Iniciar um Salgado - ajuda nos primeiros passos


kannellc

Recommended Posts

Boas...

Ao fim de algum tempo dedicado aos ciclideos malawi, eis que vou tentar um reef de pequenas dimensões para experimentar e ver se consigo num futuro próximo fazer um recife de coral na minha terra :)

 

Como estou completamente "às escuras" neste novo meio peço a vossa ajuda para não cometer erros.

Para já o que sei é que vou montar um aquario de 60x30x35 (comp.x larg. x alt.)

 

Tenho lido algumas coisas mas cada caso é um caso por isso peço a vossa ajuda.

 

Para já o meu obrigado pelas respostas

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Que tipo de escumador?

Utilização ou nao de filtro externo?

Quantas bombas de circulação e potencias?

Qual a iluminação para uma boa luz em todo o aquario para poder ter uns corais jeitosos?

Outras sugestões que vos pareçam uteis, aceitam-se ideias.

 

Podem dar exemplos de marcas e modelos com boa relação preço/qualidade

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Que tipo de escumador?

o escumador vais ter sump ou não ? caso nao tenhas terás de optar por um escumador hang on , mas sempre na base de 4 a 5 vezes mais litragem que o total do teu aquario. acredita ajuda imenso e caso estejas a pensar mais tarde trocar opta por comprar ja um que te va dar no futuro é dinheiro que poupas. marcas tens a deltec , bubble magus.

 

Utilização ou nao de filtro externo?

nao se utiliza filtros em agua salgada tens outras formas de fazer filtragem como a propria rocha , a utilização de carvao ou as biopellets .

 

Quantas bombas de circulação e potencias?

aqui depende do que queiras gastas tens bombas que simulao correntes tens as usuais . o que podes fazer visto teres pouca litragem é colocar duas bombas uma mais forte que outra em direcções opostas isto de modo há corrente se contrariar. economico e sempre poupas algum dinheiro.

podes usar as tunze a 6015 ou 6025 , e entao as duas mesmo.

Qual a iluminação para uma boa luz em todo o aquario para poder ter uns corais jeitosos?

a iluminaça vai depender do tipo de corais que queiras ter, para cada tipo de coral mais luz iras necessitar depende se o aqua é so de moles , ou se é um misto de moles lps e sps. aqui so mesmo sabendo o que vais querer colocar é que se pode aconcelhar, mas ha partida opta por lampadas T5.

 

Outras sugestões que vos pareçam uteis, aceitam-se ideias.

 

coloca um sistema pequeno de resposição automatica ajuda imenso num aquario pequeno pois quanto mais variações de houver pior é. tendo a reposição sempre ajuda a nao ter muitos picos.

podes tambem procurar aqui nos classificados ha sempre pessoal a vender bom material em segunda mao que serve bem para começar.

 

Podem dar exemplos de marcas e modelos com boa relação preço/qualidade

 

Obrigado

Editado por rakiki_gti
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda... quando à sump não era minha ideia usar por isso se tiver outra hipótese acho que prefiro.

 

Na iluminação... gostaria de ter mais à base de corais moles mas gostava de juntar uns 2 ou 3 duros, por isso aguardo as sugestoes, mas claro na base das T5.

 

Quanto ao sistema de reposição não sei muito bem do que se trata, se me puderes explicar...

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto ao sistema de reposição não sei muito bem do que se trata, se me puderes explicar...

 

sistema que permite repor a agua que é evaporada.

O teu aquário vai ter alguma evaporação e caso tenhas este sistema, que da mais é que uma boia/interruptor de nível e uma bomba de pequeno caudal, que quando a agua desce abaixo de determinado nível ela entra em funcionamento e repõe a agua evaporada.

Não esqueças que a reposição faz-se com agua doce, de preferência de osmose, já que o sal não evapora.

cmp

Pedro Godinho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela ajuda pessoal...

 

Tenho uma duvida... o aqua pode funcionar exclusivamente com escumador ou terá sempre de ter sump?

 

a sump apenas serve para esconder o equipamento. se nao tiveres sump utilizas os escumador hang on. aqueles de mochila que ficam pendurados na parte de fora do aquario e fazem-te o serviço na mesma. exemplo é o deltec mce 600 o que te tinha referido que é um hang on tanto funcina pendurado no aqua . com funciona dentro de uma sump.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok entao não vou mesmo utilizar sump, embora saiba que assim aumentava a litragem de agua o que era bom para colmatar as alterações que possam ocorrer na agua, mas assim posso colocar o aqua onde estava a planear.

 

Resumindo:

- Aquario

- Escumador

- Termo

- Calha

- 2 Bombas

- Sistema de reposição de água

- Rocha viva/morta

- Areão Vivo ou morto

... e tempo...

 

Esqueci-me de alguma coisa?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Tem que ser em maré cheia, não é recomendado ser em maré vazia, nem afectada pela corrente de água, que passe pelo porto de pesca. Ou seja se o porto de pesca estiver a sul e a corrente estiver para sul, então tens que ir buscar água a norte.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...