Estufa para criação de peixes diy.


Recommended Posts

Boa Tarde.

 

Na segunda feira surgiu-me a ideia de fazer uma estufa para criar peixes exoticos tipo red cherrys, guppys, espadas, bettas e devo ficar só por aqui.

 

Ontem tirei umas duvidas e troquei umas ideias com o Hugo R. Silva o qual agradeço pela ajuda prestada.

 

Hoje comecei a construção da mesma. Para já ainda só fiz os alicerces, mas amanhã vou continuar a acabar a estrutura.(sim amanhã, sei que é domingo mas comigo quando quero fazer uma coisa, até ao domingo trabalho xD )

 

Agora deixo aqui uma foto para verem.

 

eq4i6x.jpg

 

 

Depois de toda a estrutura montada e tapada com o plástico próprio para estufas vou encimentar o chao por dentro e fazer um passeio para por fora.

 

A estufa vai ter uma porta e estou a estudar uma forma de fazer uma janela.

 

Os tanques vai ser feito uma estrutura por dentro coloco isopor e forro com lona.

 

Vou ir actualizando sempre este post.

 

Deem as vossas opinioes.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de saber a vossa opiniao em relação ao sistema de filtragem. Então é assim a água circula por todos os tanques, passando através de tubos de pvc de uns para os outros, a captação é feita no ultimo tanque e levada por gravidade para o filtro, depois a água do filtro sai por um tubo de pvc até á bomba e a bomba manda a água para o primeiro tanque.

Que dizem?

2mx1x77.jpg

 

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o sistema é bom, mas a separação tem de ser melhor!!!!!

pois os filhotes de red cherry, bettas podem passar de aquário em aquário e assim são comidos pelos outros peixes

Robin

O homem que tirava aos ricos para dar aos pobres( tiro a mim próprio e dou aos peixes).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água vai por gravidade para o filtro e retorna através da bomba. Dúvida:

Que acontece se faltar a electricidade ou a bomba avariar?

Cumprimentos,

Fernando JB

FEEDBACK: http://www.aquariofi...howtopic=191276
Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal: http://www.aquariofi...ncement=6&f=229

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

robintiago os alevins nao conseguem passar para os outros tanques porque nas pontas do tubo de pvc vai levar um pré filtro onde eles nao conseguem passar.

 

Mas se souberes ou tiveres uma ideia melhor compartilha aqui comigo se faz favor.

 

fernandoJb se a electricidade faltar ou a bomba avariar nao vai aver transbordamento nem nada do género. O filtro vai ser feito com capacidade suficiente para se houver esse caso. Nos tanques o tubo que trás a água para o filtro vai ficar quase na ponta, logo o filtro vai ter pelo menos uns 25 porcento da capacidade total dos tanques.

 

Obrigado aos dois.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A ideia e boa.

 

Só uma coisa, dizes que a estrutura vai ser tipo uma estufa...Já pensaste no inverno?

E que de inverno as temperaturas baixam, e a noite ainda são mais baixas e essa estufa vai arrefecer por dentro, o que vai obrigar a um maior esforço por parte dos aquecedores.

 

Quanto ao facto dos tanques estarem todos ligados...se houver uma doença num dos tanques a probabilidade dos outros apanharem essa mesma doença e bem maior.

Se a ideia e criares peixes exóticos, a que ter isso em consideração.

 

Cumps

[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=178746"]Projecto aqua 150x60x60[/url]
[url="http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=185896"]chaparro caido[/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a ideia é criar peixes exoticos. Pois tambem pensei nisso das doenças mas queria fazer assim a interligação. Mas vou indo e vou pensando.

 

Agora a estufa nao vai ter aquecedores, vai ser toda low cost no máximo se for preciso no inverno coloco um aquecedor de ambiente dentro da estufa.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite pessoal.

 

Comecei a trabalhar na estufa ás 3 da tarde e parei agora. A estrutura está quase pronta, só falta uns retoques e já pode levar o plástico. Não tirei fotos porque acabei agora e já ia dar para se perceber grande coisa visto já ser noite.

 

Amanhã posto as fotos e vou trabalhar outra vez. Aver se ja fica a estrutura pronta.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro bruno. Amanhã já vou postar mais fotos. E a estrutura já deve ficar completa. Já sabes quando eu for criador profissional já sabes a quem comprar ahahahaahah

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Noite.

 

Aqui ficam actualização da estufa. Não liguem á madeira de diferentes cores e diferentes formatos, mas relembro que toda a madeira foi reaproveitada. Por isso é uma estufa ecologica.

 

Aqui ficam fotos.

 

2w6yn82.jpg

 

549geq.jpg

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelas dicas. Sim nao vou fazer nenhuma janela. Se for preciso abro um pouco a porta principal.

 

Sim vou ter algumas plantas para esconderijos e assim mas acho que vou precisar na mesma de filtros.

 

Mas bem não liguem á madeira da estrutura que está assim de várias cores. Mas como já referi é madeira reaproveitada. A ideia foi fazer a estufa sem gastar o menos dinheiro possivel.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acredita que se tiveres plantas em quantidade. não precisas de filtros nenhuns. Alíás para mim esse é o grande interesse num projecto deste tipo. Mantenho assim algumas especies. Recipiente, plantas, peixes e mais nada. E em alguns sem substrato se forem emersas.

No caso dos vivíparos ajuda e muito teres plantas de superficie no caso dos bettas Splendens igualmente enquanto forem alevins. Para o crescimento podes utilizar plantas emersas.

Só mais um pormenor. Se puderes encosta a estufa a uma parede para evitar dissabores no inverno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem interessante, vou seguir porque tenho uma brincadeira do género em tomar, mas não está adaptada ao inverno, não se justifica pq não tenho tantos tanques como gostava.

Essa estrutura parece um bocado frágil, e parece que vai deixar sair imenso calor pelo chao, mas ainda não fizeste portanto vou esperar para ver.. Vais colocar chapas de policarbonato?

Quanto à filtragem, no meu tanque tenho um betta brownorum, e 4 barbos cereja. sem filtro, apenas plantas, e estão finos. E olha que estive 2 meses sem mexer no tanque.

Também acho que não devias juntar os tanques, e meter mais tanques. Podias até colocar um móvel com várias caixas de arrumação de plástico, aquários económicos, e capacidade para manteres muitas espécies

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António quanto aos filtros tenho que pensar se ponho muitas plantas ou faço o filtro mesmo.

Não vou colocar substrato nos tanques para ser mais facil a sua limpeza.

 

Para os bettas vou ver se monto uma mini bateria.

 

Agora já não dá para encostar a estufa a uma parede visto que a estrutura já está montada e ja está fixa ao chão.

Mas que dissabores te tás a referir?

 

 

Daniel Almeida Eu também ainda nao tenhos tanques. Ainda os vou construir. Não a estrutura está bem fixa e pelo chao nao vai sair calor nenhum pois vou encimentar e talvez vá por roofmite no chao.

Não vou colocar as chapas vai ser mesmo só de plástico de estufas.

 

Quanto aos tanques cada um vai ter uns 100 litros e tou a pensar fazer pelo menos uns 6.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

não montes nenhuma bateria para os bettas splendens. Vai devagar e vais chegar à conclusão que não precisas.

O problema nestes casos é o vento e a chuva.Se usares plastico para o tecto tens que fazer de forma a que não acumule agua. Faz testes com uma mangueira. Mais vale isto do que tentares remediar a situação num dia de temporal.

O chão eu não me preocupava.O unico pormenor pode ser desfavoravel é poder aparecer algumas poças de agua.Mas isso...

e em termos de custos poupas algum dinheiro mais importante é o tecto.

em relação aos "aquarios" procura recipientes de plastico e de preferencia escuros.

continuação de bom trabalho.

ainda vais ter muito

 

bom trabalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Plástico para estufas e que mantenha o calor são as chapas de policarbonato. Aquele tipo pano não é termico!

Quanto ao telhado, parece estar inclinado, em principio não faz poça, mas de novo, depende do material que usas.

Se colocares plantas como filtro, nem precisas de aspirar, os dejectos dos peixes servem de fertilizante suponho, basta fazeres tpa.

É mais simples do que pensas, em alguns aspectos..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

António se nao montar bateria como vou poder reproduzi-los? Não posso misturar mais que 1 macho por tanque.

 

A chuva acho que nao vai acontecer nada visto ter inclinado o tecto mas amanhã faço esperiencias.

 

O chao coloquei lona por baixo e depois com rede e telhas partidas encimentei por cima por isso temperatura por lá nao deve sair. Nao vai fazer poças de água porque eu pus um ralo no centro e inclinação está feita para lá. Quando quiser lavar ou assim a água sai por lá.

 

Os recipientes vou fazer tanques ou usar caixas de plástico. Se forem tanques forro-os com lona preta.

 

Obrigado.

Editado por Rodrigo1820

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel usei um plástico branco que se custuma usar em estufas. Que plantas aconcelhas para servir de filtro?

 

Abraço.

 

Daqui a pouco vou postar fotos.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse plástico julgo que abriga do vento e da chuva, mas não é isolante térmico. Para plantas, no meu tanque tenho imenso musgo, valisnérias, echinodorus, e algumas plantas apanhadas no rio cujo nome não sei. Mas o melhor sao mesmo umas valisnérias, elódeas, cryptos, plantas que crescam rápido e não necessitem de grandes cuidados!

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este plástico acumula muito calor durante o dia quando ja tinha colocado o plástico e andava dentro dela tava quase a assar com tanto calor. Mas deixa ver que eu vou indo registar a temperaturas.

 

Quanto ás plantas essas de rio devem ser iguais ás dos rios daqui. Tenho que passar num um dia destes e trazer. O restante tenho que ver mas devo mandar vir por os classificados do forum.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coloca uma ripa de madeira por cima do plástico à estrutura da madeira que fizeste por causa do vento.

A manutenção de peixes numa estufa não tem nada haver com o que temos que ter na nossa casa.Vais ter algumas surpresas tantos em relação aos peixes como às plantas.Era mais fácil começar com projecto por volta de Março.Mas eu sei como é..... continuação do bom trabalho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais