Ajuda urgente - Diversas úlceras num escalar de 2 anos


RaquelSeco

Recommended Posts

Boas,

Antes de expor o meu problema tentei procurar no fórum respostas, mas nada me pareceu semelhante com a situação que tenho, e se algo me falhou peço desculpa pela repetição.

Já estou desesperada, tenho um escalar com 2 anos de um tamanho considerável, que há 2 semanas começou a apresentar umas manchas na pele dando o aspecto de possíveis úlceras. Como tinha me tinham morrido subitamente um Neon e um Guppy (que já cohabitavam desde a mesma altura) com pouco tempo para análise de sintomas pensei que o mesmo iria acontecer ao escalar (devo referir que o escalar por ser tão listado já poderia ter as manchas antes sem que eu tivesse dado conta).

Passados uns dias o escalar mantinha o ar saudável, os mesmos comportamentos e apetite mas as manchas mantinham-se já com aspecto de úlceras (tem dos dois lados espalhados por todo o corpo e já teve uma pequena alteração na barbatana que desapareceu e uma pequena na boca que já passou), resolvi fazer tratamento com Bactopur e passados os 3 dias troquei parte da água, mas desde então as úlceras tem-se acentuado e julgo que já apareceram mais. Ele continua com um excelente comportamento e para além das úlceras ninguém diria que estava doente. Tenho a certeza que irá piorar e penso em colocá-lo de quarentena, mas preciso desesperadamente de ajuda pois não sei o que usar para tratar da pele dele...será só externo?O que posso fazer?Uso antibióticos?Como tenho acesso a muitas matérias primas posso fazer eu mesma as minhas misturas...alguém me pode ajudar?

As úlceras são limpas (sem sinais fúngicos) mostrando já a carne interior mais rosada do peixe (estã a ficar mais profundas pelo que me parece) mas a pele dele continua brilhante.Há já uns anos tratei uns barbos tópicamente com permanganato de potassio, mas acabei por matar alguns e tratar outros, o que m e leva a ter medo de o repetir com este peixe.

Ah a qualidade da água mantém-se estável e todo o resto do aquário está tranquilo.

Ajudem-me pf não sei mesmo o que é que ele tem e como proceder.

Se necessárfio juntarei fotos.

Obrigada desde já...

R

Link to comment
Partilhar nas redes sociais