Recommended Posts

pmpg98

 

para instalar a electrovalvula rodas um pouco os manometros para a direita e a valvula de agulha endireitas para a frente e tiras a peça que esta na saida e na electrovalvula tiras a peça de entrada, compras um casquilho duplo e roscas as duas uma na outra e ja ta

 

se tiveres duvidas diz

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois agora tenho é de encontrar um sitio um vendam esse casquilho duplo, ver se esta semana consigo passar no AKI já tenho de ir comprar as buchas para o suporte da calha ver se também consigo comprar isto, o melhor é levar a solenoide para ver se a rosca é compativel.

 

Obrigado depois vou colocando noticias :)

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia.

So agora e que vi que ja tinhas comprado isso.

Ora bem, penso que podes trabalhar com o que tens.

 

A primeira coisa que fazia era retirar a peça assinalada a vermelho.

dscn5526a2.jpg

 

Retirava esta:

 

dscn5555.jpg

 

E via se a que tinha no manómetro enroscava lá.

Quando digo enroscar e com a parte onde o tubo vai encaixar.

 

Se enroscar, cortas a ponta onde ia encaixar o tubo de CO2 com um serrote.

 

dscn5526a.jpg

 

 

 

Metes um pouco de teflon na peça e voltas a enroscar nos manómetros.

Desenroscas a bobine da válvula, tem uma porca na parte de traz.

 

Metes teflon na outra parte da peça, enroscas a válvula lá e metes a Bobine no ângulo que queres e voltas a apertar.

 

E esta feito.

 

Se não der para enroscar tens que comprar um casquilho que enrosque os dois.

 

Se não quiseres estar com esse trabalho, ligas so com o tubo de CO2 :P

 

Cumps

Editado por Carlos Pacheco

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

E muito obrigado por todas as respostas, já encontrei a peça com as 2 roscas na CrystalRed

 

http://crystalred.eu/produto/1048/aquili-nipple/

 

Outra das coisas que acho que me está a faltar é a valvula anti-retorno, entre a solenoide e o difusor não é melhor colocar uma?

 

Outra das peças que veio no kit é esta:

http://crystalred.eu/produto/331/high-reaction-reactor-contador-de-bolhas-kit/

 

sendo que ainda não percebi bem como tenho de montar este conta bolhas, parece-me que as ligações vão ser qualquer coisa

 

Solenoide --> anti-retorno --> conta-bolhas Dazs --> difusor

 

Agora este conta bolhas deve ficar dentro do aqua com aquelas duas ligações de tubos viradas para baixo certo?

 

No sistema todo ainda falta o drop-checker ou este conta bolhas faz a vezes?

 

Obrigados a todos, lá para quinta feira devo desenroscar estas tretas todas e montar tudo.

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

não deves ter água nenhuma entre a solenoide e o difusor. O meu está montado assim:

 

Garrafa -> regulador -> solenóide -> tubo -> válvula antiretorno -> tubo -> conta bolhas -> tubo -> difusor.

 

abraço,

 

GM

Editado por gmmartins

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como é q controlam/medem a "quantidade" d co2 q entra para dentro dos aquários com os monorredutores de apenas um manómetro? É q o manómetro q falta é mm aquele q vos permite saber s s está a fazer entrar 1 BAR, 2 BAR, 3 BAR, etc, dentro do aqua... E para q serve um reactor? As válvulas solenoides (electrovalvulas) podem trabalhar a 220V à vontade, a àgua n entra em contacto com a zona elétrica. Além d q há valvulas anti-retorno q impedem a àgua d fazer o percurso inverso ao do co2 qd este termina...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Diogo,

 

Vou falar um pouco daquilo que sei pouco :) mas talvez te de algumas pistas para procurares há muito s e bom post aqui no forum sobre CO2...

 

Quando tens um só manómetro a saída tem de ser controlada a olho ou seja vais abrindo e olhando para a quantidade que está a sair.

 

O Reactor serve para dissolver o CO2 na coluna de água, pode ser com um difusor também, sendo que aqui tenhho algumas duvidas, por exemplo eu tenho um difusor/conta-bolhas e depois liga-se a um difusor, mas ainda não percebi muito bem como vou montar aquilo nem qual o papel desse difusor neste esquema.

 

Sim a maioria das solenoides trabalha a 220V mas existem umas quantas a trabalhar a 12V, precisas de ter cuidado a comprar para adquirires aquela que se adequa aquilo que precisas. Fosse em que voltagem fosse o contacto com a água é altamente não recomendável, diria mesmo a todo o custo evitar :) dai a válvula anti-retorno entre a solenoide e o reactor/difusor.

 

PedroGil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro (e a todos aqueles q m possam responder/ajudar),

 

felizmente, por motivos profissionais, sei como funciona todo esse material e tenho acesso a ele, excepto os conta-bolhas e reactores/difusores. A minha pergunta vai ao encontro do q desconheço. Preciso d um reactor? Basta um difusor? Os conta-bolhas instalam-se fora da água? Eu pergunto isto pq vi reactores com bomba, sem bomba, difusores com montes d formas e feitios, conta-bolhas com valvulas e sem valvulas anti-retorno, etc... Para q servem as bombas nos reactores? É q até a alguns tipos d bomba eu tenho acesso.

 

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Daquilo que sei e que é pouco, mais uma vez alerto...

 

deves montar da seguinte forma

 

Botija --> Manometros - valvula agulha - valvula solenoide - valvula anti-retorno - conta bolhas - difusor.

 

Ou usas um reactor ou um difusor, são duas peças para o mesmo objectivo, misturar o CO2 na coluna de água.

 

Os conta-bolhas são montados fora de agua, alguns podem ser mesmo montados junto da valvula solenoide.

 

As várias montagens e difusores/reactores com sem bomba internos/externos o grande objectivo é melhor misturar CO2 de forma a ser melhor aproveitado. Nessa materia não sei dizer-te qual a melhor :)

 

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

ola

perdoem me a ignorancia , mas a valvula solenoide, ou electro valvula ,a usar numa botija de co2 , pode ser uma usada tanto nas maquinas lavar, carros , ferros engomar profissionais e ademais eletrodomesticos?

é que a avaliar por estes links colocados neste post é o que me parece...

http://www.sonigate....lvula&x=32&y=22

 

http://www.sonigate....0-Tefal-Microma

 

http://www.ebay.com/...=item41541bc3e0

 

http://viewitem.beim.ebay.pt/CO2magnetic-Valve--Solenoid-Valve-Night-Time-Cut-off/230666305865/item

 

reparo tb que quanto mais baixa a voltagem da valvula mais barato é ... qual a vantagem ou desvantagem de baixas voltagens? menos volts, menos perigo de choque ja que falamos de electricidade e aquarios...

 

obrigado desde ja

 

nelsomsdias

Editado por nelsomsdias
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

podes usar qualquer uma logo que vede bem é sem problemas, quanto as voltagens se for 230v ligas direto se for outra tens sempre que ter um transformador para a voltagem dessa valvula, ai deve ficar ao mesmo preço. tambem tens de ver as roscas a norma é 1/8" na maior parte dos redutores mas podes sempre meter uns casquilhos e adaptar a valvula que tenhas.

 

eu proprio ja testei umas valvulas de uma caldeira a vapor de passar roupa como eram usadas nao vedavam a 100%, arranjei depois uma valvula tambem usada de um sistema de osmose a 230v ate agora ta 5*.

 

um conselho que dou para proteger a eletrovalvula é colucar uns dessipadores de calor assim ajuda-a a nao sobreaquecer visto ela estar ligada varias horas.

 

qualquer duvida conta comigo

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Só umas achegas:

 

As que têm menor voltagem normalmente "aguentam" menos pressão à entrada.

 

A mola que empurra o embolo, de uma de 12 Volts, que faz a vedação é "menos forte" que uma que funcione a 230Volts. Tem lógica: "menos forte" <=> menos "potência" para a abrir.

 

As que funcionam a 12 Volts dão muito jeito quando se tem um sistema de backup de 12 Volts, em caso da falha de tensão da rede, (falta de electricidade).

 

Dissipadores na bobine para dissipar o calor não é necessário. Esse tipo de electroválvula magnética foi feita para trabalhar com temperaturas ambientes acima dos 100ºC, como é o caso dos ferros de caldeira.

 

No entanto se forem colocados dissipadores, a única vantagem que vejo é não apanhar um susto ao tocar numa dessas bobines depois de estar umas horas ligadas.

 

Se lerem na bobine deve estar lá algo como: " Insulation class: "H"" o que quer dizer que pode funcionar em ambientes até 155ºC! Esta valor não é o atingido pela bobine! A funcionar sem estar "agarrada" a algo que aqueça, aquece muito pouco.

 

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

tem logica pois , mais potente em volts mais força de fecho tem ....

 

( ...) As que funcionam a 12 Volts dão muito jeito quando se tem um sistema de backup de 12 Volts, em caso da falha de tensão da rede, (falta de electricidade)( ...)

david , ao que se referia aqui acima por sistema de backup? uma bateria ou algo do genero?

obrigado pelas dicas:)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.