O meu primeiro aquario...


CMS506

Recommended Posts

Em vez de andar sempre a criar novos topicos decidi criar este para que me possam audar no que poderem...

 

Este ano fui morar para um apartamento ao pé da universidade e para dar vida á casa decidi comprar um aquario.

 

Na semana passada fui a uma loja e decidi comprar um aquario de 30litros logo com termostato e filtro interno juntos...

(Na loja disseram me para por o aquario com agua e deixar tudo a trab durante 3 dias... o que ja percebi que talvez tenha sido pouco tempo, e que nao precisava de comprar o kit de testes para a agua e essas coisas que ja percebi k talvez esteja erradas)

 

Agradecia que me pudessem dar umas dicas para esta minha primeira aventura...

 

1º dia...

Pus o aquario a trabalhar

 

3º dia...

Fui comprar os peixes:

Comprei 5 neos, 2 botia (limpa fundos), 4 danio, 4 espadas (estes sao os nomes que vinha na factura, nao sei se sao os mais corretos)

 

5º dia...

Cheguei a casa e tinha um neon morto! Fiz a limpenza da agua pois tambem tava um pouco turva...

E tambem notei que um dos limpa fundos esta Muito "fraquinho", nao sei o que tera...

Editado por CMS506
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem-vindo ao mundo da aquariofilia.

Primeiro que tudo, fizeste bem em teres comprado o kit de testes.

O problema é que na loja te aconselharam mal, e não deverias ter posto peixes ao fim de 3 dias, mas sim ao fim de 3 semanas.

Agora o estrago está feito. Para tentares minimizar os danos nos peixes, o que deves fazer é ir a loja quanto antes, e comprar um produto que contem bacterias nitrificantes. O que eu uso é o sera (bio)nitrivec.

Espero que corra tudo pelo melhor, e continua a fazer updates

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Isso aconteceu porque colocaste mtos peixes ao mesmo tempo e cedo de mais... Não respeitando assim o ciclo do azoto. Aconselho.te a fazer trocas de água imediatamente se não o mesmo irá acontecer aos restantes peixes.

Faz trocas de água diárias nos primeiros tempos. Compra bacterias em frasco (ex: nitrivec...) e coloca para uma mais rápida colonização das mesmas...

Aconselho também a ires fazendo testes à agua, se não tiveres testes, leva a água à loja, há lojas que fazem isso grátis... e já que não te souberam aconselhar era o mínimo que podiam fazer.

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Podes sempre colocar umas plantas de baixa manutenção, e uns troncos... não sei que tipo de decoração tas a pensar, mas assim tens um aquário mais natural ;)

 

abraços e boa sorte neste inicio na aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Tb já passei por estas dúvidas todas! Há plantinhas muito fáceis de cuidar: anúbias( amarradas em uma pedra ou tronco), valisnérias ( atenção que algumas precisam de muita altura para ficarem bonitas), "bolinhas de musgo"(cladophora aegagrophila)...

Estas necessitam de poucos cuidados e deixam o aquário muito bonito!

Até mais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Os peixes como estão? Que tens mais no aquário? Tronco?

Vai fazendo TPAs diárias... Teve sempre turva a água?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os peixes acho que estão bem, tenho 14 pequenos, 1 não parece la muito bem, mas os outros estão normais. Será que tenho peixes a mais?

Não tenho tronco, só tenho no aquário uma decoração de plástico.

E sim, sempre teve a agua um pouco turva, não sei se é por não ter feito o ciclo do azoto (mas quando iniciei o aquário na loja não me disseram nada disso...)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água turva resolve-se com algumas TPA'S

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

14 pequenos? alevins? Já são alguns peixes para um aquário de apenas 30 litros...

Que tipo de filtro tens?

A água pode estar turva devido ao aquario estar a ciclar... Chegaste adicionar bactérias para ajudar o ciclo? (ex:nitrivec...)

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse àqua é claramente demasiado pequeno para tanta fauna. Principalmente para danios e bótias. Nesse aqua eu punha uns 6 neons e umas corydoras ou talvez camarões.Pouco mais que isso.

 

È comum os funcionários das lojas pouco saberem do assunto. Não te surpreendas com isso.

 

O termostato e o filtro vinham em kit com o aquário ou foi a parte por conselho dos lojistas?

Sabes mais ou menos as caracteristicas do filtro?

 

Boa continuação.

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

3ª semana...

 

A água já está normal, fiz uns TPAs e melhorou.

 

Mas esta semana morreu um dos 2 limpa-fundos que tinha, o qual não sei o nome da espécie, nem o porquê da morte, mas ontem o outro estava um pouco "transparente", com pouca força, os mesmos sintomas que o outro tinha antes de morrer!! será que é falta de comida ou outra coisa??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Fazes TPA's com água da torneira?

Tens fotos dos "limpa-fundos"?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem fiz uma TPA, e hoje apareceram mortos 1 neon e 3 espadas! (o limpa fundos é um botia)

 

Agora que a cor da agua já estava melhor!!

Será que foi porque fiz mal a TPA, será que foi por pôr agua da torneira directamente no aquário (diferente ph ????) e depois ter posto o liquido para fazer desaparecer o cloro directamente no aquário sem mexer muito??

Será que devo investir numa bomba de ar???

 

Agora tenho de fazer uma TPA por causa das mortes, certos?

 

Já não sei bem que fazer, em 3 semanas já morreram 6 peixes...

Se puderem dêem uma ajudinha...

 

 

 

 

 

 

 

http://www.rsdiscus....ada_sangue__pl3 (é igual ao da 1ª imagem)

destes morreram 3! (Este com o rabo assim é o macho, certo?)

 

 

http://www.forumamor...hp?f=208&t=1469

este é o meu limpa fundos (só um num aquario de 30l é pouco? é obrigatório ter limpa fundos?)

Editado por CMS506
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Errado. Tem a ver com o espigão ou falta dele por baixo da barriga.

 

Esse não é um limpa-fundos, é um bótia palhaço. Ele vai acabar por crescer e 30lt é muito pouco para ele.

O Meu Pai é o LastCaress e a Minha Mãe a Sabrina. Os meus Irmãos só sabem é chupar a chupeta

 

 

Assinatura editada, quebra de regras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

O aquário ainda está a fazer o ciclo, é potencialmente perigoso para os peixes.

Não entendi se tinhas comprado o kit de testes, se compraste posta aqui os resultados.

E realmente tens muitos peixes para a litragem do aquário, que deverá ter no máximo 25 lt de água (após o substrato e sem ficar totalmente cheio).

Coloca o setup completo se puderes, copreendemos melhor assim as condições do aquário.

Cumps.

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.