.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O kh mede o kh, não se pode usar essa tabela para saber o co2 dissolvido na agua.

 

o kH não mede o kH. Mede a alcalinidade. Nunca se deveria ter chamado kH logo de início. Mas pronto ficou e está para durar. Mas está errado. Mas também, o que a gente quer é mesmo a alcalinidade e não o kH.

 

e é evidente que o co2 influencia o kh

Na prática não altera nada! Nem kH, nem gH,... nada a não ser o pH. Tenho a química explicada na parte da fertilização!

 

os drop checher so vão detectar o co2 que se liberta da agua "isto porque é um gaz" que é o que queremos medir mas saliento que mesmo assim não é certo . Não se pode usar essa tabela para determinarmos se temos co2 suficiente ou não.

 

Errado. Os drop-checkers vão medir o pH numa solução referência com um kH4. De acordo com o co2 dissolvido nesta solução o teste do pH indica: azul (pouco CO2), verde (bom níveis) ou amarelo (demasiado).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais obrigados a todos pelas explicações , entao é assim o erro foi meu ao pesquisar na net fiquei com a sensação que o phxkh tinha a ver com o CO2 presente na agua.

Neste teste que comprei ontem vem em graus alemães e foi isso que nao percebi muito bem ou seja eu ontem usei 4 gotas ou seja kh=4 correcto ???

Já agora com um valor de kh=4 e um ph=7.2 só tem plantas, e um bom valor?O aquario esta em funcionamento a menos de 1 semana e com CO2 de botija a funcionar cerca de 9 h .

 

Vou entao pesquisar um vou fazer um drop cheker.

 

Obrigada

Ana Domingos

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tirando algumas (muito poucas) plantas (e.g. Tonina sp.) tanto a dureza como o pH não tem qualquer importância.

 

O que interessa é a relação entre luz, co2 e nutrientes. A alcalinidade (kH) apenas te diz a capacidade que a tua água tem para absorver flutuações de i.e. pH. Mas há mais agentes tampão num aquário que não só os carbonatos (e.g. fosfatos). Não penses muito nisso. Mede o gH da tua água e mete peixes de acordo. Fora isto, dá as melhores condições às tuas plantas e não te preocupes com o resto.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada GMartins,

Vou fazer um drop cheker mas aqui nao nenhum tutorial , o único que encontrei é um frasco de verniz! E a outro membro que também esta a tentar fazer um.

 

Sabes de algum ? A parte da receita há percebi, nao consigo é perceber bem e como fazem o frasco que entra dentro do aquario!

 

Obrigada mais uma vez pela atencao

 

Ana

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

é só pesquisar no google.

 

Por exemplo:

 

Já agora. Existe relação entre pH, kH e CO2 mas a relação não é assim tão simples.

 

A relação entre o pH e o kH influencia o co2

o kH influencia o pH mas o inverso não é verdade.

o CO2 influencia o pH mas não o kH

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

o kH não mede o kH. Mede a alcalinidade. Nunca se deveria ter chamado kH logo de início. Mas pronto ficou e está para durar. Mas está errado. Mas também, o que a gente quer é mesmo a alcalinidade e não o kH.

 

 

Na prática não altera nada! Nem kH, nem gH,... nada a não ser o pH. Tenho a química explicada na parte da fertilização!

 

 

 

Errado. Os drop-checkers vão medir o pH numa solução referência com um kH4. De acordo com o co2 dissolvido nesta solução o teste do pH indica: azul (pouco CO2), verde (bom níveis) ou amarelo (demasiado).

 

Abraço,

 

GM

 

Correcto, devia estar a pensar com os pés... :sorry:

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gmmartins, obrigada pela tua disponibilidade a responder as perguntas, eu ainda nao vi o vídeo pois estou a trabalhar!

Logo já vejo como e que isso funciona.

 

Obrigada

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Correcto, devia estar a pensar com os pés... :sorry:

 

Um abraço

 

;)

 

 

Gmmartins, obrigada pela tua disponibilidade a responder as perguntas, eu ainda nao vi o vídeo pois estou a trabalhar!

Logo já vejo como e que isso funciona.

 

Obrigada

 

no problem!

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.