Projecto Aqua 150x60x60 + Sump + Reposição automática


D1N1S

Recommended Posts

Boa tarde,

 

Venho apresentar aqui o projecto que ando há uns tempos a planear, para fazer um upgrade cá para casa. Neste momento tenho um nano de 30l.

 

A ideia é colocar um aquário de água doce de 150cm x 60cm x 60cm, numa estrutura de ferro (tubo de 30mm), com sump (100cm x 40cm x 40cm), e com ligação ao esgoto e à rede de água para reposições automáticas.

 

Pensei em sump, pois quero que esteja já preparado para no futuro poder converter em água salgada se desejar.

 

Aqua (150x60x60)

  • Vidro 10 mm ou 12 mm com travamento francês. Alguma sugestão quanto à espessura de vidro aconselhada?
  • Coluna seca externa

Sump (100 x 40 x 40)

  • Vidro 10 mm
  • 3 filtragens mecânicas
  • 1 filtragem biológica (cerâmicas em princípio)
  • Reposição e esgoto

Iluminação

  • Ainda nada pensado. Alguém sugere algo? Tendo em conta que o aqua levará tampa.

Bomba de retorno

  • Ainda não decidido o modelo. Qual o caudal ideal? 3000 l/h?

Móvel

  • Estrutura em ferro de 30mm
  • Cobertura em MDF hidrófugo pintado ou lacado

Reposição Automática

  • A reposição automática / TPA e feita através de uma torneira ligada à canalização a entrar directamente na sump e com um caudal muito pequeno (cerca de 1 l/h), de forma a ir fazendo as TPAs e repondo a água que é evaporada.
  • Após ultrapassar um determinado nível na sump, a água sai para um tubo de esgoto. A quantidade de água que sai é regulada através da torneira de água de entrada.
  • Será colocada uma válvula tipo autoclismo na entrada, de forma a que caso o esgoto entupa, a sump não transborde.

Seguem algumas imagens do que pretendo fazer:

 

 

aqua00.png

 

aqua01.png

 

aqua02.png

 

aqua03.png

 

aqua04.png

 

O que acham?

Aguardo sugestões vossas.

 

 

 

Obrigado,

Cumprimentos,

Dinis Magalhães.

Editado por D1N1S
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

Bom projecto.

Quanto a espessura do vidro. Aconselho no mínimo 12mm.

Quanto a iluminação punha no mínimo 4x80w T5

Quanto a sump não te posso aconselhar visto que não tenho experiência com as mesmas.

Muito bom o projecto.

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde Carlos,

 

Obrigado.

Ainda faltam alguns detalhes que ando a estudar. De qualquer forma penso que o que sugeres, em termos de luz e espessura dos vidros, é mesmo a melhor opção.

Vou continuando a aguardar feedback dos membros mais experientes.

 

Cumprimentos,

Dinis Magalhães.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A reposição automática a minha ideia era ir pondo quase "gota a gota". Assim a quantidade de cloro que vai entrando é mínima, comparando com os cerca de 500 litros de água do aquário, mais os 100 litros da sump.

De qualquer forma, posso sempre colocar mais tarde um filtro de osmose inversa antes da entrada para o aquário.

 

Cumprimentos,

Dinis Magalhães.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então vê-la se tens cuidado com o cloro, senão os teus peixes :sick003::microwave:

 

Quero ver este projeto a andar pra frente... vai dando noticias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, a ideia é ir colocando aqui as novidades.

 

De qualquer forma estou em fase de estudo/projecto e é provável que muita coisa ainda venha a sofrer alterações.

 

Vou aguardando por todas as vossas sugestões.

 

 

Cumprimentos,

Dinis Magalhães.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Acho que gastas mais agua ao ter a agua a cair da sump para o esgoto porque tens parte da agua nova que entra a cair para o esgoto. Fazia uma furacão em cima na parte de baixo do aqua com um tubo com uma torneira para esvaziar e outro para meter agua, talvez seja mais util. Mesmo assim vou andar atento.

Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...