O macho e a fêmea atacam-se! Porquê?


anonymopt

Recommended Posts

Fiz tudo como deve ser e agora quando juntei a fêmea ao macho começaram-se a atacar, tive de os separar com a rede pois estavam presos pela boca, o macho ficou com as barbatanas todas desfeitas por causa dos ataques da fêmea. Que se passa? A fêmea não é fêmea? é que parece mesmo não consigo ver lá muito bem o ponto branco em baixo, mas as vezes parece ter um pontinho pequeno.

Aqui vai o link do video que fiz quando os juntei, isto é normal acontecer? É que já antes fiz uma criação destes peixes e correu tudo bem, a fêmea tinha medo do macho a certa altura, mas esta não teve medo nenhum.

 

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa "femea" parece-se muito com um macho...

Mas se for uma femea não parece nada ovada.Podse verificar isso se o tubo ovipositor estiver visivel e se tiver a "barriga inchada".

Qto mais notares estes 2 pormenores mais rápido é a desova.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm pois realmente ela não está inchada e não ficou com riscas, mas é estranho porque já a tenho há 3 ou 4 meses num aquario comunitário e tinha mesmo a certeza de que era uma fêmea, mas agora já não sei o que pensar.. =S

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem voltei a colocar essa fêmea no aquario comunitário e entretanto hoje arranjei mais 2 fêmeas. Depois de fazer a habituação metias no aquario e a antiga femea não parou de se exibir as outras femeas e abrir-lhes as barbas. Já estou mesmo a pensar que é um macho.. Enfim =S

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, por vezes as fêmeas também se exibem, abrem as barbatanas e as guelras, para tentar estabelecer o domínio no grupo de fêmeas em que estão inseridas. Apesar de não ser muito comum, pode acontecer.

Também me parece que não é o teu caso, e que o que tens aí é um macho plakat, muito bonito por sinal :)

O melhor seria tentares uma nova reprodução com uma outra fêmea. Mas atenção, não te esqueças de dar algum descanso e boa comida a ambos os machos, porque provavelmente estão estafados da luta e de tanto se exibirem.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meti-lhe um espelho a frente e não fez nada, mas deve ser mesmo um macho.

 

Sim já estão em descanso há uma semana quase e bem alimentados, o macho já encheu o esferovite todo de bolhinhas nunca vi um ninho tão grande!

 

Uma dúvida, todas as fêmeas quando estão nervosas ou com medo ou lá o que é ficam com as riscas horizontais no corpo e perdem a cor? É que este(a) betta nunca o/a vi assim, será da cor? Nas fêmeas desta cor as riscas (horizontais/verticais) são visíveis?

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As riscas horizontais são um indicador de stress nas fêmeas, aliado à perda de cor. Isto pode não ser visível em todas as fêmeas, mas na maior parte sim.

As verticais são bem mais complicadas de ver, mas indicam que está pronta para o abraço.

Os machos também podem apresentar as riscas horizontais, mas não é tão comum.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Exacto stress, estava-me a faltar a palavra. Pois tinha ideia disso.

Nos machos é que não sabia que tambem podem ter riscas.

Ok, obrigado pelos esclarecimentos!

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Então há coisa de 1 ou 2 semanas atrás arranjei 2 fêmeas, ainda são pequenas e não estão ovadas, mas hoje decidi ver qual era a reacção entre elas e o macho. (Já as vi às duas com riscas horizontais)

Este foi o resultado:

 

 

Por favor não me digam que aquela azul também é macho... Porque se tentam atacar?

 

Outra coisa, há alguma maneira de acelerar o processo das fêmeas ficarem prontas para o acasalamento?

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Shade, como disse elas ainda são um pouco pequenas e ainda não se vêm pontos brancos, ainda por cima é muito dificil de ver a zona porque tão sempre com as barbatanas a tapar.

 

Sim Susana, ja vi riscas horizontais nas duas, mas também já sei que os machos tb as podem ter se bem que é mais raro.

 

É esquesito porque estas 2 estão no aquario comunitário junto com o tal macho do video de cima que eu julgava ser uma fêmea e com esse ela não tem este comportamento, elas fogem dele quando ele se aproxima muito.

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ponto branco vê-se a partir do primeiro mes de vida do betta. Desaparece nos machos e no caso das femeas esse ponto torna-se mais evidente.

 

Por isso por mais novas que sejam se não têm ponto branco, são de certeza machos !

assbettaportugal-1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hmm acho que isso não é bem assim já da 1ª vez que fiz criação de bettas tinha comprado 2 fêmeas do tamanho destas em que não se via o pontinho branco (ou pelo menos eu não conseguia ver) e depois de alguns meses quando ficaram maiores notavam-se bem os pontos. Consegui fazer a criação, o problema foi que não consegui alimentar os bebes, mas pronto isso é outra conversa..

 

Bem pelo menos a verde (a que estava a tentar fugir) sei que é fêmea, a azul é que me está a confundir, porque ela ficou stressada já varias vezes em que perdia a cor e ficava com as riscas horizontais, por isso acho mt estranho que seja um macho. Se calhar é o meu macho que é muito esquisito com elas xD

 

E ninguém sabe como acelerar o processo das fêmeas ficarem prontas para o acasalamento? Já ouvi de mostrar-lhes o macho para elas começarem a produzir óvulos...

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, quanto a acelerar o processo de maturação, é muito complicado. Sabes qual a idade das fêmeas?

Talvez por volta dos 5 meses já as consigas reproduzir, mas varia muito.

Podes tentar tirar uma foto de boa qualidade ao betta que tens dúvidas?

Outro indício que podes ter é o tamanho das barbatanas que estão ao pé do ovopositor, nas fêmeas são mais estreitas, e nos machos maiores.

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei a idade delas, porque as comprei numa loja.

Quanto às fotos eu tento tirar umas de jeito amanha e depois coloco aqui.

Essas barbatanas na minha opinião parecem-me pequenas, comparando com as do macho. Ela quando se exibe mexe 1 das barbatanas pa frente e para trás enquanto que a outra fica quieta, isso só as fêmeas é que fazem ou os machos tambem?

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas,

Bem depois daqueles ataques da fêmea que viram no 1º video (sim afinal sempre era uma fêmea, mas infelizmente morreu a semana passada), este macho parece que ficou a odiar todas as fêmeas, está super agressivo. Agora todas as fêmeas que vê ataca logo e até destroi o ninho todo com os ataques dele, isto enquanto a fêmea ainda está dentro do copo. Quando ele fica mais calmo liberto a fêmea e aí seguem-se altas perseguições, mas não é o comportamento normal de atrair a femea ao ninho nem nada.. parece que ele só não a quer lá. Já tentei fêmeas de cores diferentes (brancas, vermelhas, pretas, azuis) e ele nada. Acho que este macho está perdido.. Alguem tem alguma sugestão?

 

Mostro-vos um video dele em baixo, só para verem só por aproximar a câmara ao aquario ele começa logo a abrir as barbas...

 

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok só precisavam era de tempo.. Ao fim de 4 dias juntos lá fizeram o que tinham a fazer! Hoje de manhã acordei e vi as pequenas caudas a mexerem-se no ninho =D

 

 

 

Para quem quiser ver

Editado por anonymopt

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas!

Então há coisa de 1 ou 2 semanas atrás arranjei 2 fêmeas, ainda são pequenas e não estão ovadas, mas hoje decidi ver qual era a reacção entre elas e o macho. (Já as vi às duas com riscas horizontais)

Este foi o resultado:

 

 

Por favor não me digam que aquela azul também é macho... Porque se tentam atacar?

 

Outra coisa, há alguma maneira de acelerar o processo das fêmeas ficarem prontas para o acasalamento?

 

 

Olá anon

 

O azul desse filme, já sabes se é macho ou femea? Parece me o comportamento dum macho sinceramente. As femeas quando sao agressivas não são assim com esse comportamento que parece mais másculo. Tenho umas muito agressivas que abrem as guelras todas e fazem movimentos de querer bater com as barbatanas caudais umas nas outras mas é diferente, não sei. Mas já´agora, fiquei curiosa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E sim a do primeiro filme era mesmo uma menina.. As vezes elas precisam de mais tempo. De ficarem de barriga inchada e cheias de riscas horizontais e com um comportamento de quem quer muito ir ter com o macho :P Pena ter morrido.

Era bonita. Um belo exemplar. Estou farta de femeas minusculas que se vendem nas lojas de animais e que mesmo com o passar do tempo nao crescem muito. Digo eu isto porque as femeas que eu tenho são todas monstruosas e se as mostrasse toda gente diria que sao machos, mas a verdade é que elas são mesmo femeas, ficam com riscas, inchadas e com pontinho branco. Acho que criei super betas... Tenho tido betas muito grandes. Tive um macho então que era gigante mas apesar do seu aspecto ate era uma paz de alma, impunha respeito so com o aspecto e nao se envolvia em lutas, ate um dia adoecer.. e um macho menor ter se aproveitado para lhe ir dar uma tareia.. prendi logo o macho que lhe bateu e deixei o meu grandalhao à solta a recuperar. Ele recuperou mas acabou por morrer, acho que de velhice.. Muito eu gostei desse grandalhao.. que pena enfim...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A azul é 1 fêmea sim, mas acabei por da-la a uma amiga.

 

A femea do 1º filme era muito grande mesmo e era a mais bonita que tinha, mas infelizmente nunca a consegui reproduzir.. Ela morreu com uma barrigona inchada e não percebi bem porquê. Andava muito no fundo como se estivesse muito pesada. Ao inicio pensei que ela estava cheia de ovas e estava a preparar tudo para a meter com o macho de novo, mas depois percebi que ela não estava la muito bem..

 

Pois as femeas das lojas são de facto minorcas.. e até os machos sao agora.. Só muito raramente se vêm machos grandes a venda.

Ambiance 120 :) Finalmente de volta do Mini Travel Guides

Link to comment
Partilhar nas redes sociais