Magnesio sobe o calcio?


mnunespt

Recommended Posts

Viva!

 

Deixei os plantados à pouco tempo. O meu plantadado foi projectado de forma a dar para passar para reef quando fosse possivel. chegou essa hora.

 

Estou à meses de volta do meu REEF, mas só arranquei o aquario á 20 dias. tem estado a ciclar desde então com agua do mar e metade de rocha viva e metade morta. Escumador sempre a dar-lhe, mas sinceramente ele só tirou lixo na primeira semana, Depois o aquario ficou tão limpinho que pouco ou nada tira. Penso que seja normal pois não tenho lá ninguem a morar....

 

Hei-de colocar com tempo, fotos da montagem, mas como ainda estou com as lampadas do plantado não obtenho aquele efeito que pretendo. (tenho as luzes sempre desligadas agora no ciclo, só ligando 1h por dia).

 

A minha questão prende-se com a manutenção de calcio e magnésio.

Vou ter 3 ou 4 corais no maximo pelo que a minha necessidade de repor (Ca Mg e KH) vai ser baixa.

No entanto a agua do mar aqui na minha zona apresenta KH = 7, Ca = 360 e Mg = 900

Estou a usar Tropic Marin Bio-Calcio e Bio-Magnésio para ajustar os niveis de Calcio e Magnesio.

 

Acontece que ainda só adicionei Magnesio, (estou a ver se acerto um valor de cada vez). Ajustei o Magnesio com o Bio-Magnésio na dose recomendada pela embalagem (fiz as contas). NÂO ADICIONEI BIO-CALCIO. Voltei a fazer os dois testes e deu-me: Mg = 1240 Ca = 440.

 

Conclusão: o Mg subiu conforme esperado para o valor esperado, mas o curioso é que o Ca subiu também.

Isto é normal?

 

Outra questão prende-se com os nitritos.

Tenho um teste de amonia mas só dá para usar em agua doce pelo que não faço ideia como anda.

Como já referi tenho o aquario a ciclar à 20 dias. Já tive os nitritos a 15ppm, mas desde há duas semanas que estão nos 0,1ppm e não passam dai. Nunca mais zeram...

Já os nitratos estão nos 0,5ppm, se bem que já estiveram nos 10ppm. Em vez de subirem estão a baixar.

Será que já tenho bacterias Desnitrificantes em tão pouco tempo???

 

Qual o tempo normal de ciclagem em agua salgada? Penso que seja mais lento que em agua doce.

Mas o facto de os nitritos nunca mais zerarem, e os nitratos baixarem não deixa de ser estranho para mim que vim da agua doce...

 

Agradeço a vossa atenção desde já.

 

Marco.

 

3482_3482.png

Editado por mnunespt
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas dando te a minha opiniao. como vais ter poucos corais e caso sejam sps o que te aconcelho a fazer é usar kalk na agua de reposição tem tudo o que se precisa para acertar valores num aqua pequeno e como irá ter poucos corais melhor ainda.

 

em relação aos nitritos e nitratos e amonias é tudo normal.. lol isto aqui nos salgados é com calma.. lol o periodo normal de ciclo é de um mes.

em relação ao escumador é normal nao tirar nada nao existe carga organica neste momento no aqua..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado desde já pelas dicas.

 

O Kalk deixa-me muitas dúvidas...

 

Eu tenho um sistema de reposição automática de agua e podia-o usar com um reactor de Kalk.

O problema é que não faço ideia como regular a quantidade de kalk, uma vez que terá de ser kalk reposto junto com a agua de evaporação. Parece-me uma coisa assim um bocado ao acaso, com tentativa e erro. E depois dependerá da evaporação da agua que irá ser diferente de inverno para verão.

O reactor de Kalk parece-me pouco prático, muito susceptivel a erros e excessos e tem outro inconveniente de não repor magnésio nem elementos traço.

 

Como o meu aquario é pequeno e vai ter poucos corais penso que com os produtos que estou a usar será mais simples e certeiro.

Se fosse para um aquario maior e com mais corais (moles e não só), provavelmente usaria o Balling.

 

Reactores de calcio e de kalk nunca me convenceram muito. Talvez seja preconceito mas tenho a ideia que são chatos de regular e estão sempre a ter variações constantes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao estou a referir a reactor de kalk , eu o k faço é diluir o kalk na aqua de reposição deixar de um dia para o outro para o escesso assentar depois filtro a agua e passo essa agua sim para o repositor. tipo tenho a agua sempre impec e os parametros bons. digamos que sou apologista do manter simples e estupido. normalmente é o k funciona melhor.. nao tinho razoes de queixa com este metodo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez ligo menos ao Kalk. O trabalho que dá para o resultado que se obtêm, para mim, não se justifica minimamente.

 

Há anos avariou-se o realctor de kalk e nunca mais usei. Não dei por falta dele.

 

Relativamente ao aditivos, não utilizo liquidos, saem mais caros e nem por isso são melhores.

 

O magnésio é de facto importante pois ajuda a estabelecer o equilibrio entre o Kh e o Ca.Contudo, os aquarios não são todos iguais e a estabilidade de cada aquário não tem que ser obrigatóriamente com os mesmos valores.

 

Em relação ao ciclo, deixa andar. Depende também de cada caso. Vai fazendo umas mudas de água. Te tiveres água do mar com qualidade perto de ti vai utilizando. Como ainda nem tens muitos vivos até é uma forma da testares.

 

vai desfrutando com calma pois demora tudo algum tempo. Um aquário para estabilizar é capaz de demorar cerca de 1 ano.

 

Diverte-te .

 

Abraço

 

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cada vez ligo menos ao Kalk. O trabalho que dá para o resultado que se obtêm, para mim, não se justifica minimamente.

 

Há anos avariou-se o realctor de kalk e nunca mais usei. Não dei por falta dele.

 

Relativamente ao aditivos, não utilizo liquidos, saem mais caros e nem por isso são melhores.

 

O magnésio é de facto importante pois ajuda a estabelecer o equilibrio entre o Kh e o Ca.Contudo, os aquarios não são todos iguais e a estabilidade de cada aquário não tem que ser obrigatóriamente com os mesmos valores.

 

Em relação ao ciclo, deixa andar. Depende também de cada caso. Vai fazendo umas mudas de água. Te tiveres água do mar com qualidade perto de ti vai utilizando. Como ainda nem tens muitos vivos até é uma forma da testares.

 

vai desfrutando com calma pois demora tudo algum tempo. Um aquário para estabilizar é capaz de demorar cerca de 1 ano.

 

Diverte-te .

 

Abraço

 

JC

 

João ainda usas o overflow que tinhas?

;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

João ainda usas o overflow que tinhas?

;)

 

Olá António.

 

Sim, ainda uso e sempre a bombar .

 

Tem corrido bem.

 

E tu ? Tambêm tens mantido este esquema inovador ? :smile2:

 

Um abraço :smile2:

 

JC

Editado por João Castelo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yap...nunca me deu problemas, embora tenha caido o débito alguma vezes (tive de limpar), o débito caia, subia o nivel do aquário...logo voltava a dar (mais coluna de água), aconteceu-me 2 vezes...e tive de limpar e retirar as algas na entrada...

mas isto aconteceria com outros metodos, até com furos, na zona dos pentes, se encher de lixo a água sobe ligeiramente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais