Invasão das Algas? "Invasion of the planet of the algae?" :)


Recommended Posts

Boas Tardes...

Venho pedir alguma ajuda aos mais entendidos para perceber o que se está a passar com o meu aquário...

 

De á alguns tempos para cá começaram-me a aparecer algumas algas verdes e algumas cyanos no aquário.

Tendo em conta que o mesmo ainda é relativamente recente em termos de água pensei que elas acabassem por morrer e desaparecer...

 

No entanto começo a ficar algo preocupado, visto que não só não estão a desaparecer como me estão cada vez mais a aparecer as ditas algas verdes (tipo relva), as cyanos e umas filamentosas...

 

Sei que ainda estou um pouco limitado de equipa de limpeza (apesar de ter colocado nesta semana 2 camarões de riscas brancas e outros 2 camarões de aptaisias para se juntarem aos 2 vermelhos que já tinha).

Vou ter que reforçar com urgencia a minha equipa de limpeza, com mais hermitas e mais turbos, a ver se eles me comem as algas.

 

A questão aqui é... Será que é normal estas algas que apresento nas fotos abaixo? Indico também que parei com todos os produtos até que perceba o que está a causar o problema.

 

dsc00286aw.jpg

 

dsc00287md.jpg

 

dsc00288uz.jpg

 

dsc00289no.jpg

 

Esta é uma imagem do fundo preto do meu aquário... yack....

 

dsc00290gl.jpg

 

Obrigado a todos pela ajuda que me possam dar....

 

Cumprimentos,

 

Paulo Eduardo

assinatura.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Baos,

 

As minhas lampadas quando começaram a aparecer as algas tinham cerca de um ano. Entretanto comprei uma calha á mais ou menos 15 dias e as lampadas são todas novas.

Eu todos os dias aspiro as algas que consigo, e vou limpando com uma escova de dentes mas elas continuam a aparecer.

 

Cums

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Estava exactamente com o mesmo problema até que comecei a cortar na alimentação.

O resultado é que o alimento para as algas diminui. Também os peixes(em particular o Zebrassoma) que não lhes tocava começou a ir procurar alimento no aquário e a limpar as rochas.

De há duas semanas para cá que têm vindo a desaparecer e se comaça novamente a ver a rocha...

 

A minha ajuda tem sido de retirar os pedaços maiores coma mão.

 

Cumps.

90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem amigos é a minha primeira intevenção neste forum e já agora estou com o mesmo problema das tais algas verdes algumas mais altas puxoas com a mão outras e de facto com a escova de dentes mas tb não estou a ver grandes resultados vamos ver.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, eu já cortei na alimentação, neste momento dou comida em pouca quantidade de 2 em 2 dias, já diminui o tempo de luz, mas não noto nenhuma melhoria.

A escova de dentes é eficaz, mas deixa a agua muito suja, cheia de algas, estou tentado em apagar as luzes por uns dias a ver se isto melhora.

 

CUmps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...

Viva, eu também tenho esse problema, mas penso que desligares a luz, se tiveres corais, não sei não. O meu problema, creio eu foi a água de reposição e TPAs, que após ter efectuado análise de fosfatos da mesma, os valores estavam a meio da tabela, e é água de uma grande cadeia de supermercados, moral da História, andei alguns meses valentes a deitar fosfatos para o aquário. Actualmente os meus vidros estão forrados de algas verdes filamentosas, tapetes bonitos, com grandes tufos que agarram as partículas, enfim um autêntico desastre, até as xénias que estavam explêndidas murcharam, penso que por disputa de alimento disponível com as ditosas algas. Na ultima semana deitei mãos ´`a obra, e começei por aspirar as algas dos vidros e da parede da coluna seca, alterei as disposição das rochas vivas a fim de circular melhor a água, estou a adicionar guerra biológica com bactérias, tirei da sump tudo o que poderia reter partículas, e vou por UV durante ( e só durante ) algum tempo na ump para eliminar os esporos soltos aquando as aspiradelas. Fazer uma boa TPA e ...arranjar uns Turbos...que tenho que ver ai quem tem.

 

O que acham da estratégia adoptada??

