Iniciação à Aquariofilia


Recommended Posts

Boa Noite a todos, iniciei-me na aquariofilia devido a um amigo que tem um aquário em sua casa em que tem uma paixão por ele e, como diz o povo, "trata-o melhor do que a mulher". Na semana passada fui a casa desse meu amigo e apaixonei-me pela beleza natural que o aquário provocava. Ele disse que aquele era o segundo aquário dele e ofereceu-me o aquário onde começou a ter os primeiros peixinhos... já veio cá a casa e fez todos os tratamentos e testes.

 

Agora vêm as dúvidas... ele disse-me que os primeiros peixes que devo comprar são os "comedores de algas chinês" e depois uns "guppys", isso é verdade ?? Ele disse que devo esperar uns 3 a 5 dias para pôr os primeiros peixes e para além disso falou-me que, para além de peixes, havia uma espécie de camarões tubarões pequenos que se podiam colocar no aquário... tudo isso é verdade ?? Obrigado pela atenção, aguardando respostas.. Abraços

 

(NOTA: foi esse meu amigo que me indicou este fórum) :drool3:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Em primeiro lugar bem vindo ao mundo dos peixinhos e vamos lá ver se inicias com o pé direito .

Pelos vistos parece que não é o caso mas nada que não se resolva. :)

Então o teu colega diz que os primeiros peixes a colocar são comedores de algas chineses e logo passado 5 dias de ter iniciado o aquário?

Porque é que achas que o peixe tem esse nome? Exactamente, porque ele come algas!! E achas que um aquário com 5 dias já tem algas para ele comer?

A não ser que algo muito estranho acontecesse , não me parece que esse seja o peixe que deves ter em primeiro.

Independente disso, nunca se deve colocar um peixe num aquário com 5 dias sem o mesmo ter sofrido uma estabilização inicial(chamado ciclo do azoto) e esse processo dura em média 4 semanas. (vê os links no início do fórum).

Quando estabilizar esse ciclo, deves escolher os peixes em função da água que tens e não o contrário pois geralmente dá asneirada.

Não que dizer que não seja possível, mas envolve outros meios que não são ideais para iniciantes.

Na minha opinião deves escolher a decoração, se queres plantas verdadeiras montar tudo e fazer o ciclo que pode ser ajudado com produtos próprios. A seguir verificar os parâmetros da água e mediante isso, podes colocar os peixes aos poucos, tipo 2/3 por semana. Toma atenção ao número de peixes que colocas e não exageres ;)

Qualquer dúvida podes contar com o pessoal daqui que é tudo gente boa. biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

Um abraço.

 

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem, obrigado pela ajuda... Então devo esperar umas 4 semanas antes de pôr o primeiro peixe ? Qual, exactamente, o melhor peixe para começar ? E quanto aos tubarões e camarões ?? Ele disse-me, ainda, de uma regra "1 cm de peixe por cada litro de água"... isso também é verdade ? :animal_fish:Obrigado e desculpem o incómodo !! biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' />

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem, obrigado pela ajuda... Então devo esperar umas 4 semanas antes de pôr o primeiro peixe ? Qual, exactamente, o melhor peixe para começar ? E quanto aos tubarões e camarões ?? Ele disse-me, ainda, de uma regra "1 cm de peixe por cada litro de água"... isso também é verdade ? :animal_fish:Obrigado e desculpem o incómodo !!

 

sim amigo mais o menos, se for um aquario pequeno não escolhas peixes que cresce muito.. alem de dar um perceptiva que o aquario é maior consegues ter mais..

mas já agora qual o tamanho do aquario?

 

no meu de 50lt que estou a fazer a fauna ainda só escolho peixes que crescem no máximo 5 a 6 cm.

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que falar mais sobre que queres amigo um aquario com plantas ou plantado etc..

 

por ex o meu plantei e comecei com os ottos são a equipa de limpeza para papar as algas, e são pequenos...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um colega meu também me falou desses chamados "equipa de limpeza"... ando aqui há pouco tempo e não vejo diferença entre um aquário com plantas ou plantado. Podem-me dizer a diferença entre um e outro ?? (para mais informação, o meu é um aquário pequeno - 25 litros) !! :sorry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem como dizem as palavras uma coisa é ter plantas 2 ou 3 (por ai) outra coisas e fazeres um plantado tipo varias plantas onde ao crescer vão criar um habita natural (estou-te a dar uma explicação curta no qual entendas pois se fosse apre-fundar isto dava muito que falar) :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olha aqui um aquario plantado e pequeno só para ter uma ideia

 

mas em primeiro pesquisa sobre ciclo do ozoto é por ai que começas a entender as coisas...

 

cumps!

Editado por LuisBarroso
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite a todos, iniciei-me na aquariofilia devido a um amigo que tem um aquário em sua casa em que tem uma paixão por ele e, como diz o povo, "trata-o melhor do que a mulher". Na semana passada fui a casa desse meu amigo e apaixonei-me pela beleza natural que o aquário provocava. Ele disse que aquele era o segundo aquário dele e ofereceu-me o aquário onde começou a ter os primeiros peixinhos... já veio cá a casa e fez todos os tratamentos e testes.

 

Agora vêm as dúvidas... ele disse-me que os primeiros peixes que devo comprar são os "comedores de algas chinês" Como foi dito em cima eles percisam de algas para se alimentarem MAS alem disso o teu aqua com 25L jamais sera bom para um peixe que chega a medir 24cm é so fazer a regra e depois uns "guppys" Quanto aos guppys so tem um senao que é as femeas estao sempre gravidas no caso de teres um macho no aqua, para veres meti 4 femeas a 1 semana e pouco e estao as 4 gravidas neste momento, isso é verdade ?? Ele disse que devo esperar uns 3 a 5 dias Erradissimo o minimo para o ciclo do azoto estar concluido se nao me engano e 3 semanas, MAS o que ele podera ter dito é para pores um peixe para acelarar esse ciclo assim é outra conversa para pôr os primeiros peixes e para além disso falou-me que, para além de peixes, havia uma espécie de camarões tubarões pequenos Nao começes ja a pensar em camaroes aconselho vivamente a ires com calma vais cometer erros como todos nos mas vais ver que vale a pena que se podiam colocar no aquário... tudo isso é verdade ?? Obrigado pela atenção, aguardando respostas.. Abraços

(NOTA: foi esse meu amigo que me indicou este fórum) :drool3:

Cumps Serge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas se queres um conselho nao cometas o mesmo erro que eu cometi em vez de começar com peixes pequenos fui logo para americanos de grande porte comecei a cometer erros con eles foram caindo uns atras de outros por ph etc

Se fosse eu começaba com ums camaroes red cheris i uns neons e depois vais subindo de niveis :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok , muito obrigado a todos.. mas ainda não percebi bem qual o melhor peixe para começar. quase todas as minhas dúvidas já foram esclarecidas mas só me falta mesmo perceber qual o melhor para começar... há algum em especial ??! biggrin.png' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' /> OBRIGADO E CUMPRIMENTOS !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok , muito obrigado a todos.. mas ainda não percebi bem qual o melhor peixe para começar. quase todas as minhas dúvidas já foram esclarecidas mas só me falta mesmo perceber qual o melhor para começar... há algum em especial ??!

 

bem amigo a pessoas que defendem para começar com os mais resistentes, eu no meu ver podes começar por qualquer lado desde que tenhas o CICLO DO OZOTO FEITO e bem feito...

 

despis do ciclo feiro medes os parâmetros da agua para ver se tens agua acida ou alcalina depois escolhes os peixes consoante a tua agua...

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem, obrigado... daqui a duas/três semanas suponho que o ciclo do azoto já esteja concluído. Aí, meço os parâmetros e começo com os meus primeiros peixes. :animal_fish:

 

Obrigado a todos, precisava de esclarecer umas dúvidas visto que ainda estou no início. Consoante o tempo vou consultar o fórum para perceber cada vez mais com a ajuda do pessoal !! Cumprimentos... :roflroll2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está bem, obrigado... daqui a duas/três semanas suponho que o ciclo do azoto já esteja concluído. Aí, meço os parâmetros e começo com os meus primeiros peixes. :animal_fish:

 

Obrigado a todos, precisava de esclarecer umas dúvidas visto que ainda estou no início. Consoante o tempo vou consultar o fórum para perceber cada vez mais com a ajuda do pessoal !! Cumprimentos... :roflroll2:

 

Até podes por na segunda semana desde que vejas os parametros de agua e os valores estejam bons, depois é uma questao de ires vendo se esta tudo bem. Mas tambem nao abuses e nao metas logo uma molhada de uma ves, deve ser feito aos poucos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.