REEFDREAM II


Sérgio Carmo

Recommended Posts

Olá a todos... eu sei que não tenho dado muitas notícias deste projecto mas estava à espera deste material há já 2 meses e não havia meio de chegar.

 

Comprei este excelente reactor de biopellets... andei indeciso para começar com zeostart mas entretanto decidi continuar com as pellets. Aos poucos pareço estar a dominar melhor esta forma de filtragem - a falta de informação é inimiga deste método

 

Para além de ser handcrafted (onde se notam pormenores excelentes), tem um acrílico bestial, os fittings são excelentes e a particularidade mais relevante - acrílico azul para evitar a entrada de luz dentro do reactor, e evitar assim o aparecimento de fauna e flora indesejável dentro do mesmo

 

IMG_1107.jpg

 

O acesso ao interior do reactor é feito de uma forma muito fácil, sem ser preciso o enroscanço habitual... e traz tudo o que é preciso para um start up rápido

 

 

IMG_1108.jpg

 

O escumador continua a funcionar às mil maravilhas embora esteja muito longe da sua capacidade máxima. Este factor faz com que seja necessário ele trabalhar mais em "wet skimming" porque a quantidade de lixo é muito reduzida dentro do aqua... se colocar para escumação mais seca acabo com o neck sempre cheio de sarro e com pouca retirada de lixo... por isso arranjei algo novo

 

IMG_1114.jpg

 

Um Swabbie da Avast Marine Works para me manter o pescoço do escumador sempre limpo e a com uma escumação mais seca e eficaz.

 

IMG_1111.jpg

IMG_1112.jpg

 

E agora algumas fotos do progresso do aqua... não estão excelentes porque foram tiradas à pressa. Ainda tenho de aprender umas coisas de fotografia para conseguir fotografar o aquário... preciso de alguns ensinamentos de pessoal experiente que vagueia aqui pelo forum.

 

Não se visualizam grandes crescimentos porque o sistema atingiu muito baixos nutrientes demasiado rápido - os corais estão muito pálidos (salvo algumas excepções) e sem energia disponível cresceram muito pouco - neste momento já estou a corrigir esta situação e já se notam melhorias substanciais...

 

IMG_1166.jpg

IMG_1219.jpg

IMG_1221.jpg

IMG_1222.jpg

IMG_1224.jpg

IMG_1243.jpg

 

Espero que tenham gostado...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Em primeiro lugar acho que tens um layout optimo e está bastante clean.

 

Os corais precisam de crescer para começares a teres isso cheio de cor...

 

Queria também ler um pouco sobre essa filtragem que estás a introduzir no teu sistema...seria possivel arranjares algum link onde se possa ler algo?

 

Quanto ao escumador, acontece-me exactamente o mesmo que a ti...ando sempre com o pescoço do escumador sujo... podes explicar melhor esse dispositivo que compraste?

 

Abraço

 

Frederico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez parabéns pelo teu aquário, está cada vez melhor.

 

Aqui vai um link de uma edição digital da revista CoralMAgazine com um artigo muito bom sobre bio-pellets a partir da pág 80: http://edition.pages...62-559b8278318f

 

Cumps

 

Filipe Valente

Editado por Mega
657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio,

 

Em primeiro lugar acho que tens um layout optimo e está bastante clean.

 

Os corais precisam de crescer para começares a teres isso cheio de cor...

 

Queria também ler um pouco sobre essa filtragem que estás a introduzir no teu sistema...seria possivel arranjares algum link onde se possa ler algo?

 

Quanto ao escumador, acontece-me exactamente o mesmo que a ti...ando sempre com o pescoço do escumador sujo... podes explicar melhor esse dispositivo que compraste?

 

Abraço

 

Frederico

 

A qual filtragem te referes? Às biopellets? Se for isso que te referes existe um post muito bom no reefcentral a falar exaustivamente delas, vantagens, desvantagens, complicações, etc.

 

Quanto ao dispositivo do escumador é uma cabeça de limpeza do pescoço do escumador... neste caso é um motor que faz rodar a escova no interior do pescoço. A maneira de funcionar é simples - ligas a um temporizador para aquilo ligar por uns minutos uma ou duas vezes por dia para que não acumule tanta sujidade no pescoço.

 

A razão pela compra deste aparelho específico foi o preço - o preço da cabeça de limpeza da marca royal exclusiv é 5x mais cara.

 

Abraço

 

Mais uma vez parabéns pelo teu aquário, está cada vez melhor.

 

Aqui vai um link de uma edição digital da revista CoralMAgazine com um artigo muito bom sobre bio-pellets a partir da pág 80: http://edition.pages...62-559b8278318f

 

Cumps

 

Filipe Valente

 

Obrigado, espero que continue neste sentido que está a tomar neste momento.

 

Eu pessoalmente já tinha lido o artigo e aconselho toda a gente que queira introduzir pellets a dar uma espreitadela... está bastante completo. Obrigado por te lembrares...

 

Cumps...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sérgio,

Gostava de te colocar uma questão para me dares a tua opinião.

Normalmente o pessoal com aquas da tua dimensão ou superior (até 600 ou 700l) diz que uma Vortech MP40 é suficiente para fazer a circulação.

Reparei que introduziste uma segunda Vortech no teu sistema.

Achas essencial? O que te levou a colocar a segunda? Só assim consegues não ter pontos "mortos" no aquário?

 

Muito obrigado e parabéns pelo aquário.

Está muito bom e vê-se que vais escolhendo o material a dedo.

Excelente

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André...

 

Em primeiro lugar não considero ser essencial a colocação de uma segunda Vortech no aquário, embora considere que 1 só bomba não seja capaz de trazer uma excelente circulação a todo o aquário. Acho que realmente uma só bomba Vortech é capaz de fazer uma boa circulação mas não fica excelente - pelo menos mais uma ou duas bombas de fluxo dirigido (tipo tunze nanostream) são essenciais para dirigir mais a corrente. Acho que uma 2ª vortech dá-me mais aleatoridade à corrente utilizando um menor fluxo em cada uma delas... para além disso possibilita-me a utilização de NTM durante curtos periodos para levantar todo o lixo do aquário.

 

Não sei se mais tarde não irei colocar uma ou duas tunze nanostrem para direccionar corrente em alguns pontos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 1 mês depois...

Olá a todos...

 

Depois de algum tempo sem grandes actualizações por falta de tempo para tirar fotos ... deixo aqui alguns updates.

 

Andei ocupado nos últimos tempos na caça ao lineatus e ao meu sixline wrasse que se tornaram nuns autênticos terroristas... lá consegui retira-los ao fim de muita paciência e com a ajuda de uma trap.

 

Quanto ao sistema em si está em modo de estabilização... depois de nutrientes demasiado baixos no inicio, com os corais a passar fome pela acção das pellets, passei agora para nutrientes a subir.

 

Coloquei recentemente resinas para conter subida e que já produziram os seus efeitos. Isto é a consequência da dificuldade de controlo nas pellets... fluxo constante e pellets sempre disponíveis para retirar nutrientes. Se retiramos pellets os nutrientes sobem demais, se colocamos demais os nutrientes descem demasiado rápido.

 

Por esta razão fiz uma modificação ao meu reactor de pellets para manter um sistema de recirculação. Desta forma controlo a quantidade de água a passar pelo reactor e assim a rapidez de absorção dos nutrientes. Obrigado ao Luís Rodrigues por algumas dicas e pela ajuda na montagem.

 

Deixo-vos um video com a cabeça de limpeza do escumador a funcionar às mil maravilhas (dá para ver que a cabeça de escumação não se quebra, até pelo contrário)... e a modificação que fiz ao meu reactor - consigo agora controlar o "tumbling" das pellets independentemente da corrente de entrada no sistema (dá para ver no vídeo o fluxo de saída bastante fraco que nem chega para mexer nenhuma pellet quando desligo o sistema de recirculação). A saída do reactor vai ser ligada à entrada de ozono do escumador... falta apenas arranjar uma peça.

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas sergio . parece que estamos os 2 no mesmo sentido lol. ver o funcionamento das biopelllets.. lol ando em testes agora tambem isto depois de ter zerado o aquario so com as pellets. uma coisa que tambem tinha pensado e que agora se vem confirmar com tambem tu a fazeres a experiencia é que consoante o nivel de fluxo e a quantidade de pellets conseguimos controlar a quantidade de nutrientes a reduzir no aquario. agora a pergunta que te faço é ? quando atingiste niveis muito baixos de nutrientes com as pellets começaste a adicionar alguma coisa para compensar ou simplesmente mudaste so fluxo das pellets e quantidade das mesmas ?

 

esta parte a mim é que me esta aqui a dar a volta, se se conseguimos contrular os nutrientes so com as pellets ou se vamos mesmo de ter de adiconar algo visto as pellets reduzirem mesmo a zero tudo em alguns casos...

 

eu no meu reactor para controlar o fluxo comprei uma eihem compact mil com fluxo regulavel isto permite-me regular desde 150 a 1000 litros/hora...

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tive de adicionar produtos zeovit, aumentar a alimentação dos peixes e manter o nível de pellets (e deixá-las ser consumidas lentamente) - mesmo com estas medidas os corais não melhoraram brutalmente (apenas ligeiramente), isto porque apesar do aumento forçado dos nutrientes, a acção das pellets continua a ser demasiado rápida (não permite a permanência dos nutrientes durante muito tempo) e torna-se muito difícil controlar apenas com a quantidade de pellets no reactor.

 

Aquilo que me parece ser o maior problema é a rapidez com que as pellets removem nutrientes da água (não se consegue controlar a actividade bacteriana porque o carbono está sempre presente) - essa rapidez faz com que os corais entrem em desvantagem e não tenham as substâncias essênciais para a sua manutenção. É diferente eu ter pellets que conseguem reduzir os nutrientes em 24h (da comida que adicionámos nesse dia) ou te-las a reduzir em 1 ou 2 horas - não há tempo para os corais aproveitarem os alimentos que lhe são oferecidos.

 

Depois de pesquisar bastante sobre o tema apercebi-me de algumas coincidências - apenas grandes aquários (+- 1000 litros ou mais) é que se davam realmente bem com as pellets, e em todos eles alimentava-se em abundante quantidade. Pensei porque seria visto utilizarem a mesma recomendação da quantidade de pellets por litro...

 

A única diferença que encontrei foi a corrente que passa no reactor:

- no caso de aquários de 200 a 500 litros utilizam-se bombas de 1000 a 1200 l/h em filtros de leito fluidizado porque, muito mais baixo que esta corrente não consegue fluidizar as pellets em condições - isto quer dizer que se utiliza 2 a 5x por hora a litragem do aquário

- no caso de aquários de 800 a 1000 litros utilizam-se bombas de 1000 a 1500 l/h (no máximo 2000l/h) para fluidizar as pellets - isto quer dizer 1 a 1,5x por hora a litragem do aquário.

 

O que parece existir é que, o minimo de corrente para fluidizar as pellets é demasiado alto, e esse factor prejudica aquários de pequenas dimensões porque a água toda do aquário passa pelo reactor 2 a 5 vezes. No meu caso, para um aquário de 300 litros, tinha cerca de 800 a 1000 litros por hora a circular no reactor, ou seja, 3 vezes o volume do aquário por hora. Isto parece ser demasiado elevado.

 

Foi por esta razão que optei por tentar testar esta solução de recirculação - vou utilizar no máximo 1 a 1,5 vezes o volume do aquário por hora (a bomba de recirculação encarrega-se da fluidização das pellets). Desta forma acredito que conseguirei manter os nutrientes em cheque, mas sem provocar um consumo exagerado de nutrientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma bomba de 1000l/h a recircular as pellets que dá uma dispersão perfeita... e tenho uma outra a dividir o fluxo para o GFO e com fluxo reduzido a entrar no reactor de pellets... o fluxo de entrada obriga ao mesmo fluxo de saída. Como dá para ver no vídeo o fluxo de saída é muito reduzido neste momento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum okapa , basicamente tens uma a passar a agua da sump lentamente para o reactor e no reactor tens uma de mil sempre a circular as pellets. bacano.. tenho de experimentar essa solução.. fazer um reactor para esse efeito seria o ideal... é so uma questao de trabalhar o acrilico... tens alguma foto ou imagem do teu sistema ca fora antes de estar a funcionar ?

