Sem escumador, sem carvão activo, sem aditivos.


Recommended Posts

Responder estava esquecido este tópico.

 

Foi prejudicial a longo prazo... Nutrientes a 0 PO4 a 0...

 

E começaram mais algas e corais a definhar...

 

Diria que algo menos poderoso seria mais produtivo. Menos quantidade de algas no filtro...ou menos luz. Com o escumador é mais fácil. No fundo é quase a mesma coisa... 95% do material orgânico que este retira são algas...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

É uma questão de potência. E de distância ... Depende da distancia que a metas.. Para 10 cms tinha 4 LEDs a 3w 12w LEDs... Mesmo seeteres lâmpadas compactas das económicas serve uma com luz quente tipo acima de 12w.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Que tipo de rede usas te?

Não consigo encontrar em lado nenhum o tipo de rede que aparece na maior parte dos algae scrubbers que vejo na net.

epá comprei em vialonga uma rede tipo mosqueteira... (prás melgas???) acho que no aki ou similar arranja-se

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

É uma questão de potência. E de distância ... Depende da distancia que a metas.. Para 10 cms tinha 4 LEDs a 3w 12w LEDs... Mesmo seeteres lâmpadas compactas das económicas serve uma com luz quente tipo acima de 12w.

Comprei esta lampada: http://www.kuantokusta.pt/electrodomesticos/Material-electrico-e-iluminacao/Lampadas/Eglo-LAMPADA-LED-E27-3W-6xSMD-LED-4200K-p-4-228078.

 

Meti-la a 10cm tal como disseste. Achas uma boa opção?

20150510 131804

20150510 131820

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Acho suficiente, eu sempre tive receios com salpicos e electricidade, cuidado com isso, foi uma das razóes que abortei o projecto...

Oi,

 

Fiquei curioso com a sua experiência e procurei seguir o seu blog. Percebi que acabou por abandonar a ideia e reintroduzir o escumador.

Com base na sua experiência o que falhou?

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez nada... Tinha sempre a água a níveis de pureza incríveis... Nenhum teste conseguia medir fosfatos ou nitratos. No entanto na altura estava a usar uma calha LEDs sem luz praticamente nos 420 nm. Os corais ressentiram-se e existiu paragem no crescimento... Pensei na altura que seria de pureza e competição das algas (retirando os nutrientes) para mim foi isso e outras variáveis. É complexo para dizer o que foi que correu mal... Pode ter sido acumulação de algum outro metal... De substancias alelopaticas... Dos LEDs... Não sei... Mas se for concorrência, julgo que reduzir um pouco a dimensão do filtro ajudaria. Desisti por isso e porque tinha também receio dos salpicos e a coisa ficava mais perigosa.

Por vezes o filtro chegou a encravar e a agua saia desviada ... Alterei algumas vezes o filtro para evitar isto e acho que tinha feito um bom filtro. Mas depois de algum abrandamento no crescimento dos corais...parei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais