Yet another reef aquarium :)


MarcoCosta

Recommended Posts

boas,

em relação aos ouriços ja tinha respondido no outro topico. tem atenção aos burries, pois podem tornar-se numa praga e quando deres por isso tens o aquario carregado de pequenos caracois e é um problema para te veres livre deles.

Mas olha que estive a ver as fotos e creio que um bocadinho mais de rocha não fazia mal nenhum. Não te esqueças que além do papel filtrante que a rocha tem, também serve para criar abrigos para os peixes (tanto para se abrigarem de outros, como da corrente). vê lá os negocios dos usados aqui no forum pois arranjam-se coisas bastante boas. Acho que é uma opção muito boa a troca do escumador.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Já coloquei mais rocha, mas neste caso rocha morta. Acho q já tenho a suficiente, assim que poder coloco novas fotos.

 

Tenho de ter cuidado com os burriés então. Não me preocupei muito porque segundo me tinham dito, a esperança de vida dos mesmos é curta dada a temp. de um reef. Os caracóis pequenos não servem de alimento? :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom, como te tinha dito, trouxe uns ouriços e nessa mesma altura vieram 2 caracois que achei um piadão por causa da cor e da forma e também 2 anemonas. Todos eles estão bem e de saude. Os ouriços lá andam pelo aquario, os caracois a mesma coisa (embora ande sempre a ver se por acaso não aparecem filhotes) e as anemonas andaram á procura de um sitio para ficar na primeira noite mas a partir daí nunca mais se mexeram. O caso das anemonas por exemplo revelou-se um pequeno erro. neste momento já tenho 4 o que quer dizer posso vir a ter problemas no futuro se não tomar atenção. é o que dá colocar animais no aquario sem pensar muito bem nas consequências. o que quero dizer com isto é que o nosso aquario é um sistema fechado, e qualquer introdução ou alteração deve ser feita com moderação para não se correrem riscos desnecessários e mortes inesperadas. Eventualmente os caracois servirão de alimento mas será no futuro, quando já não forem pequenos, pois na altura que possas colocar peixes que comam caracois, já os caracois são enormes. Para os palhaços que queres colocar lá, não vão servir para nada. nem sei bem se haverão peixes que possas colocar nesse aquario que comam caracois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Marco , penso que estás a ir bem e que o tamanho do aqua não é o mais importante , embora eu tenha um aqua de 600 l , adoro nanos, existe verdadeiras obras de arte:) agora é obvio que tem de ter muita dedicação... :)

 

Olha vou dar-te uma sugestão , furar esse aqua e colocares uma sump, fazia toda a diferença !

Outra coisa , o filtro externo claro que pode ajudar e tb te vai ajudar na circulação , mas cuidado pois vai acumular muitos detritos , e na agua salgada requer uma limpeza muito mais regular.

 

Cump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Desde já obrigado pela vossa colaboração. Tenho algumas novidades e assim que tiver mais disponibilidade colocarei novas fotos. Contudo ficam as novidades:

 

- Upgrade de escumador: Deltec MCE 600

- Mais uma bomba de circulação, Tunze 6015

 

Já tinha referido também o upgrade de iluminação, 4x24w T5

 

Já tenho o setup praticamente completo, as próximas etapas serão a adição de kalk e a reposição automática de água.

 

Vivos:

 

2x peixe palhaço

1x Euphylia

Actinodiscus vermelhos / verdes

1x Sarcophyton

Zoanthus vários

1x Acropora?... este ainda não sei bem qual é, logo ponho uma foto.

Editado por MarcoCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário:

 

 

img3556ly.jpg

By marcozero at 2011-10-17

 

Turbo:

 

img3555v.jpg

By marcozero at 2011-10-17

 

Strombus:

 

img3549l.jpg

By marcozero at 2011-10-17

 

[???]

 

img3530k.jpg

By marcozero at 2011-10-17

 

[???]

 

img3542h.jpg

By marcozero at 2011-10-17

 

e

 

 

img3558f.jpg

By marcozero at 2011-10-17

 

 

Pedia também a vossa ajuda no nome específico destes que não sei :)

 

 

Olá Marco

 

O isolado è uma "Ricordea",a colónia são "Proto-Palythoas".

Editado por cjorgene
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então como é que é? a palhaçada já tem casa nova? E a coisa anda a correr bem?

 

Tem sim, e aparentemente estão todos contentes :)

 

Eles passam muito tempo de um lado para o outro, na corrente que vem das bombas de circuação. Penso que isso seja um comportamento normal, pelo menos parecem felizes. Não creio ter circulação a mais, as duas bombas estão posicionadas de forma ao fluxo se encontrar (no centro do aquário). Eles quando "vão dormir" ficam em zonas mais calmas.

 

Ando agora a ler sobre o kalk para ver se começo a adicionar. Eventualmente só o vou fazer quando tiver o sistema automático de reposição.. A minha dúvida é, pelo que li as pessoas costumam colocar o kalk numa base diária. É provável que nalguns dias não o faça, isso traz problemas?..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, como prometido aqui estão mais fotos do aquário. Queria também a vossa ajuda para identificar um problema que estou a ter com os palhaços. Ontem reparei que estavam com umas manchas brancas, como se pode ver nas fotos. Um deles, o maior, hoje tem estado sempre recolhido por entre as pedras.. O que acham que possa ser e o que posso fazer? Já comecei a variar a comida e a dar-lhes congelada, inclusivé com alho. Pelo que tenho lido creio ser stress das mexidas no aquário e TPAs, mas não sei.

 

 

img3637m.th.jpg

img3632pl.th.jpg

img3620k.th.jpg

img3614ce.th.jpg

img3611n.th.jpg

img3610uq.th.jpg

img3605ys.th.jpg

img3598ts.th.jpg

img3597er.th.jpg

img3595l.th.jpg

img3585np.th.jpg

img3569nx.th.jpg

img3564z.th.jpg

Editado por MarcoCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Más noticias, um dos palhaços morreu. Ainda por cima era o que melhor se alimentava e andava por todo o aquário, ao contrário do outro que fica muito junto das rochas e nem sempre vem comer. Vamos ver o que acontece com este agora.. mas estava tentado em colocar mais um, que é para este não ficar sózinho.

 

Fiz os testes Nitrato, Nitrito e Amónia e estão todos bons.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado, isso deve mesmo ser ictio. Artemia com alho. Artemia porque eles gostam. Com alho porque o alho abre o apetite e isso só com uma boa alimentação passa. Há quem faça tratamentos com agua doce. Embora ache arriscado já tive resultados positivos. Mergulhar o peixe durante cerca de 4 minutos em agua doce (aquecida). Dizem que acaba com o ictio. Tenta procurar no forum pois existem inumeras respostas. Boa sorte com isso.

Ps. creio que tem a ver com stress nos peixes. Alterações no ambiente, mudança de aquario, etc.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho dado artémia com alho, mas o que sobrou, desde que o outro morreu, que deixou de comer. De qualquer forma coloco lá a comida.. n vá comer qq coisa sem eu reparar. Vamos ver se se aguenta. Mas sim, é provável que tenha sido stress devido a muitas alterações no aquário.. era reposições, TPAs e limpezas de vidros, para além de andar sempre de volta dos corais, pq tombavam, etc.

 

Os próximos que virão já levaram outro tratamento mais calmo. Pena aprender desta forma :)

 

BTW, troquei também de aquecedor, o que eu tinha não era muito bom e a temperatura durante a noite baixava 2 a 3ºc. :S Agora espero ter resolvido esse problema, que acho ter sido a principal fonte do problema. 24ºc à noite, 27º de dia, por aquele andar n ia sobreviver mta coisa.

Editado por MarcoCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

também pode ter vindo daí sim senhor, creio que fizeste bem. eu tenho um controlador para o termostato que funciona muito bem. agora não te consigo dizer o nome mas mais logo posso-te enviar. tem uma sonda que te controla a temperatura do aquario. Já o comprei há muito tempo por isso não me recordo do preço, mas dou por bem gasto. Não existem variações de temperatura, ou melhor, a variação não chega a 1ºC. o meu está regulado para os 26ºC. quando a agua baixa dos 26,0 ºC liga, quando passa dos 26,9 ºC desliga.

Por outro lado, espero que na loja te tenham explicado que convem a aclimatação dos peixes ao nosso aquario. Essa é uma causa muito comum. mas andar sempre a mexer aqui e ali também não é grande coisa. além das nossas mãos estarem sempre sujas com tudo e darmos cabo da agua, os animais, que acabaram de chegar, sentem-se ainda mais com todos esses movimentos estranhos á sua volta. para nós o que é um gesto normal, para eles poderá ser um gesto brusco. por isso enquanto eles ainda aí estão há pouco tempo, não convem fazer muitas mudanças e mesmo movimentos muito bruscos em frente ao aquario. com o tempo eles lá se habituarão.

Ps. notei que falavas nos proximos? não tenhas mais que 2 palhaços no teu aquario. e por agora deixa esse curar que se entretanto vier outro o ictio pode pegar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora comprei um termostato dos bons, em principio não devo ter grandes problemas, mas manda-me info desse controlador para ver. Regulei para os 26ºc e hoje de manhã estava nos 25.5ºc, o que já é bem melhor que os 24ºc que tinha ontem! :S

 

 

Ps. notei que falavas nos proximos? não tenhas mais que 2 palhaços no teu aquario. e por agora deixa esse curar que se entretanto vier outro o ictio pode pegar.

 

Não vou colocar mais do que 2 palhaços, mas como um morreu terei de comprar outro mais tarde.. se este não sobreviver é que tenho de comprar 2, mas a ideia é só ter 2 palhaços. Depois devo ter um goby e um outro peixe, totalizado 4.. mas com o tempo.

 

Já agora, se este tb não sobreviver, quanto tempo devo esperar até voltar a colocar mais peixes?

 

Também foi estranho, pq depois do período de adaptação, ambos estavam a comer muito bem, inclusivé flocos o que tinham rejeitado de inicio... :/

Editado por MarcoCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi aqui que comprei, mas foi o unico site que arranjei com imagem e o preço não me parece nada mal

 

http://www.vidaanimal.com.pt/pt/home/peixes/equipamento/termostatosaquecedores/627-atc-200-controlador-digital-de-temperatura.html

 

Tenho-o a trabalhar há mais de um ano e desde então que acabaram as dores de cabeça com oscilações de temperatura. Como está regulado para aquela gradução de inverno vai mantendo a resistencia a trabalhar. De verão nunca arranca. Alem disso, tem um "timer" incorporado que dá para ligar acalha de luzes, por ex. Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não foi aqui que comprei, mas foi o unico site que arranjei com imagem e o preço não me parece nada mal

 

http://www.vidaanima...emperatura.html

 

Tenho-o a trabalhar há mais de um ano e desde então que acabaram as dores de cabeça com oscilações de temperatura. Como está regulado para aquela gradução de inverno vai mantendo a resistencia a trabalhar. De verão nunca arranca. Alem disso, tem um "timer" incorporado que dá para ligar acalha de luzes, por ex. Abraço

 

Mas isto também já vem com termostato? Pensava que era só o controlador. Tenho-o aqui guardado nos bookmarks para ver, até agora este que comprei está a fazer um bom trabalho.

 

Entretanto o peixe palhaço que sobrava morreu também, encontrei-o agora preso numa das bombas de fluxo, ainda o tirei de lá vivo, mas já não tinha forças nenhumas... :( Aprende-se com os erros, pena que tenha custado a vida aqueles dois.. :/ Vou esperar agora e logo tento mais dois.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

lamento saber, logo os palhacitos que para mim são os mais simpáticos do aquario. em relação ao controlador funciona da seguinte forma. tenho a minha resistência regulada para o maximo. e em lugar de estar ligada á corrente eléctrica numa tomada, está ligada ao controlador. esse controlador, conforme a temperatura para que estiver regulado, liga e desliga essa tomada. simples como isso!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Tens um belo trabalho, pois mostras a muitos que o tamanho do aquario depende da vontade e trabalho de cada um... com dedicação faz-se tudo.

 

E dinheiro tambem lol

 

 

 

Cumprimentos.

Editado por Thysen
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, dedicação.. muito mais do que inicialmente esperava!.. Não é que não goste, mas dá muito trabalho mesmo. Tenho de investir numa forma re repõr a água automaticamente, ao menos isso já ajudava bastante. TPAs automáticas também era muito bom, mas já nem vou por aí..

 

Em termos de dinheiro, o investimento foi grande sim... mas não tanto nos corais. Esses tenho comprado apenas frags (por volta dos 15€ cada), e agora é esperar que vão crescendo.

O que encarece tudo é mesmo o material e etc. O que me levou a concluir que, se tivesse um aqua maior, a diferença de investimento não teria sido assim tão grande. Podia muito bem passar agora para os 150L e manter tudo. O gasto ainda foi maior porque de inicio não fiz logo as melhores opções e acabei por comprar equipamento em duplicado, agora tenho para lá um escumador TMC 120 v2 parado com um mês de uso...

 

Deixo aqui o conselho a quem se queira iniciar: vão comprando as coisas com calma, vale muito mais comprar por exemplo um bom escumador aqui no forum em segunda mão do que um novo! E o mesmo se aplica aos outros equipamentos. O pior é mesmo comprar o aqua.. a partir do momento em que lá está em casa, é natural querermos acelerar as coisas :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, estas ultimas fotos parecem bem. Coloca uma geral ;)

Relativamente á reposição tens varios equipamentos. Acho que devias comprar um.

Quanto as TPA's autoáticas eu tenho automatizadas no meu. Podes ver aqui o esquema que fiz:

http://reefcentral.wordpress.com/2010/04/20/diy-sistema-tpas-automaticas-portugues/

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Então vamos lá às novidades :)

 

Escolhi bem o dia, porque há já muito tempo que não tinha baixas no aquário e hoje deparei-me com o Lysmata wurdemanni no chão da sala. E este até me estava a dar conta das aptaisas!..

 

Mas vamos lá falar de coisas boas, o aquário já tem uns mesitos e está com bom aspecto :) assim que tiver a máquina fotográfica ponho aqui umas fotos, q é isso que interssa. De qualquer forma, neste momento o que tenho é o seguinte:

 

Peixes:

2x ocellaris (1 deles a fazer simbiose com um grupo de zoanthus q tenho, muito giro mesmo!)

1x Centropyge bispinosa

1x Synchiropus ocellatus

 

Invert.:

1x Lysmata debelius

1x Lysmata amboinensis

2x Calcinus elegans

4x Paguristes cadenati

1x Mithraculus sculptus

 

Corais:

Zoanthus (muitos!)

Green Stars

Actinodiscus sp (Vermelhos)

Ricordea yuma (verde)

Sarcophyton sp

Sinularia brassica

Catalaphyllia jardinei

Euphyllia paradivisa

Favia sp.

Galaxea spp.

Tubastrea sp.

Montipora capricornis (uma verde e uma cor de tijolo)

Montipora digitata (laranja)

Montipora sp (verde)

Cespitularia ou Anthelia sp (comprei como xénias, mas pela cor mais parecem as Anthelias)

 

O mithrax mudou de casca e está a ficar enorme! Comprei umas "bolachas" de algas da Hiraki para o manter sem fome :) e estão a ser um grande sucesso, para todos! Peixes, camarões e ele, adoram aquilo.

 

De resto, tinha uma cyprea mas tive de me desfazer dela pq era um bulldozer no aqua e ainda me limpou td o q era esponjas.

 

 

Agora, conta tanta coisa, para além das fotos, falta também falar-vos dos próximos passos. Um aqua maior :D com sump e td a que tenho direito :)

 

 

Já andei a pensar nalgumas medidas, e acho que vou para qualquer coisa como: 90x45x50 (largura x prof. x altura). Depois a sump ainda não sei muito bem, mas tem de dar para o Deltec MCE600.

 

O que acham destas medidas e que conselhos me têm para dar em relação a este upgrade?

Editado por MarcoCosta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

É bom saber que está tudo a correr bem...

Quanto ao upgrade as medidas são razoáveis mas tenta não cortar demasiado na profundidade... algo com 50 a 60 cm é bem mais agradável e dá-te muito mais espaço para layout.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...

 

É bom saber que está tudo a correr bem...

Quanto ao upgrade as medidas são razoáveis mas tenta não cortar demasiado na profundidade... algo com 50 a 60 cm é bem mais agradável e dá-te muito mais espaço para layout.

 

Olá Sérgio,

 

Obrigado pela tua opinião, de facto têm-me dito para aumentar em profundidade.. mas no local onde o quero colocar não consigo ter muito mais que os 45 cm... no máximo seria 50 cm. De qualquer forma, mesmo 45 é bem mais do que os 37 cm actuais :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais