Areia de silica


robalo 1

Recommended Posts

Boas

 

Estou a preparar uma montagem nova para os meus discos (160*55*65 ) e gostava de saber se na areia de silica se pode manter algumas plantas como Tenelus, sagitarias ,crypto e mais algumas.

Tenho lido muitas opiniões umas favoraveis outras não.

Desta forma venho pedir a opinião a quem tem areia de silica mais substrato fertil se resulta ou nem por isso

 

Obrigado desde ja

Editado por robalo 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não é o mais adequado, nem é por ser inerte, é mesmo pelos grãos serem muito finos e o solo compactar muito, o que não dá espaço para as raízes penetrarem no solo.

 

A meu ver é um mau combinado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o dan. a areia não tem qualquer problema, especialmente se usares fértil por baixo. Nãp me parece que a quantidade de areia normalmente usada seja suficiente para que a coisa fique assim tão compactada que as raízes das plantas não se possam mexer ou para criar zona anóxicas.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada um é livre de viver com as limitações que quer. Mas quando alguem diz que a areia de silica compacta e impede que as raizes cresçam, a opinião dessa pessoa não tem qualquer tipo de fundamentação, é claramente alguém que não sabe e ouviu dizer e continua a espalhar um mito 100% falso e sem base na realidade. Penso que o mito se deva à areia do rio, essa sim compacta. Mas mesmo essa é apta a manter várias plantas aquáticas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde

 

Eu tenho areia de sílica em parte de um aquário e realmente não passa de um mito, não fica nada compacta.

O único "problema" que tem é o meu pleco estar sempre a levantada com o rabo ::D: , até parece que está a nevar no aquário quando faz isso. ::D: .

 

Cumprimentos

3aquasnovo.png

                                                                                Epilif 60 litros
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só para dar um exemplo eu tive um aquário com areia de sílica e substrato fértil por baixo, quando desmontei o aquário aspirei a sílica toda e quando cheguei ao substrato fértil as raízes estavam todas bem enterradas no fértil e todas elas ficaram somente enterradas na areia de sílica por isso podes tirar tu próprio as conclusões, se a areia compacta não sei mas que as raízes penetram na areia lá isso é verdade, por isso acho que é mais um mito que toda a gente fala mas que poucos já testaram

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Muito obrigado pela ajuda.

Acabei por montar com uma boa camada de substrasto fertil e silica, as plantas que usei foram Valisnerias, Sagitarias e tenelus.

Espero que ´cresçam bem.

 

Só não sei se 4 x 54w de luz ira chegar, com co2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais