Aqua e sump com caixas vodafone (6+2= 40l)


Zaratrusca

Recommended Posts

Este projecto iniciou-se com a vontade de fazer reprodução de camarões de várias espécies, e como tal queria separá-los, mas ter uma aqua apenas com 5 litros ia ser muito instável, como tal decidi ler alguns tópicos de DIY e começar o meu próprio aqua com caixas da vodafone.

Depois de alguma pesquisa e de alguns desenhos e contas, surgiu o primeiro projecto na minha opinião com pernas para andar:

 

renderaqua.jpg

 

 

 

A ideia era tão simples como arranjar 8 caixas vodafone, 6 para o aqua e dua para a sump, fazer um buraco (depois das contas) a 12,9 cm de altura para por o tubo de queda da água para a sump. Sump essa que estaria dividida em 4, para as diferentes matérias filtrantes, e uma ultima para ter a bomba que me faz o retorno da água. Primeiramento pensei em interligar todos os cubos, mas depois preferi criar um "circuito" de água, assim ela entra no primeiro cubo, e obrigatoriamente passa por todos até chegar ao tubo de descarga, conseguindo assim circulação de água em todos eles.

 

Arranjadas as caixas, foi hora de fazer furos no centro de algumas paredes, depois lixar essas paredes por fora para o acrílico ficar rugoso e o silicone aderir melhor. Depois de todas coladas fiz o primeiro teste com água, tudo correu bem e não havia fugas nenhumas, então faltava colar a mangueira de descarga, na qual instalei uma ligação rápida comum do jardim, que tem uma valvula, e quando a retiro, fico com a sump pronta a ser retirada e não sai água do aqua. O passo final foi colocar uma rede em todos os buracos feitos para os camarões não irem de um cubo para o outro. Liguei tudo e mais um teste com água. O resultado foi este:

 

16102011424.jpg

 

 

De seguida a parte que eu tinha mais medo, ligar a bomba de retorno, e esperar que os caudais funcionassem em conjunto, que não ficasse sem água na sump no caso de ter mias retorno do que queda. Após uns ajustes no caudal da bomba, tudo ficou a funcionar 5 estrelas. Tirei a água, e pus a do aqua que se vê na foto ao lado, já que tinha dois meses e a agua estava em boas condições e com a ciclagem feita. Foi adicionar mais um pouco de água.

 

Depois dos testes, descobri que ter 400 l/h a entrar só num cubo gerava muita corrente, e os pobres do camarões andavam de um lado para o outro, pelo que decidi enrolar um pouco de perlon na ponta da mangueira de entrada para diminuir esse efeito, Resultado final muito bom, agua a entrar mas sem corrente excessiva para os camarões.

De seguida foi por areão e flora, e passado uns tempos comecei a adicionar alguma fauna.

 

 

Fica um video para verem o funcionamento, e uma foto frontal do aspecto final.

 

 

 

aquafrente.jpg

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Como qualquer projecto DIY, passado um tempo começamos a ver os defeitos, e como tal a tentar solucionar. Reparei que mesmo com a água a circular de um ponto de partida até á chegada que era insuficiente, para além disso, com os cubos todos abertos, tinha de adicionar pelo menos 1 litro de água por dia devido a evaporação. Sendo assim foi hora de "uma tampa, em que caísse água para todos os cubos e assim criar maior agitação dentro de cada cubo.

 

Um tubo de pvc furado em cada cubo, e cada tampa de cada cubo com um furo para a água cair. Aproveitei e juntei duas calhas led (os tempos de crise querem que se poupe, e passei de 24w para 4,7 medidos com um aparelho) ao sistema criado. Eis o resultado:

 

04112011470.jpg

 

Depois disto (como o aqua está no meu quarto), descobri que o barulho causado pela água a cair era incómodo á noite, então no furo criado nas tampas do cubo simplesmente enfiei mangueira cortada ao meio, não só não faz barulho nenhum, como é muito prático para dar de comer aos meus camarões. Assim só preciso de abrir as tampas em casos muito específicos, já que tpa's faço através da sump. Mais umas fotos com o resultado final:

 

04112011471.jpg

 

 

Como a água faz um circuito começando no primeiro aqua e passando por todos até descer para a sump, apenas fiz furos para cair cerca de 50% da água, ou seja, os outros 50% vão até ao fim do tubo e caem no aqua de entrada, para continuar a ter o circuito a funcionar, e ao mesmo tempo ter a água mais mexido nos outros cubos:

 

04112011472.jpg

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Uma coisa a ter em conta agora eu vou ter uma entrada de agua e

por cada 3 cubos, achas suficiente?

 

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei o que te diga, inicialmente eu tinha a entrada de água no primeiro cubo, e a água circulava pelos outros até chegar ao ultimo e sair, apesar de o caudal ser igual em todos, a agitação da água era pouco, e como sabemos em aquas só de camarões, depois começam a aparecer aqueles "piolhos" brancos, se era suficiente não sei, sei que com o que fiz, passado todo este tempo e sem qualquer tipo de peixe, não tenho problemas nenhuns desse genero. Aconselhar-te sobre o que fazer é complicado, apenas te posso dar feedback daquilo que tenho. E até agora está a resultar.

 

Outra coisa que aconselho é os leds, não sei se foi sorte, mas as minhas plantas crescem bem e com cores saudáveis, até as red rubin estão vermelhas, isto com menos de 5 w para 40l, e sem substrato fertil, sem co2 e sem qualquer tipo de fertilização, apenas água e camarões. Para o investimento que fiz (11 euros cada, 22 total) estou bastante satisfeito.

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Led's realmente são bons, mas 5W de Led's são 20W de uma normal. De qualquer maneira vou ver se faço alguma coisa este fim de semana.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde, aqui venho eu com mais uma actualização DIY, depois de ter de retirar as mangueiras porque os camarões subiam por ela acima, criei um problema, de cada vez que é preciso dar comida, tinham que levantar a tampa, por um a um e por a tampa no sítio.

 

Conclusão, toca de contruir uma abertura facil pata lhes dar de comer. Nada mais facil do que as aberturas dos pacotes de leite, basta fazer o buraco no acrilico, colar e já está. Aqui está o resultado final.

 

 

Cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Bom dia. Estava interessado em fazer uma sump parecida mas tenho algumas dúvidas.

Como garante a sua estanquicidade caso falte a luz e como é que consegue limpar os materiais filtrantes.

 

Se pudesse colocar umas fotos do mesmo agradecia. Parabéns pelo projecto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde. Quanto a primeira questão, como em qualquer sump, seja com coluna seca ou tubo de admisao, é preciso fazer algumad contas. Basicamente o que interessa é a altura a que fica o tubo. No meu caso ficou a 3 cm do cimo, de modo a que quando a água baixar desse nível, deixa de cair água. Depois é encher o aqua até ao nível de entrada da mangueira, e de seguida encher a sump. Quando liga a bomba a água do aqua sobe e da sump baixa. Se faltar a luz a água do aqua desce até ao nível do tubo, e enche a sump, quando passa o tubo deixa de cair e como tal a sump não transborda.

 

quanto as matérias filtrantes, a sump é aberta, basta retirar e lavar, no meu caso o tubo de admissão dá para desencaixar do aqua e normalmente pego na sump, retiro-a, lavo tudo e já está.

 

hoje não consigo mas na terça feira posso por fotos e esquema com contas que fiz.

 

qualquer dúvida é só perguntar.

 

cumps

Cumps João Rui

Aquariofilia copo de wisky:
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=194123"]Zaratrusca[/url] [url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=192429"]jpmartins[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Nunca pensei nisso!

 

Podes por o esquema é que também acho que vou precisar para fazer umas contas -_-

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

boas

 

bom projecto, ja vi que es ca dos meus em que o lema é "a pobreza obriga á criatividade"

 

ela, essa ideia das tampinhas dos pacotes do leite nao me é estranha, onde será que vi isso :lol:

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Guppies é muito pequeno!

 

Zaratrusca precisava mesmo de saber como fizeste as contas pois já cheguei a essa fase no meu projecto!

 

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Bom dia,

andei a ler o tópico, e achei muito interessante o que vi,mas eu não tenho como conseguir caixas da Vodafone, como vocês poderiam me ajudar.

moro no Brasil e gostaria de estar iniciando projetos a partir desse tópico. aceito idéias para meu início, fiquem a vontade. desde já agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais