E o pior aconteceu! :(


fjao

Recommended Posts

Estava aqui a ver as minhas últimas mensagens no fórum e que são de 2008!!!! Incrível! A partir daí foi sempre a desfrutar do aquário até que...

 

Podem ver aqui como era o meu aqua até Junho de 2011. :)http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?app=gallery&image=3568

 

Novidades do meu aquário: venho aqui dar as más notíciasyb620.gifprabaixo.gif

 

Depois de todos estes anos com o aquário com macroalgas, mais propriamente caulerpa prolliphera, o Percula 120 bow front acabou por dar os primeiros problemas. Bem, não foi o aquário mas sim o tampo de madeira que o suporta!

 

Esta foi a primeira situação: o tampo de madeira tipo mdf ou contraplacado acabou por ter infiltração de água que se foi acumulando ao longo dos anos em que nós não temos atenção e com as limpezas de motores e isso acabamos por deixar escorrer água salgada que acaba com tudo. Este tampo do Percula tem um mau acabamento pois não tem proteção na parte de trás onde o contraplacado fica exposto à água salgada que vai escorrendo. Assim, começou a inchar e mesmo a levantar o aquário.

Fui adiando a resolução do problema mas decidi, durante este ano de 2011 (início) que tinha de alterar o tampo. Adiei dado o trabalho que se tem de ter pois tive de tirar toda a rocha, peixes e vazar o aqua. Fi-lo e apesar do trabalho não me arrependo pois o problema estava resolvido e os peixes e rocha viva acabaram por não sofrer as consequências desse processo, a não ser 2 pseudochromis que não se adaptaram e não conseguiram esperar pelo seu regresso ao aqua.

 

Enquanto pedi a um carpinteiro para fazer o tampo (agora num material mais resistente) os peixes e rocha estiveram num aquário de água doce (com a água do percula, a que estavam habituados, claro) e com as condições mínimas para sobreviverem (temperatura, circulação, limpeza...).

 

Depois de resolvido o problema do tampo, voltei a encher o aquário com água salgada natural (a areia comprei de nova) e os peixes e rocha foram fazendo a sua lenta transição para o percula agora renovado.

 

Com esta mudança acabei por decidir investir um pouco mais e lançar-me nos corais e fui adquirindo frags de euphylia, xénias, zoanthus, sarcophyton que penso serem os mais fáceis de manter.

 

Em Junho/Julho deste ano tenho o aquário com os mesmos peixes tendo acrescentado um "picasso" porque é sempre um peixe fantástico embora os que comprei até hoje acabaram por morrer (tipo saltar do aquário e assim). Foi por ver um "picasso" antigo todo seco por detrás do percula na altura das mudanças que optei por adquirir outro e tentar.

 

Macroalgas não consegui manter (muita tinha deitado fora... arrependídissimo) com a pouca que tentei neste "novo" aquário de corais.

 

Tudo corria bem... peixes, frags de corais a desenvolver e fui de férias em Agosto.

 

A segunda situação (a pior de todas): regresso de férias em 21 de Agosto e o que vejo... tudo perdido!!!!icon_cry.gifprabaixo.gifyb620.gif

 

O desespero total!eek.gif Entrada em casa, o ligar a luz e esta não dar, ir ao quadro geral de eletricidade e ver que o quadro disparou, ir à sala e receber as más notícias (o cheiro também fazia esperar o pior)... todos os seres vivos do aquário tinham morrido!

 

A água completamente branca e leitosa, uma pasta branca/acastanhada na superfície e o aquário completamente parado!

 

Algo tinha feito disparar o quadro geral e a luz foi-se pelo menos durante 10 dias!!!prabaixo.gif

Bem, o pior é que este ano foi o ano em que se foi de férias com muita coisa no congelador! O cheiro na cozinha era insuportável!

Estão a ver uma pessoa a chegar de férias que correram bem e logo no primeiro dia de chegar de férias ter de limpar frigorífico e aquário!icon_cry.gifcool.gif

 

Bem , com tudo perdido tinha era mesmo que resolver aquilo. Apesar da catástrofe o aquário até foi rápido depois de ligar o escumador mas mesmo assim parecia um aquário de enterro e eu apenas desejava salvar a rocha viva que pudesse existir.

 

Quanto ao frigorífico foram dias/semanas a tentar retirar o cheiro.

 

Apesar de ter ficado a pensar em desfazer-me de tudo, hoje, 9 de Outubro de 2011, posso dizer que vou continuar e tentar começar de novo. Apenas queria relatar o sucedido para "desabafar" com pessoas que estão no mesmo hobby e por outro lado chamar a atenção para possíveis situações futuras que fazem perder, de um momento para o outro, todo o investimento feito durante anos.

 

Como está o aquário neste momento? Depois de ter tornado a água cristalina com a ajuda do escumador e filtração química acabei por adquirir equipas de limpeza (eremitas e nassários) para retirar toda e qualquer matéria morta que pudesse estar no aquário e que eu não consegui aceder.

 

Para que os eremitas não ficassem dispersos por todo o aquário coloquei rocha a rocha num recipiente de plástico dentro do próprio aquário e durante 1 a 3 dias colocava os eremitas nesse recipiente para se concentrarem apenas naquelas rochas e resultou.

 

Ao mesmo tempo, fui fazendo mudas de água (água salgada natural) e vou continuar a fazê-lo, pelo menos uma vez por mês.

Como fui ao Cabo Raso tenho também camarões da nossa costa - Palaemon elegans e serratus (já vi alguns a comerem eremitas!eek.gif).

 

A rocha viva não morreu por completo mas houve partes que se perderam ficando essa área branca.

 

Neste momento, é o meu objetivo ter limpeza total da matéria morta e mudas de água mais frequentes.

 

Depois coloco uma foto dos corais que tinha adquirido antes desta tragédia e do aquário como ele está agora para comparar com 2008, pelo menos, que estava bem bonito agora que olho para a foto! Que saudades! sbSourire19.gif

 

Causa do corte de eletricidade: a bomba da aquamedic (ocean runner 2500, das antigas) ou melhor a bobine da ventoinha estalou e vê-se mesmo o cobre (penso que seja cobre por dentro) tendo provocado curto circuito e corte de luz. Ou seja, o material ficou velho e danificou-se provocando a morte de todo o aquário.

 

O azar todo é que aconteceu em férias. Impressionante é que esta bomba funciona 24h sobre 24h e 365 dias por ano e lembrou-se de ter problemas logo em Agosto, quando eu me encontrava em férias.

 

 

Assim, para que tal não volte a acontecer deve-se ter em conta a mudança de bombas de X em X anos por novas apesar do investimento que se tem de fazer pois os custos são maiores depois.

Tentar pedir a alguém que passe lá por casa para ver se está tudo ok.

Outras situações em estudo é ligar uma webcam ao aquário para poder aceder via internet, por exemplo.

 

Agora, começar de novo e devagar! Que paciência!icon_palmas.gifpracima.gif

 

Abraço.

Editado por fjao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No rescaldo dos acontecimentos e à espera que o aqua estabilize fazndo tpa´s de água salgada natural mais frequentes, introdução de bactérias, purple up e kalkwasser para além de um material filtrante que dura sensivelmente 6 meses (não sei agora o nome) estive a olhar para aquário e a achar que as macroalgas deveriam voltar ao contrário da minha decisão de me lançar nos corais desde Junho de 2011... e fica mais barato, também! Isso também e muito importante, nesta altura.yb668.gifeek.gif

 

Algumas perguntas:

1.Introduzi camarões da nossa costa e tenho reparado que eles andam a comer a minha equipa de limpeza (eremitas). É normal, ou são os eremitas que morrem e eles apoderam-se da matéria morta?

São muitos eremitas e nassários, mas já é a terceira vez que vejo os camarões a comer eremitas inteiros (já fora da concha).

 

2.Qual o efeito de se introduzir bioballs no escumador? Tenho visto escumadores dessa forma e pergunto-me qual o benefício?

 

3.Qual a melhor forma de aumentar a alga coralina? Neste momento tenho as HQI 150w desligadas e só estão ligadas 2 T5 marine e 1 T5 branca.

 

4.Por último, se houver alguém disponível para ceder macroalgas, agradeço, pois neste reinício também parece ser importante para além de desejar um efeito mais agradável (para já introduzi xénias e parecem bem e a crescer) já que não há peixes.smile.gif E as macroalgas ajudarão no reequilibrio do sistema.

 

Obrigado.

Abraço user_online.gifreport.gif progress.gif

Editado por fjao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

As vezes são azares que acontecem...mesmo que tivesses baterias de backups, o máximo que podia ter acontecido era sobreviverem mais um ou dois dias...

 

Agora é preciso força, que já vi que a tens, para recomeçar tudo de novo, com muita calma!

 

Abraço e boa sorte,

 

Duarte

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

' timestamp='1318439072' post='1076151']

Ao menos descobriste porque disparou o quadro? Para nao voltar a acontecer....

 

Olá C4.

É difícil prever que não volta a acontecer. Difícil, difícil é mesmo aceitar que aconteceu quando eu estava de férias sabendo-se que o equipamento trabalha 24 sobre 24h e 365 dias por ano, sem interrupções.

É que a bobine do rotor que vem com a ocean runner 2000/2500 abriu mesmo... estalou, sei lá. Mas acontecer na altura em que se está longe é daquelas probabilidades.

De futuro, realmente deve ser possível pedir a alguém para vigiar ou ligar a webcam (esta última situação ainda não experimentei).

 

A outra solução é substituir o material com anos de uso por novo... mas isso também não impede que com a nova não aconteça bastando para isso vir com algum defeito e assim.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fjao...

Só te queria dar uma força... De salgados não entendo nada...

Queria partilhar contigo que a mim também me aconteceu algo parecido... No dia antes de ir de férias fiz uma revisão total ao equipamento, incluindo a limpeza do meu filtro... Pensava que estaria tudo bem, estive fora uma semana e quando cheguei tinha o filtro exterior desferrado, não me perguntes como aconteceu, mas aconteceu, resultado, cheiro intenso, peixes fora do aqua e metade da população a boiar... Para agravar o comedouro automático abriu-se para dentro de agua... matéria orgânica, nitratos, nitritos e amónia ao máximo... A aflição foi muito para tentar salvar o que ainda estava vivo.... Morreram peixes com 5 anos, já falavam comigo.

 

Seja como for com calma a normalidade vai-se recompondo... mas nunca é o mesmo...

 

Um grande abraço e boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Estas coisas acontecem sempre mas piores alturas, mas o mais importante é não desistir.

 

Eu uso um site que monitoriza o meu router da internet, e se a luz faltar, o router tambem falha e recebo um sms ou email.

Claro que não se pode esquecer de deixar a chave com alguem, pois se estiver-mos longe não será facil verificar qualquer alarme(falso ou verdadiro).

 

Já agora aproveita para fazer aquelas melhorias que sempre quiseste fazer mas não houve paciencia :doofywave:

Um grande abraço e boa sorte.

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Há varias formas de o fazer mas eu fiz o seguinte:

 

Tens de criar uma conta em http://dyn.com/dns/dyndns-free/ e criar um nome do tipo "routerdamaria.dyndns.com"

depois no teu router da internet configurar um opção(que existe em quase todos os routers) chamada dyndns ou dns dinamico

(até aqui é igual se quiseres publicar uma webcam)

 

depois crias um conta em www.hyperspin.com e apontas para o nome que criaste no site anterior.

(existe uma versão free e paga. Varia com frequencia de monitorização) Eu uso a free.

 

Eu tive o cuidado de por o router no mesmo dinjuntor do aquario.

Se tiveres dificuldades, podes usar o meu email que eu apoio no que puder: otangas@gmail.com

 

Espero ter ajudado.

Obrigado

<!--740_689.png-->

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

PJVF segui as dicas que o sr. aqui deixou e já tenho o sitema de monitorização do router a funcionar,já testei e está cinco estrelas.Um bem haja pela sua ajuda.

 

Obrigado pelas palavras de apoio e a ideia excelente do PJVF que vou pôr em prática daqui para a frente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais