Iniciante em agua salgada


Recommended Posts

Ora viva,

 

Ja pratico este hobbie a alguns anos e no que diz respeito a aquarios de agua doce (quente e fria) ja tenho alguns conhecimentos.

 

Venho agora pedir a vossa ajuda para iniciar a era dos aquarios marinhos.

 

Vou comprar, em segunda mao, um aquario de 1,20x40x50 que actualmente tem aprox. 20kg de rocha mas sem corais, dois palhaços e duas donzelas. Um filtro externo (ainda n sei a potencia) e um escumador.

 

Como ainda não estou dentro do assunto e como gosto pouco de arriscar perder os peixes, vou montar o filtro e escumador num aquario de 60x30x30 e usar o aquario grande para agua doce. É no aquario de 60cm que quero comecar a aprender.

 

As minhas duvidas principais são:

 

1. A lampada actual do aquario é de 15w (45cm) e so tem uma calha.

Tenho que aumentar a intensidade da luz para colocar corais? Será necessário comprar um suporte para levar mais lampadas?

 

2. Qual o tipo e quantidade de areão necessaria para o bom desenvolvimento dos organismos vivos?

 

3. Qual a melhor "equipa de limpeza" para este aquario?

 

4. Existe algum problema em colocar agua salgada directamente do rio? Devo deixar repousar?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora viva,

 

Ja pratico este hobbie a alguns anos e no que diz respeito a aquarios de agua doce (quente e fria) ja tenho alguns conhecimentos.

 

Venho agora pedir a vossa ajuda para iniciar a era dos aquarios marinhos.

 

Vou comprar, em segunda mao, um aquario de 1,20x40x50 que actualmente tem aprox. 20kg de rocha mas sem corais, dois palhaços e duas donzelas. Um filtro externo (ainda n sei a potencia) e um escumador.

 

Como ainda não estou dentro do assunto e como gosto pouco de arriscar perder os peixes, vou montar o filtro e escumador num aquario de 60x30x30 e usar o aquario grande para agua doce. É no aquario de 60cm que quero comecar a aprender.

 

As minhas duvidas principais são:

 

1. A lampada actual do aquario é de 15w (45cm) e so tem uma calha.

Tenho que aumentar a intensidade da luz para colocar corais? Será necessário comprar um suporte para levar mais lampadas?

 

2. Qual o tipo e quantidade de areão necessaria para o bom desenvolvimento dos organismos vivos?

 

3. Qual a melhor "equipa de limpeza" para este aquario?

 

4. Existe algum problema em colocar agua salgada directamente do rio? Devo deixar repousar?

 

Cumprimentos

 

 

boas tudo bem ? espero que sim. antes de mais acho que devias começar primeiro por ler, bastante sobre a agua salgada tens topicos aqui no forum que te ajudam nisso. porque se nao vais estar a avançar ha toa e apenas com o que te dizem e nao com o que aprendeste. como referi primeiro le bastante depois define bem o que queres e so depois avança. podia te responder as tuas perguntas mas iria te fazer ainda mais perguntas como resposta. do genero que corais queres ter pois so esta pergunta vai influenciar em todo o equipamento que te possa recomendar ou que se possa aconselhar para criares um nano reef.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Ora viva,

 

Decidi ouvir a opinião de vários amantes do hoobie e vou mesmo usar o aquário de 1,2x40x50.

Ja estive a ler bastante sobre o tema dos marinhos e ja tirei algumas duvidas, no entanto outras foram surgindo.

Encontrei varias opiniões sobre a agua que devo colocar no aquário, uns são amantes da agua natural (do rio) e outros não dispensam a agua da torneira e sal (filtrando tudo com osmose)

A minha grande duvida é, quem usa agua do rio faz algum tratamento a agua antes de a colocar no aquário? Devo aplicar o condicionador que usava no aquário de agua doce?

 

Outra das minhas duvidas, e devido as opiniões divergentes, é o material que devo usar no filtro externo. Actualmente tenho 60 litros de agua a ciclar apenas com o filtro externo e la dentro tenho a ceramica e carvão activado. Muitos defendem o uso de resinas para controlar os niveis de fosfato, no entanto outros dizem que so se deve usar resinas e carvao activado em casos extremos onde os valores alteram em demasia.

 

Agradeço desde ja toda a ajuda que me poderem dar

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais