Como reproduzir?


Bangai

Recommended Posts

Boas

 

Tenho um casal de Aplocheilus lineatus Gold que já tentei reproduzir várias vezes e nunca o consegui fazer.

O método que tenho usado é o seguinte: ponho o casal num aqua (daqueles onde estavam os peixes na última exposição de killiófilia em Monsanto ) juntamente com um mop com água da torneira, sem termostato nem filtro. E alimentação que lhes dou é larva de mosquito vermelha congelada de 2 em 2 dias.

Como é que os haverei de reproduzir? Será que já estão velhos, pois já têm à volta de 8cm?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

Não tenho muita experiência com esta espécie mas vou apresentar algumas dicas que poderão ajudar-te:

 

1. Os Aplocheilus não são peixes de água fria e, tal como acontece à maioria dos killies, estes deixam de pôr ovos quando a temperatura não lhes agrada. A não ser que as tuas instalações não sejam muito frias, deverías ligar um termostato a cerca de 23 - 26ºC.

 

2. Estes peixes sãp predadores naturais e impiedosos e alimentam-se de práticamente tudo o que mexe e lhes caiba na boca! Se nunca inspecionares o mop para retirar os possíveis ovos, todos os alevins que nascerem serão ávidamente devorados pelos pais.

 

3. Por outro lado, os Aplocheilus são peixes vorazes pelo que alimentá-los somente de 2 em 2 dias, parece-me muito pouco, sobretudo se queres que ponham ovos. A alimentação que lhes estás a dar pode ser suficiente para os manter saudáveis mas... sem muitos ovos! Isto é geral para todos os killies. Em condições adequadas, sempre que são bem alimentados eles agradecem pondo muitos ovos.

 

Só mais 2 coisinhas:

A água da torneira que usas tem o tratamento ou o tempo de repouso suficiente para que não tenha cloro, certo?

Se os Aplocheilus têm 8 cm deverão estar muito próximo do tamanho máximo mas isso não quer dizer que sejam velhos! Eles levam cerca de 1 ano a chegar a esse tamanho.

Podes ainda ter peixes por mais 1 ano ou 2.

 

E pronto, disse-te tudo o que sei sobre estes peixes. Como ainda só tenho alevins, não posso ajudar mais.

Boas criações

 

1 abraço

 

Eduardo Bernardo

APK 145; KT 144

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desde já agradeço a tua ajuda :shock:

 

1.Onde é que vou arranjar termostatos para esse tipo de aquas tão pequenos?

 

2.Eu conheço perfeitamente essa faceta predatória dos Aplocheilus lin. perfeitamente pois pontualmente dou lhes gambuzias com 1cm para comerem. E depois verificava o mop sempre no final dessa semana.

 

3.Achas que a seguinte alimentação é a mais adequada :wink: ?:passo lhes a dar todos os dias comida variando entre larvas de mosquito vermelhas congeladas e artémia congelada.

 

E já agora, achas que devo usar a água do aquário de origem para a sua reprodução?

 

Mais uma vez gostaria de te agradecer pela a ajuda prestada :shock:

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tb tenho um casal, so q nao tenho mop tenho musgo de java e é la q eles desovam , estam com termostato a 26º, tb me pararam de desovar por isso é q eu coloquei o termostato e agora ja tao a bombar.....

para quem tiver naquela de saber mais de mim, ou se quiserem ver alguns dos meus trabalhos .... http://marcotattoo.hi5.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Mas tu tens os teu Aplocheilus num aqua só para eles, certo? Pois é que no meu eles costumam estar num comunitário com termostato e "no passa nienté". Já houve tempos em que era assim agora não sei porquê deixaram de o fazer.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais