Aquario antigo... a estrear! Ajuda


Bruno Vilhena

Recommended Posts

  • Replies 158
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Que tipo de rochas procuras?

Mais arredondas? mais irregulares? planas?

Se fosses de mais perto... aqui não faltam "calhaus" que servem para aquários....

Quanto as rochas DIY, há maneira, fazer em esferovite, depois envolves com cimento cola... como já disse anteriormente, quanto mais natural melhor ;) (pelo menos para mim...)

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está combinado!

 

Eu preferia umas rochas assim maiorzitas, acho que mais para o xisto. Por outro lado, como o substrato é escuro, talvez algo branco ficasse bem, também.

 

Mas, apesar de ser um desajeitado na maior parte dos trabalhos manuais, gosto de meter mãos à obra e realizar algumas coisas. Se for assim mais para o "tosco", como seria criar uma rocha, melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas caro amigo,

vou te dar um conselho, deves planear tudo muito bem, fazer uma lista do que pretendes colocar no aquário e tentar recrear o layout no papel... ou no pc! Dá uma vista de olhos por muitos aquários que andam por aí.. Porque é assim é mais fácil caíres no erro e gastar dinheiro desnecessariamente. Tás naquela fase de querer que as coisas comessem a ganhar forma rapidamente, como percebo ;)

 

vê estes layouts definidos pela tropica para plantas de fácil manutenção...

 

http://www.tropica.com/layouts/green-label-plants.aspx

 

abraços e boa continuação com esse aquário

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é isso que vou fazer. Entretanto acho que vou ter de comprar um termómetro porque não atino com a temperatura da água.

Se o termostato estiver nos 28 e com tudo fechado, aquece bastante e pode estar a ocorrer aquilo que a SusanaPaço referiu de se estarem a perder gases importantes. Se estiver meio aberto, acho que deve andar por volta da temperatura ideal. Se estiverem as duas tampas abertas dá ideia que a água arrefece bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta!

 

Bem, tenho tido um problema que pensei que estabilizasse mas não. Parece que as plantas não se conseguem agarrar ao substrato. De vez em quando lá anda uma ou duas a boiar à superfície. Lá vou eu enterrá-las um pouco mais fundas mas o problema persiste e hoje, das plantas que ainda não se tinham soltado, apareceram várias à superfície.

 

Uma dose de paciência chega ou estou a fazer algo incorrecto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há algumas plantas que reagem assim, o truque que usei até elas enraizarem foi colocar um bocado do substrato sobre elas (fazes tipo "chuva' sobre elas para que alguns grãos segurem as plantas)

Editado por SusanaPaço
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Realmente é chato isso, como o sei... Sei quehá à venda umas pecas q ajudam na fixação... Mas podes sempre optar por uma solução DIY, como atar um molho com aquelas braçadeiras de plástico.. E enterrar no substrato, sempre ficam melhor fixadas, abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola pessoal!

 

Espero que a seman esteja a correr bem.

 

E o seguinte: apareceu-me um caracol no aquario. Nao sei se haverao mais. Em algumas plantas nota-se que as folhas desapareceram. Terao sido estes artistas?

 

O que faço com eles? Deixo-os andar ou faço uma caracolada ca em casa?

 

Cumprimentos a todos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

onde há um caracol há uma família numerosa inteira! :) Podes ir retirando os que vais encontrando, mas controlar a quantidade de comida que dás aos peixes é essencial, tudas as sobras são comida de caracol, se sobrar muito às tantas o nº de caracóis parece que explode de um dia para o outro e torna-se mais difícil controlar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia!

 

Bem, já se veêm uns quantos, principalmente "bebés". Tenho receio de me estarem a comer as folhas, embora ainda não os tenha apanhado em flagrante. Geralmente andam pelos vidros.

 

Confesso que inicialmente fiquei contente, pois foi a 1ª forma de vida animal no meu aquário eheh. Mas não sei o que fazer. Se não estiverem a fazer estragos não me importo de os deixar andar.

 

Que devo fazer?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou apologista de ter uma equipa de caracóis para limpeza do aquário. Foram eles que permitiram controlar as algas que existiam no meu aquário. Tenho 7 ou 8 planorbis corneus já com alguma dimensão (o maior é do tamanho da unha do dedo grande).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal!

 

Espero que estejam todos bem.

 

Resolvi vir fazer um update ao meu aquário. Tenho algumas notícias, algumas melhores, outras piores. Vou acompanhando com fotos.

 

Para começar, aí vai a vista geral:

 

p1020639k.jpg

 

Estes "pinheirinhos" (não sei bem o que são) estão a crescer imenso! Acho que já duplicaram o seu tamanho desde que chegaram ao aquário. Penso que isso seja um bom sinal. Alguns já estão a tocar a superfície. Se calhar devia podá-los, não? É que não faço ideia de como se faz...

 

p1020640rr.jpg

 

Por outro lado, quer o musgo de Java quer o outro tipo de planta não parecem nada bem. O musgo está com uma cor escurecida e parece que não vai durar muito. As outras plantas, parece que diminuiram de tamanho (acho que o que aconteceu foi que os caules foram quebrando e cada vez que eu as enterrava novamente iam ficando, naturalmente, mais para baixo). Há umas partes que parecem querer renascer, mas acho que não vale a pena ter grandes esperanças.

 

p1020641me.jpg

 

E para finalizar a reportagem fotográfica, aí vai uma foto de um dos novos moradores do bairro. Já contei 6, uns maiores, outros mais pequenos. De vez em quando desaparecem e já só vejo 2 ou 3 mas depois lá aumenta a contagem. Acho que alguns estão a ser sugados para a biobox. Não sei se isso é bom para eles ou não. Sempre que posso vou lá buscá-los. Gosto de os ver pelo aquário:

 

p1020643k.jpg

 

Por fim, outra dúvida (a acrescentar à questão da poda): reduzi o nível da bomba de água. Parecia-me forte, tanto que as plantas que ficavam na linha do jacto de água ficavam curvadas até ao substrato. Contudo, reduzindo um nível, parece-me fraco. Há alguma maneira de saber qual o nível ideal?

 

Obrigado a todos ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo tens e bastantes raízes a sair para a clona da agua penso que enterraste pouco quando podares tenta mandar enterrar mais um pouco isso quer dizer que a plantas não esta a conseguir ir buscar nutrientes ao substrato e assim vai buscar os nutrientes a clona da agua, mas não faz mal nenhum ;)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo,

As plantas as quais chamas pinheiro, são cabombas carolinianas... Como já tinha dito, com pouca luz elas têm tendência a tombar, como já se vai vendo. Por vezes lançam umas raízes pelo caule de forma a assimilarem mais nutritentes... tal com a outra planta, acho que não tens luz suficiente para essas plantas... devias apostar em anubias e fetos... quanto ao musgo acho que estar a escurecer deve ser derivado do aparecimento de algas nele... Acho que deves apostar com mais força em plantas, deves arrancar o aquário com muitas plantas, para eles começarem a consumir todos os nutrientes disponíveis...

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.