O mito do choque de pH


gmmartins

Recommended Posts

Obrigado manuel por partilhares a tua experiência. Afinal, mesmo com peixes hiper mega sensíveis as oscilações pH parecem não ser assim tão importantes.

 

Quanto aos pratos (leiam-se discus) ;) sã bonitos sim mas eu prefiro peixes mais pequenos pois acho que ficam melhor enquadrados num espaço confinado com um aquário. Aliás, este é o grande problema dos salgados (na minha perspectiva) - normalmente os peixes são muito grandes e fazem-me lembrar piriquitos em gaiolas. :P

 

Abraço,

 

GM

 

Bem atenção a um pormenor, estou a falar de peixes de cativeiro, se comprarem discus ou escalares selvagens ai a historia é diferente, o ph é importante para aclimatizar os peixes selvagens bem como a condutividade.

Mas depois de bem aclimatizados até os podem manter com o ph a 7, tem é de ser efectuado com calma ao longo de muitos dias.

 

Já agora, o que eu faço não é aconselhável nem recomendo a ninguem porque não é vida para o peixe tal so acontece devido a problemas que tive nos ultimos tempos, isto so serve para demonstrar que o ph não é assim tão problemático como se pensa.

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

desde já excelente tópico.

Mantenho 8 discus acima de 15 cm num aquário de 300L

Faço TPA semana com agua da torneira sai com 7 de Ph sem repouso (fio de agua, seja um TPA pode demorar 4 ou 5 horas)

e no aquario em menos de uma semana + ou - cai para 5 ou menos (teste fica amarelo!!)

 

Segundo explicação do site do Stendker tem a ver com o bom funcionamento do filtro e deterioração da amónia!

 

uma coisa é certa, Discus lindos, ativos e cheios de cor brilhante com o aqua cheio de papa e Ph aos saltos!!!

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também partilho da opinião que o pH não é de forma alguma, em condições normais, factor problemático para os peixes principalmente qd temos um aquário estável e peixes aclimados. Nem mesmo para aqueles que normalmente compramos nas lojas. São peixes de “aviário” que já estão provavelmente bem adaptados a este tipo de “tratamentos”.

Faço tpas semanais de 50% (aquário de 300l) directamente do cano com as consequentes alterações de pH e nunca tive qq problema.

Aproveito tb para partilhar que já csg matar toda a população do meu aquário (incluindo na altura 5 discus), pq despejei acidentalmente 2 kg de CO2 para dentro do aquário numa tarde. Passou-se qq coisa com a válvula agulha que aparentemente abriu no máximo (algum toque q tlv tenha dado durante uma manutenção da "casas das máquinas") a pressão fez com que a conexão do tubo ao difusor saltasse e o resto é história. Um dos discus na aflição até saltou fora do aquário.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

desde já excelente tópico.

Mantenho 8 discus acima de 15 cm num aquário de 300L

Faço TPA semana com agua da torneira sai com 7 de Ph sem repouso (fio de agua, seja um TPA pode demorar 4 ou 5 horas)

e no aquario em menos de uma semana + ou - cai para 5 ou menos (teste fica amarelo!!)

 

 

 

Segundo explicação do site do Stendker tem a ver com o bom funcionamento do filtro e deterioração da amónia!

 

uma coisa é certa, Discus lindos, ativos e cheios de cor brilhante com o aqua cheio de papa e Ph aos saltos!!!

boas

Fxbrito

olha a agua num tpa para discus é recomendada de repouso de 48h, pergunta a qualquer criador e os respectivos porquê´s!

e te garanto que nao só tem amonia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

Fxbrito

olha a agua num tpa para discus é recomendada de repouso de 48h, pergunta a qualquer criador e os respectivos porquê´s!

e te garanto que nao só tem amonia

 

Eu sei bem disso,

qualquer criador tem 300, 400, 1000L em repouso aquecido e faz TPA's monstruosas diarias!

falo aqui de um tpa semanal (dois no maximo) de 100 a 150 L em fio de aqua! o chloro por exemplo evapora no mesmo instante devido a cascata do filtro que "cai" a tona da agua. (por isso se recomenda agitação da agua em repouso).

 

mais,

vivo num apartamento alimentado em agua por um deposito na cave e um conjunto de bombas pressiona agua para os pisos. a agua tem sempre algum repouso.

 

Alem disso o setup compõe-se

aqua 300L

filtro eheim 2028 1050L/h (aquas ate 600L)

a saída do 2028 tem UV-C 25 W (isto clarificava a agua de um lago)

filtro bidão de 15L substrato biológico com bomba 2500L/h

 

falamos aqui de 3500L/h em vazio, sejam 1500L/h reais... num aqua de 300L gira 5x a hora. um TPA de 3 ou 4 horas com aqua meio cheio, é só fazer as contas...

 

estamos a falar de 8 Discus adultos (toda gente que consulta este tópico faz ideia do valor dos bichos) em 300L.

mais uma bicharoco de escalar macho que adoro, mais um casal de ram's mais meia centena de neons e outros bichos.

Blasfémia!!! deviam ter 50L para cada um dos Discus...

 

Só dou papa caseira,

"ai e tal, nunca mais comem nada seco granulado e afins..."

tudo que cai na agua é limpo, podem acreditar... dou granulado só para verificar de vez em quando..

 

 

para concluir, vivo em viana, a agua do cano é milagrosa quando falamos de Discus.

Só quis aqui partilhar a minha experiência, qualquer um faz o que quiser, não disse " é assim que se faz"

 

Porem tem a certeza que muita coisa que se diz sobre os Discus é Mito, são duros para caraças!!!

já la vao 3 anos de Discus e estao uma beleza!

Editado por fxbrito

Cumprimentos

 

Félix Brito

Proud Discus keeper

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

gostava de partilhar a minha experiência com monsters fish. Eu tenho 1 aquário de 1000L com monsterfish e o meu pH não sai dos 8. O pH que sai da mangueira é de 7,5 e já tentei dar a volta ao aquário para ver se alguma coisa subia o pH e nada. Fazia TPA's cada semana mas agora mudei para cada duas para ver se baixava. Tentei turfa mas era a lã, comprei concentrado para ver se dá resultado. Agora a minha pergunta é: eu tenho bastante ar a entrar no aquário, disseram me que oxigénio a mais não fazia mal, será esse o problema?

Ah e o me Kh é de 7,0 dºkH. Pode por aqui o gH etc..

On que está a causar este pH tão alto? è que eu tenho uma raia á um mês lá dentro tudo óptimo mas pode ser arriscado...

Gostaria de alguma ajuda se faz favor.

Cumprimentos

warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

se é assim tão importante para ti e se não tens nada dentro do aqua que te esteja a subir o pH usa água de osmose para baixares a dureza da água. O pH vai acompanhar a descida. Faz isto de forma gradual. Não é pelo pH mas sim por estares a alterar a dureza da água. Afinal, é sobre isto que o post fala.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Talvez tenhas de baixar um pouco a entrada de oxigénio dado que a subida no CO2 baixa o pH.

excesso de oxigenio, perdas enormes de co2, poucos peixes a produzir co2, faz com que tenhas o ph tão alto

 

abraço

 

Pois foi o que pensei depois de ler o post, mas lembrei me também que a minha dureza é alta e que primeiro tenho de baixar isso, mas não será o Co2 que esteja a subir a dureza ou não é relevante e é só relevante com o pH?

 

 

Viva,

 

se é assim tão importante para ti e se não tens nada dentro do aqua que te esteja a subir o pH usa água de osmose para baixares a dureza da água. O pH vai acompanhar a descida. Faz isto de forma gradual. Não é pelo pH mas sim por estares a alterar a dureza da água. Afinal, é sobre isto que o post fala.

 

Abraço,

 

GM

 

Pois mas o dinheiro... E tenho de estar sempre a fazer isso senão o pH e dureza voltam a subir...

 

Um exercício para ti, amigo Martins.

Sabes quantos litros de agua de osmose precisas, para baixar algo que se veja, uma banheira de 1000L com KH=7 ?

 

Já é muito dinheiro posso tentar o concentrado de turfa para ver se ajuda.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um exercício para ti, amigo Martins. Sabes quantos litros de agua de osmose precisas, para baixar algo que se veja, uma banheira de 1000L com KH=7 ?

 

Pois são bastantes. A conta é fácil pois é uma proporção directa. 500 l de osmose corresponde a uma diluição para metade logo kH = 3.5 ou 62 ppm equivalentes CaCO3.

 

Mas não tem que ser feito tudo de uma vez só. Nem convém aliás. Deve ser feito de forma gradual. Vai baixando a coisa gradualmente.

 

Pois foi o que pensei depois de ler o post, mas lembrei me também que a minha dureza é alta e que primeiro tenho de baixar isso, mas não será o Co2 que esteja a subir a dureza ou não é relevante e é só relevante com o pH? Pois mas o dinheiro... E tenho de estar sempre a fazer isso senão o pH e dureza voltam a subir... Já é muito dinheiro posso tentar o concentrado de turfa para ver se ajuda.

 

O CO2 não interfere na dureza da água, apenas no pH (aliás tenho um tópico sobre o assunto na parte da fertilização).

 

Outra alternativa é ferveres a água que usas na TPA. Isto vai obrigar a precipitar os carbonatos reduzindo o kH. Tens que deixar a água em repouso depois de ferver. Mas, mais uma vez, para 1000l de água haja paciência...

 

Mas já mediste o gH? É que se leres o tópico de início vais ver que o que o post quer mostrar é que o pH não é importante por isso deixa de te preocupar com o pH. Pensa mas é na dureza da água e isto medes é com o gH (o que também não é bem verdade mas é o melhor que se arranja de forma comercial).

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas com osmose não vai desaparecendo e tenho de estar sempre a fazer? E todos os TPA's tem de ser com osmose ou com a agua normal e só de vez em quando?

 

ok vou medir amanhã, pois até porque se os outros descerem o pH desce. Mas infelizmente com raias tenho de me preocupar....

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que te preocupar com a dureza e não com o pH...

 

A água não endurece sozinha. Por isso só se lhe meteres sais ou se tiveres alguma coisa no aqua que liberte sais (pedras calcárias, conchas,...). E sim, tinhas que usar água de osmose em todas as TPA's.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens que te preocupar com a dureza e não com o pH...

 

A água não endurece sozinha. Por isso só se lhe meteres sais ou se tiveres alguma coisa no aqua que liberte sais (pedras calcárias, conchas,...). E sim, tinhas que usar água de osmose em todas as TPA's.

 

GM

 

Boas GM estive e ler este tópico todo devido a hoje reparar que o meu ph desceu para 6.0 ou menos pois os teste só vão ate esse valor, resumidamente então não nos temos que preocupar com o ph pouco importa certo? é que agua que faço os tpas já vem nesse valor, o que teremos de saber é se queremos agua dura ou mole certo? gh.

 

A parte a inglês não entendi muito bem que sou zero a inglês..

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem medi o meu gH e é muito alto!

21gH

o que achas que devo fazer?

Achas que umas matérias filtrantes de aquários salgados possam fazer mal? Não consigo pensar em mais nada... :tapfoot::eusathink:

Cumprimentos

warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Boas GM estive e ler este tópico todo devido a hoje reparar que o meu ph desceu para 6.0 ou menos pois os teste só vão ate esse valor, resumidamente então não nos temos que preocupar com o ph pouco importa certo? é que agua que faço os tpas já vem nesse valor, o que teremos de saber é se queremos agua dura ou mole certo? gh.

 

A parte a inglês não entendi muito bem que sou zero a inglês..

 

cumps!

 

Sim não te preocupes ;)

 

 

bem medi o meu gH e é muito alto!

21gH

o que achas que devo fazer?

Achas que umas matérias filtrantes de aquários salgados possam fazer mal? Não consigo pensar em mais nada... :tapfoot::eusathink:

Cumprimentos

warman98

 

Com esse gH devias ter um tanganika ou malawi ;)

 

Acho que só mesmo com osmose é que consegues baixar isso mas vai dar uma trabalheira. Se os peixes que tens estão bem, então olha... deixa andar.

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.