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah porreiro finalmente vejo esse video eheh a cabeça parece-me muito porreira :) talvez seja o meu proximo investimento heheh

 

Tens fotos do reactor modificado ? fiquei com curiosida de como está montado... no video não consigo ver muito bem.

 

Abraço

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quando tiver que retirar a cabeça do reactor depois tiro uma foto (é que o prime daquilo é sempre chato)... basicamente é um sistema muito semelhante a outros DIY lá fora... mas este tem uns pormenores a mais que se tornam muito importantes. Neste momento o reactor está a funcionar a 100% com um caudal à volta de 100L por hora... vamos ver como seguem os nitratos agora.

 

Quanto à cabeça realmente acho que fica um bom investimento principalmente com os preços da avast marine.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas Sérgio,

 

Depois de algumas opiniões e para não estar a adicionar produtos no aquario, decidi aumentar o nº de peixes no meu aqua para ver se consigo subir os nitratos a e desta forma alimentar tb os meus corais pois estão com cores mesmo muito claras...

 

Acho que o grande "problema" sera escumação a mais, não muitos peixes e pequenos daí ate a data não ter conseguido ter valores de nitratos e as cianos aparcerem.

 

Retirei na quinta feira todas as cianos do areão (remoção) mas ja voltaram de novo :shocked028:

 

Em ultimo recurso estou a pensar colocar resinas...quanto tempo achas que deva esperar para ver se as ciano desaparecem e os corais ficarem com cores normais?

 

Abç

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se não estás a usar nenhum tipo de método especial para controlo de nutrientes então as resinas serão as mais indicadas. Se estiveres a utilizar pellets, vodka, etc existem outras soluções...

 

contacta-me por PM se tiveres mais dúvidas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom!!! Parabéns!

 

Ando a ver se atualizo a leitura e a tirar ideias para quando chegar a altura de remontar o aquário. ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Neste momento não estou a adicionar nada com frequência...

 

No inicio utilizei aminoacidos, Xtra e Spongepower porque o sistema estava muito estéril... mas neste momento não estou a utilizar nenhum deles.

 

Mantenho as biopellets em funcionamento e o balling... nada mais.

 

Tenho experimentado algumas coisas para ver os seus resultados... mas nada muito continuado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente nada como ter o sistema estável e não inventar muito.

Eu ando sempre a tentar melhorar mas não consigo aguentar os corais duros.

Neste momento faço balling light, adiciono bactérias e aminoacidos através do Reef energy A e B da RED SEA.

Abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas André,

 

Eu tb estava desde o inicio do aqua ate agora (6 meses) a tentar estabilizar o aqua sem sucesso.

 

não tinha nitratos e consequentemente corais palidos e por ultimo ate com polipos retraidos ja para não falar nas ciano...

 

Adicionava phytoplacton e zooplacton para alimentar os corais mas tb ajudava no desenvolvimento das ciano.

 

Ate que apos algumas opiniões dos entendidos e para não estar a intoduzir mais produtos (quanto menos melhor na minha opinião) decidi intruduzir mais peixes para aumentar a amonia e consequentemente nitratos.

 

Acho que foi o melhor que pude fazer! pela primeira vez em 6 meses tenho nitratos no aqua!!!!!

 

Agora é tentar manter estes valores, estabilizar e com o tempo espero ver melhoras substanciais tanto nos corais (SPS e LPS) bem como nas cianos, que neste mpmento as aspirei todas espero não voltarem :character0050:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela dica Ricardo.

Realmente tenho poucos peixes mas tenho sempre medo de introduzir mais porque tenho tido algum azar, principalmente com os Ocealaris.

Mas vou pensar nessa hipotese.

 

Sérgio, desculpa estarmos a utilizar o teu post para este debate.

 

Abraço,

André Jorge silva

08fe2af51024b65773bf9352957e2f39u88a83.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.