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

os ultra violetas servem para "matar" as algas, más e boas, penso que por isso não se deve utilizar durante muito tempo. Acontece que as algas libertam zoosporos capaz de gerar nova alga, é uma das formas de reprodução que têm. Por esse facto cada vez que lhes tocamos, ou varremos ou aspiramos, existe sempre a possibilidade de serem libertados no aquário esporos, dai o interesse da UV, quando bem utilizada. ( mas isto é uma opinião minha )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo com o UV ligado uma boa parte dos esporos não passam na UV e acabam por se agarrar a qualquer lado que possam. A melhor forma de controlar as algas é retirar-lhes os nutrientes. Se colocares um aqua novo com agua salgada e ligares as luzes... todo o tipo de algas vão surgir. É claro que algumas só mesmo quando se colocam rocha, areia e outros vivos é que surgem... mas depois de entrarem é muito difícil combatermos as ditas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Continuo com as algas apesar das inúmeras tentativas. Actualmente tenho midia anti-fosfatos , mas não está a resultar, a agua de TPA e de evaporação que coloco não tem fosfatos nenhuns, já tentei tudo mas nada, estou a pensar fazer um reset ao aquário e começar de novo...mas queria evitar isso pois já me doi a cabeça só de pensar na trabalheira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relembra que água usas para reposição. Já cedeste à osmose?

 

Quanto tempo tem o aquário?

 

Mudas de água com que água e com que frequência?

 

Iluminação? T5's? que lâmpadas e com quantotempo?

 

Litragem e que peixes tens no aquário?

 

Isto já ajuda o pessoal a ser capaz de te ajudar...

 

Abraço

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, ainda não acedi à osmose, enfim provavelmente já era altura disso, durante um ano ( o aqua tem 1 ano e 3 meses ) fazia as TPAs com água de um hipermercado, que após 1 ano, decidi fazer o teste de fosfatos, e no meu teste indicava 0,50 ( terçeira cor na escala monocromática do referido teste -Aquili- a escala tem seis cores), então mudei para outra marca de água que após análise dava 0,00 ( primeira cor ). O Aquário tem sensivelmente 270 litros e faço TPAs de 30 litros de 15 em 15 dias. Os vivos são seis de tamanhos que não ultrapassam os 5 cm ( dois palhaços- duas donzelas dominó-1 frenatus gde e 1 pq e duas lassárias), com alimentação 2x , sem exageros. Tenho uma lãmpada t8 de 38 wats, de uma marca conhecida, com indicação para corais, penso ter 12000 KV e 1600lm, mais duas barras estanques de leds branco frio de 8000-10000Kv e três lãmpadas de leds de 6000 Kv e duas tiras de leds azuis ( normais- flexíveis ). A luz está ligada oito horas por dia no aqua e a sump tem uma iluminação alternada tambem oito horas para o mangue e macroalgas. Os nitratos estão a zero, o Kh adequado para água salgada 110-125 mg/lt, os fosfatos na segunda escala monocromática, logo a seguir a zero, o cálcio está dentro dos parametros mas mais para o limite.

 

De início surgiram algas avermelhadas ( cor de vinho ) que desapareceram dando paulatinamente lugar ás verdes filamentosas que ocupam o as rochas e a coluna seca, mas existem tambem castanhas nos vidros, tudo semelhante ás imagens que o colega no inicio do post colocou.

 

O areão é sugar size e quando é mexido liberta imensa poeira, bem como a rocha viva....

 

Há quatro meses atrás as xénias tiveram um boom de crescimento , até dava gosto ver , para começarem a definhar , neste momento estão emurchidas , enquanto ao que seria de esperar a euphilya está com uma " cabeleira brutal".

 

O escumador deita muita porcaria, sempre com espuma , da marca jebo para 300/400lt. tenho duas bombas no tanque principal , uma de 6 a 8 mil litros por hora, outra mais pequena e...a corrente da água de retorno. A coluna seca está sempre com os pentes cheios de algas que por vezes tresanda a algas.

 

Foi a melhor maneira de descrever o meu aquário.

 

Agradeço comentários

 

Obrigado

Editado por roaz corvineiro
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Da pior maneira apercebi-me da importância da osmose.

 

Durante os 8 primeiros meses do aquário usei água da torneira para fazer as reposições. O teste de fosfatos e de silicatos davam Zero.

 

Semanalmente arrancava algas das rochas e andava de escova de dentes empunho.

Como já te apercebeste fazer isso uma ou duas vezes é sem problema mas ver ao fim de uma semana tudo na mesma é bastante demotivador.

Mudei para Osmose e ao fim de 1/2 meses dificilmente se vê uma alga nas rochas, cianos nunca mais apareceram e acabou-se a escova de dentes.

 

Logo, aconselho-te ou a comprares uma osmose oua pedires água de osmose durante 2 meses para veres a diferença.

 

A segunda coisa que te aconselho é a sifonar a areia.

Ou compras uma coisa destas ou improvisas com uma garrafa e um pouco de mangueira.

SIFAO_ASPIRADOR_4fc1610aae59b.jpg

 

 

No areão está acumulada uma quantidade grande de detritos , de fosfatos e de mais uma data de coisas menos boas.

 

Fazias umas duas TPAS sempre a aspirar o areão. Ao veres a côr da água que sai verás a importância de o fazer.

 

Agora...faz isto e espera 1/2 meses para veres resultados... As coisas não são imediatas.

 

Já agora que peixes tens no aquário?

 

 

Quanto à luz não te sei dizer uma vez que percebo alguma coisa das T5's e de HQi's mas não em estebndo além disso.

 

De que zona és? Há aqui sempre malta disposta a ajudar!!!

 

Abraço.

Editado por goncalo.zamith
90be7b96aa898d6ef0ae364609eb9cceu233a216.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, agradeço a resposta.

 

Relativamente ao areão o meu problema é que como é pequeno ,quando aspiro, aspira tudo inclusive o substrato, se tento por uma rede entope, é sempre uma carga de trabalhos. os peixes suas dois palhaços, dois frenatus, duas donzelas e duas lassárias da costa.

 

Quanto à água de osmose, é um caso a ponderar, vamos ver o que faço.

 

obrigado pelo contributo

 

Roaz corvineiro , Cidade Museu- Évora

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Xiiii... faz-me lembrar o meu inicio de aquário... algas verdes por tudo o que é lado... bryopsis e derbesia...

 

Li e reli em vários fóruns internacionais... a quantidade de pessoas a fazerem resets por causa disso.

 

Passado pouco mais de 2 anos, nem vê-las... mas deram muito trabalhinho... como foi aqui referido anteriormente a única maneira é mesmo tirar-lhes os nutrientes.

 

O que fiz:

 

1- retirar o máximo de algas possíveis com as mão... evitar deixá-las no aquário... preparas um balde com água doce e consoante tiras do aquário deixá-las nesse balde... evitar esfregar a alga dentro do aquário, isso só vai fazer propagar mais;

2- adquiri 2 produtos: osmose + reactor com NP Biopellets... usei também umas bactérias + fonte carbono...

 

Claro que não é uma solução para curto prazo, levou-me uns 2 meses para começar a ver resultados e uns 4 para eliminar de vez... mas a paciência é uma condição neste hobby.

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O escumador deita muita porcaria, sempre com espuma , da marca jebo para 300/400lt. tenho duas bombas no tanque principal , uma de 6 a 8 mil litros por hora, outra mais pequena e...a corrente da água de retorno. A coluna seca está sempre com os pentes cheios de algas que por vezes tresanda a algas.

 

Boas

 

Todas as sugestões que te deram são válidas, mas o que me chamou a atenção foi a tua frase sobre o escumador.

 

Se o que tu dizes está correcto, lamento dizer, mas acho que o escumador que tens não é suficiente para o aquário e a biologia que ele comporta. Um escumador não pode estar sempre a retirar "porcaria", pois isso indica que está sempre o funcionar no máximo e isso significa que não vai tirar mais do que isso.

 

Um escumador mostra que é suficiente para um aquário, quando depois de algum tempo (dias, semanas ou meses), a espuma que sai é praticamente branca (isto se a manutenção do aquário for estável).

 

Quem pensa que tem um escumador que tira sempre muito “lixo”, deve tomar isto em conta.

 

Já agora, deviam criar um tópico novo e individual, pois fiquei sem saber a quem respondi :tongue:

 

Cumpts

Editado por VitorMT

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva, foi a mim! Obrigado pelos contributos, vou ter isso em atenção e pôr de lado o reset do aqua, pelo menos por enquanto. Vou verificar a espuma do escumador, mas realmente penso que o aparelho tira sempre porcaria, pois todas as vezes que tiro a taça de recepção , está sempre com uma massa, meio húmida,. verde escura e tresanda bastante. Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais