Aquário Plantado - O recomeço


rmmp

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

Depois de já ter feito várias experiências e ter lido muito quero montar um bom aquário plantado começando do 0.

 

O aquário destinado a isto tem as seguintes características:

- 60 litros

- 2*15w (Flora-glo e Aqua-Glo) com possibilidade de colocar mais 30w

- Substrato fértil JBL Aquabasis Plus

- Substrato inerte JBL Manado

- co2 caseiro

 

Planeio ter poucos peixes e bastantes plantas, algumas delas exigentes.

 

A minha duvida reside na fertilização liquida. Pensei em 3 hipóteses:

Hipótese 1 - Esta foi sugerida por um funcionário de uma loja e consiste em fertilizar apenas com Sera Florena ou JBL Ferropol. Isto porque o substrato já libertará macro nutrientes pelo que apenas é necessário fertilizar com micros.

Hipótese 2 - Fertilizar com micros e macros. Para isso lembrei-me de usar o Tropica Plant Nutrition +. Mas não sei se não terei nutrientes a mais devido ao substrato. Alem disso li algures que este fertilizante tem pouco potássio.

Hipótese 3 - Fertilizar com micros e macros mas preparar a mistura em casa comprando os pós na farmácia. Desta forma posso dosear melhor cada nutriente.

 

Qual a hipótese, ou outra ideia, vos parece melhor? Têm alguma outra sugestão que me possam dar?

 

A minha outra duvida consiste no numero de horas por dia que devo manter a luz ligada. Costumo manter 7h noutros aquários mas tenho muitas algas nos vidros e pedras, devia diminuir?

 

Obrigado desde já por todos os comentários:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

primeiro que tudo, estás a pensar bem e tens um bom set up para começar sem muito sobressaltos.

 

Respondendo primeiro à última questão. Entre 7 a 8 horas é o ideal. Não mexas. Se já tens algas quer dizer que o aquário já está cheio certo? Bem algas nos vidros e nas pedras. À partida devem ser ou GSA ou BGA. A primeira é indicadora de falta de fosfatos, a segunda é indicadora de falta de nitratos.

 

Isto já responde, em parte, às tuas perguntas sobre a fertilização.

 

Se tens substrato fértil, realmente deverias ter nitratos e fosfatos por isso não sei bem que te diga. O que posso dizer é que o facto de teres um substrato fértil não é contraindicação para que faças também fertilização líquida. Antes pelo contrário (na minha opinião). Por exemplo, o Felipe Oliveira usa substrato fértil da Elos e ainda assim faz fertilização líquida de macros e micros.

 

Das hipóteses que dás eu excluía definitivamente a 1. Fora isto é contigo. Com fertilizantes de marca (macros e micros - junto ou separado) não te chateias com contas mas tens menos controlo do que pões. Com pós, tens que te chatear mais um pouco mas tens mais controlo do que fazes. Só depende da tua vontade e carteira.

 

Espero que faça sentido,

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pela resposta e pelos conselhos:)

 

Em relação ás algas o aquário a que me referia não é este (este ainda não está montado), portanto também pode ter muito outras causas. Não tem substrato nem plantas nenhumas actualmente. Mas pensava que de qualquer forma poderia ter luz a mais. Mas já percebi que não.

 

Eu talvez vá optar por comprar os pós, mas por exemplo as receitas que se encontram pela net, partem do principio que se tem substrato inerte ou não?

 

E a segunda opção, mesmo assim, será suficiente os nutrientes provenientes desses produtos tipo TPN+?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

os substratos férteis não têm todos os nutrientes (e.g. raramente têm potássio). As receitas para a fertilização líquida (de acordo com o "estimative index") são feitas independentemente do substrato que tenhas. Claro que se tens um substrato fértil vais ter mais desperdício, mas não é daqui que vem mal ao mundo.

 

O TPN+ é um substrato completo. Há muita gente que usa com sucesso. Pessoalmente, eu nunca usei mas conjuntamente com um substrato fértil, de certeza que dá perfeitamente.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Pois mas o problema é se esse desperdício se traduz em algas. Mas eu vou ver se um dia destes vou à farmácia perguntar se têm os pós e os preços. Sempre me parece a solução mais flexível e ainda por cima mais barata. Também é a que dá mais trabalho mas as coisas para ficarem bem feitas normalmente é preciso trabalho.

 

Já tenho alguns links de receitas para os fertilizantes, mas conheces algum assim mais relevante e fiável?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas o problema é se esse desperdício se traduz em algas.

 

hmmm... tens a certeza? Olha que não. É a falta de nutrientes que causa algas. Aliás, este método de fertilização (estimative index) tem por base isso mesmo. Ou seja, tudo é dado em excesso para não haver qualquer carência.

 

 

Já tenho alguns links de receitas para os fertilizantes, mas conheces algum assim mais relevante e fiável?

 

Eu uso este como referência, embora às vezes possa fazer um ajuste conforme as necessidades.

http://www.theplantedtank.co.uk/EI.htm

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Obrigado pelas respostas:)

 

Eu agora estou com dificuldade é em arranjar os pós. Já fui várias farmácias e nada... Alguém sabe onde posso encontrar os pós, para fazer fertilizante, na zona de Lisboa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais