Akadama


Recommended Posts

Questiono-me se a Akadama, serve de substrato principal... Tenciono fazer um plantado, irei utilizar substrato fértil como primeira camada. Lí que a Akadama desce o PH, isso é mau para vivíparos, corys ou camarões? Lí ainda que evita que as algas cresçam, isso é verdade? é também devido á descida do ph? Se puderem ajudem.

Obrigado

André Santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que sei o Akadama é um substrato inerte, que baixa o pH, é mau para viviparos pois eles gostam de ter água mais alcalina, embora acho que mesmo com o akadam consegues ter água alcalina, quando falas dde viviparos referes-te a guppys, mollys, etc?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, ovovivíparos se preferires biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':D' /> , então se utilizar akadama tenho de subir o ph? eu tinha interesse até porque tenho de estar sempre a raspar algas do aquário e pelo que lí a akadama evita que elas cresçam...

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que lí a akadama evita que elas cresçam...

 

Hmm... muito duvidoso!!! O que faz crescer algas é a luz e não o substrato. Algas podes tê-las tanto com pH alto ou baixo.

 

Se fosse a ti não me preocupava com o pH. Vais ser bom para uns, menos bom para outros... isto de acordo com as espécies que referiste, claro.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E Akadama torna o pH estável em volta de 7. Tem boa coloração para ser utilizada e com a fauna que indicaste não vejo qualquer tipo de preocupação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

montei há dias um aquario com jbl basic e por cima akadama.

o PH esta a 6,8 --> tb dá para esse peixes.

dá um aspecto natural ao fundo do aquario.

ainda nao tive algas, mas ainda é muito cedo.

Para subir o ph é só colcar uma pedra de calcario na decoração.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Olá.

 

snapback.pngGodlike, on Nov 26 2008, 12:07 PM, said:

 

Boas, há algum tempo atrás houve varios topicos sobre esse assunto do qual varias pessoas afirmaram que a akadama era inerte! Até certos logistas referençiavam que o aquasoil tb era inerte!

 

abraço

 

Pois... mas não são. Também há quem diga que os Fosfatos se devam manter o mais baixos possível, uma vez que são os grandes causadores de algas nos aquários... errado. E acho que esta última não preciso de estar a explicar...

 

A Akadama, além de ser uma argila e conter nutrientes sobre a forma oxidada, não assimilável directamente pelas plantas, é extremamente porosa, facilitando assim a criação de zonas anaeróbias. Zonas estas que serão populadas por bactérias e outros tipos de micro-organismos que estes sim conseguem transformar os minerais contidos na argila, numa forma utilizável pelas plantas.

Para mim, o maior trunfo da Akadama é mesmo esse... ser porosa. É mais fácil para a criação de raízes por parte das plantas.

 

Já utilizei areão vulcânico, também poroso, e os consumos de micro-nutrientes principalmente, são bastante mais elevados que num aquário já estabilizado, e com Akadama somente (somente com fertilização líquida).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

Olá.

 

snapback.pngGodlike, on Nov 26 2008, 12:07 PM, said:

 

Boas, há algum tempo atrás houve varios topicos sobre esse assunto do qual varias pessoas afirmaram que a akadama era inerte! Até certos logistas referençiavam que o aquasoil tb era inerte!

 

abraço

 

Pois... mas não são. Também há quem diga que os Fosfatos se devam manter o mais baixos possível, uma vez que são os grandes causadores de algas nos aquários... errado. E acho que esta última não preciso de estar a explicar...

 

A Akadama, além de ser uma argila e conter nutrientes sobre a forma oxidada, não assimilável directamente pelas plantas, é extremamente porosa, facilitando assim a criação de zonas anaeróbias. Zonas estas que serão populadas por bactérias e outros tipos de micro-organismos que estes sim conseguem transformar os minerais contidos na argila, numa forma utilizável pelas plantas.

Para mim, o maior trunfo da Akadama é mesmo esse... ser porosa. É mais fácil para a criação de raízes por parte das plantas.

 

Já utilizei areão vulcânico, também poroso, e os consumos de micro-nutrientes principalmente, são bastante mais elevados que num aquário já estabilizado, e com Akadama somente (somente com fertilização líquida).

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

retirado de um topico

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que quando dizem inerte é em oposição ao fértil. O grande problema que tenho tido é encontrar Akadama, na zona de Lisboa não sei onde encontrar...

 

no outro dia deparei-me com este artigo que penso ser muito interessante.

http://www.theplante....uk/akadama.htm

 

Pedro Gil

Editado por pmpg98
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que quando dizem inerte é em oposição ao fértil. O grande problema que tenho tido é encontrar Akadama, na zona de Lisboa não sei onde encontrar...

 

no outro dia deparei-me com este artigo que penso ser muito interessante.

http://www.theplante....uk/akadama.htm

 

Pedro Gil

 

Se fores ao site da "orniex" podes perguntar lá se tem alguma loja na tua região que os tenha como fornecedores...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Arranja um coador da massa, ou um peneiro. Coloca alguma akadama, e dentro de um recipiente com água, peneira a akadama. As partículas mais pequenas, que se assemelham a terra mesmo, vão sair e vais ficar apenas com os pedaços maiores, já limpos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se acadama desce o ph eu nao noto nada..

tenho akadama num aquario e não desce ph alias se eu nao andar sempre a fazer TPA esta quaze sempre perto dos 8 ..

e quanto a nao deixar ganhar algas, mentira.. ou então sou eu que tenho iluminação a mais..

15w pa um aquario com 40,20,20..

mas tenho umas cabombas lindas e enormes.. e so' meto fertelização liquida quando me lembro :) e não tenho CO2

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cajo, do pouco que percebo e daquilo que tenho lido a Akadama ou não altera o pH ou torna-o ligeiramente acido, sendo que esta capacidade de tornar o pH ligeiramente acido pode ir perdendo-se com o tempo, provavelmente o membro do forum GM consiga explicar a razão pela qual isso acontece, por aquilo que me parece deve ser a libertação de determinados sais que altera o TDS, mas agora tinha de ir ler os post todos dele para não estar aqui a cometer uma grande calinada e mesmo que seja um prazer pois são muito informativos, ia levar um tempito.

 

Se o teu aqua está com tendência a ficar com agua mais alcalina e com TPA fica mais baixo então eu desconfiaria que tens alguma coisa calcaria dentro do aquário, uma pedra ou concha. Mas isto sou eu que não percebo nada disto só para aqui a mandar uma loas.

 

Cumprimentos,

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Ainda ninguem respondeu a questao colocada sobre a facilidade de aspiraçao e drenagem da akadama, e sobre a sua durabilidade ou seja se continua dura e nao vai ficando numa "papa" ou "lama"?

 

Abraços

Cumprimentos,

André Freitas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tem havido vários relatods disso mesmo, ou seja que a durabilidade da Akadama não é a maior, mas também relativamente aos produtos identicos da ADA e outros semelhantes... O meu tem muito pouco tempo para avaliar, não é akadama.

 

Mas estas terras para aspirar são um pavor pois existe muito pó terra em suspensão.

 

Pedro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.