Drop Checker CO2


Recommended Posts

Boas pessoal estou a pensar fazer um Drop Checker para medir o CO2 já li varias coisas e não entendi em como fazer a mistura em relação alguns produtos!

 

No que li falam de água destilada, estamos a falar da água destilada por ex para carros? (aquela que se mete na bateria)

 

Reagente de pH que vá de amarelo para ácido e azul para alcalino, tenho o meu teste de PH que vai de 6.0 a 7.6 penso que serve certo?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 52
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas,

Pelo que li pela net, já em vários sítios(e é a que vou fazer para o meu dropchecker), para fazer uma solução para o drop checker é necessário água destiliada, bicarbonato de sódio e reagente de pH que contenha azul de bromotimol.

1º - Procurar uma solução com 40 dkH, para isso precisa-se de 1,2 gramas de bicarbonato de sódio por 1 litro de água, mas se fizeres 2,4 gramas por 2 litroas, mais precisa será a solução...

2º - Tirar 50 ml da solução feita anteriormente e misturar com 450 ml de água destilada fazendo assim uma diluiçao a 1/10 ficando com 4dkH.

3º - Depois de termos a solução com 4dkH, medir 5 mL, usar um teste de pH (com azul de bromotimol)e meter perto do dobro das gotas recomendadas, para uma maior facilidade de leitura dentro da drop checker.

Penso que assim se conseguirá uma solução de indicador de pH a colocar no dropchecker. se algo tiver errado alguém que corrija.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está tudo certo o que o Captain disse. Se tiveres acesso a uma balança de precisão podes apenas juntar 30 mg de bicarbonato a 250 ml de água destilada e já está.

A razão por detrás é que tens que ter uma solução de referência com um kH = 4. Só assim é que a cor verde corresponde a cerca de 30 ppm de co2.

 

Atenção que convém mesmo ter acesso a uma balança pois mais grama menos grama não dá certo.

 

 

boas amigo só não entendi a solução de ph com bromotimol?

 

Vulgo teste de pH que é composto por azul bromotimol

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

está tudo certo o que o Captain disse. Se tiveres acesso a uma balança de precisão podes apenas juntar 30 mg de bicarbonato a 250 ml de água destilada e já está.

A razão por detrás é que tens que ter uma solução de referência com um kH = 4. Só assim é que a cor verde corresponde a cerca de 30 ppm de co2.

 

Atenção que convém mesmo ter acesso a uma balança pois mais grama menos grama não dá certo.

 

 

 

 

Vulgo teste de pH que é composto por azul bromotimol

 

Abraço,

 

GM

 

Boas GM pois balança de precisão e que cá não há só tenho a vulga balança...

 

o que tive a ler foi isto

 

02 litros de água destilada.

6 gramas de bicarbonato de sódio.

Reagente de pH que vá de amarelo para ácido e azul para alcalino.

 

Preparo:

 

Misture 6 gramas de bicarbonato de sódio com 1 litro de água destilada para fazer a 1º solução. Pegue 20ml desta 1º solução e misture a 980ml de água destilada. A água destilada será nomeada de "solução padrão de KH 4". E deverá ser reservada para uso no drop checker. Misture 5ml da solução padrão e coloque o dobro da proporção que é usada nos testes de pH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É capaz de estar certo. A diferença é que nessa e na receita do Captain tens que fazer uma solução e depois fazer uma diluição. No meu caso é directo - é só dissolver o bicarbonato na água e pronto.

 

30 mg de bicarbonato - 250 ml de H2O

60 mg de bicarbonato - 500 ml de H2O

120 mg de bicarbonato - 1000 ml de H2O

 

É tudo o mesmo só depende da quantidade que queres fazer.

 

Se não tens acesso a uma balança de precisão então aconselho-te a usar as outras receitas pois é mais fácil de medir 1 ou 2 g do que x mg em balanças normais.

 

De qualquer forma, depois de fazeres a solução mede o kH e certifica-te de que é 4.

 

Esta solução também é vendida em algumas lojas.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então se eu encontrar uma agua minera de 4kh serve? e que a agua do aquario esta a 4kh :)

 

cumps!

 

Em princípio não. Há outras coisas que afectam o pH além do kH. Por isso se usa a solução referência que é água basicamente pura mas com uma alcalinidade de kH = 4. Tudo o resto que possa influenciar a relação é assim posto de fora da equação.

 

Abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sendo assim vou comprar já um pronto ia fazer um diy mas a balança da minha mãe só mede de 25 em 25 kg depois pode ser que encontre um balança barata com o tempo :)

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

gmmartins, quando falamos em h2o, falamos em água destilado não é? Com água de osmose tb servirá?

Abraços

Editado por CaptainStuck
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas sempre consegui uma balança de precisão sendo assim vou fazer mesmo um diy Vou usar então 120 mg de bicarbonato - 1000 ml de H2O, mas quantas gotas uso o dobro das que faço o teste do ph?

 

Já agora GM da mais o menos para quanto tempo de leitura esta solução?

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

fazes a solução com o bicarbonato e a H2O destilada. Daqui tiras um pouco para o drop-checker (DC) e guardas o resto de preferência num local sem luz. Juntas ao DC 3-4 gotas. É indiferente quantas são. Se meteres mais fica um azul mais escuro e provavelmente nota-se melhor. Isto é um simples teste de pH.! Vai experimentando.

 

A duração eu acho que ainda é grande. Eu costumava mudar todas as semanas mas neste momento tenho o meu há já 1 mês e parece continuar a funcionar. Pelo menos, está azul de manhãzinha, verde quando as luzes ligam e amarelo quando as luzes desligam.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas gmmartins

Existe assim uma variação tão grande no teu ph? o meu costuma estar quase sempre verde/amarelado... Tens muita massa vegetal? as plantas não deviam compensar durante a noite com o co2 que elas produzem?

abraços

CR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

provavelmente sim... nunca me dei ao trabalho de medir (neste aquário - leia-se). Aliás não tenho teste nenhum além do gH mas acho que já deve estar fora de validade.

 

Tenho alguma massa vegetal sim (vê nos nanos). O que acontece é que eu tenho muita agitação de superfície pelo que quando acabo de injectar co2, este desaparece num instante ao promover as trocas gasosas. Para além disso, eu desligo a injecção de co2 2 horas antes das luzes. Por isso, o co2 é consumido pelas plantas antes da luz apagar. Não te esqueças que os drop-chckers te indicam a concentração de co2 que estava há 2-3 horas atrás e não o que está na altura em que vês.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas !!

Também vou fazer drop cheker, seguiste qual tutorial aqui do forum para fazer ??

Já pesquisei alguns, a receita e fácil, agora o frasco e ke ainda nao percebi bem!

Obrigada

Ana

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá boas !!

Também vou fazer drop cheker, seguiste qual tutorial aqui do forum para fazer ??

Já pesquisei alguns, a receita e fácil, agora o frasco e ke ainda nao percebi bem!

Obrigada

Ana

 

umas das maneiras que tenho na cabeça ainda não sei se da resultado mas vou tentar e posto os resultados,

 

a ideia consiste no seguinte "roubar" um franco de verniz da unhas a minha rima :) já reparei que ela tem la um de 8ml era o ideal :)

 

passar uma caneta pelo buraco isso não tentei mas a olho penso que a caneta passa la, não encostando ate cima, colar a caneta na parte de baixo onde tem a rosca do verniz, e ta feito eu penso que vai dar...

 

o único se não vai ser aturar a minha irma :)

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Só ainda nao percebi e como é que se constrói o frasco com o liquido lá dentro!! Faz lá isso para depois me ensinares lolool.

Ana

Friendship is a golden gift cherished above all life's treasures!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já esta quase pronto vou tirar uma fotos para depois entenderes só gostava que alguém desses a opinião sobre o diâmetro da entrada de ar, gostaria de saber se tem influencia no resultado, é que em vez da caneta dava mais jeito meter uma palhinha...

 

alguém que tenha um é que se podia prenunciar :)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

acho que a diferença não vai ser significativa. No entanto, em termos teóricos, quanto maior a superfície maior será a taxa de trocas gasosas entre água - ar - água. Logo, a velocidade de resposta na variação da cor dentro do drop-chcker deverá ser proporcional ao diâmetro da abertura. O que eu não sei é se em termos práticos isto se reflecte em diferenças de segundos, minutos, dezanas de minutos ou horas. Conclusão, tenta criar a maior superfície que consigas. Quer na parte exterior, quer na parte interir do DC.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas bem arranjei uma palheira das caipirinhas assim obtenho um maior diâmetro , de resto acho que só consigo tirar as

conclusões depois de pronto...

 

obrigado GM

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ficam aqui as imagens como prometido ainda não testei mas acho que tem tudo para funcionar só tenho imagens do projecto terminado mas penso que da para ter bem a ideia como fiz qualquer duvida também estou por aqui ;)

 

21102011052.jpg

21102011053.jpg

21102011054.jpg

21102011056.jpg

 

Cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

bem pensado;) ja o meteste dentro de água para ver se funciona?

Hoje tive a fazer a solução com kh= 4, fui à farmácia comprar agua destilada, medi o kh, e vinha com um kh de 2 :S acrescentei um bocado de bicarbonato de sódio e consegui um kh=4... haverá problema de "água destilada" vir com um kh de 2?

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim dentro de agua não há fugas amigo dentro da tampa esta tudo colado com silicone para aquários a palheiras esta colada aquele vedante, que vem com o pincel das unhas esse vedante estas colado a tampa ;)

 

eu também comprei agua destilada mas para carro na designação diz bi-desmineralizada não sei o que quer diz mas ainda não medi o Kh dela mas penso que não terás problema dês que deixes no 4kh

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.