Ictio nos peixes


jtsoares1

Recommended Posts

Bom dia,

 

Ontem reparei umas pintinhas brancas em alguns dos meus nadadores.

Fiquei assustado e fiz alguma pesquisa, pelo que tudo me leva a querer que é Ictio.

a razão disto vem de uma mega asneirada na minha primeira TPA a serio... ou seja, já me foi explicado que deveria fazer a TPA bem devagar atraves de uma mangueira pequenina, em vez de ter sido quase directamente da torneira.

 

Bem o mal está feito, e a lição aprendida e garanto que não volto a fazer este erro de principiante que sou :(

 

Agora o que fazer? que me sugerem?

Entendi que deveria subir a temperatura da agua ate cerca de 31 graus para dar cabo do fungo, e fazer esta subida progressivamente. Reforçar a alimentaçao dos peixes é outra sugestão, para aumentar a sua resistencia. E algum medicamento será necessário?

 

O problema que tenho é que correntemente tenho a agua em 28 graus, apesar de ter o termoestato regulado para 25, o que quer dizer que não tem estado quase em utilização nenhuma.

Agora como subo a temperatura gradualmente se ja está em 28 graus?

 

Possuo 3 Aulonocara, 1 Pangasius Sutchi pequenino, e 2 Ancistrus.

Espero que sejam resistentes e sobrevivam ao meu erro.

 

 

Agradeço as vossas sugestões e opinioes.

Cumprimentos,

jtsoares1

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pois bem vindo a praxe das doenças, ictio é a doença mais comum e também das mais fáceis de eliminar, só se torna perigosa se atacar as guelras dos peixes ai ficarão com uma respiração ofegante e pode levar a asfixia.

Bom já ouviste falar da subida da temperatura para resolver o problema, como a tua temperatura da agua está nos 28ªC podes colocar o termostato nos 31ªC porque a temperatura vai ser gradual e não vai afectar os peixes, deves manter assim durante 16 a 20 dias que é o tempo de vida do parasita assim tens a certeza que ele vai ser erradicado do aquário, não faças tpas durante esse tempo. Se quiseres ter uma ajuda extra no combate a doença podes colocar sal de cozinha, 1 colher de sopa por cada 40 litros de agua, eu costumo diluir o sal num recipiente com agua do aquário e só ai é que coloco no aquário (atenção algumas espécies não suportam o sal entre elas as corydoras) .

Para a próxima vez que fizeres tpas tem em atenção que não deves ultrapassar os 30% de agua , é preferível fazer muitas tpas pequenas do que uma grande, o ictio aparece precisamente por causa dessas variações grandes de temperatura porque os peixes ficam com as defesas fracas e o parasita entra mais facilmente na epiderme dos mesmos, tal e qual do que acontece com as pessoas no inverno, as temperaturas baixam e as nossas defesas enfraquecem deixando entrar a gripe e outras doenças sazonais.

Espero ter ajudado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Obrigado pelas dicas e pela informação no teu post sobre este mesmo problema.

 

Efectivamente tenho a temperatura da agua a 30 graus à 3 dias e comprei um medicamento (agora não tenho aqui o nome, mas não é os da serra), e coloquei dia 1, 2 e 3, e agora colocarei dia 6.

No entanto fiquei com dúvidas em relação a fazer uma pequena TPA somente de aspiraçao no fundo, no último dia do tratamento, assim como iniciar a reduzir a temperatura gradualmente.

Devo somente reduzir a temperatura passados 20 dias? Mesmo com o auxilio do medicamento? Fiquei com a ideia que o mesmo acelaria o processo de tratamento, não sendo necessário temperatura elevada durante tanto tempo.

Seja como for a temperatura normal da minha agua são 28 graus.

 

Agradeço dicas!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Peço novamente ajuda no que escrevi em cima.

Vou amanha fazer o 6 dia de tratamento, e último em que colocarei o medicamento.

Tenho os peixes bastante ofegantes e a comer pouco.

Os niveis de amonia estão bem, e a temperatura do aqua a 30 graus.

Tenho mantido as luzes desligadas.

 

Outra coisa que me preocupa é que o Pangasius Sutchi parece estar com a pele enrrugada no corpo e cabeça, e anda muito agitado. Sei que não reagem muito bem ao medicamento, daí estar a fazer meia dosagem como aconselhado.

 

Agradeço ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu ja tive 1 vez ictio no meu aqua e fiz exatamente o mesmo:temperatura a 30 graus e comprei um produto cujo nome é protozin e com esse produto apenas deixei a temperatura a 30 graus durante 8 dias e depois fiz uma tpa e baixei para os 28.

atençao que deves reforçar a alimentaçao dos peixes com mais vitaminas.eu dava artemia congelada todos os dias nessa fase do tratamento e meti uma bomba de ar para terem mais oxigenio.

no meu caso passou dentro desses dias.

a embalagem do medicamento deve dizer como fazer.

cumprimentos

Editado por demanuel

Abraço , David Costa
2v1qdkl.jpg
Bateria de Invertebrados ( 8 Aquários de Camarões ) Nano Reef ( Salgado )

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia,

 

Bem, ontem foi o último dia do tratamento (quarta dosagem) com Protozin White spot and fungus da Waterlife.

Uma vez que a minha fauna se tratar de um pangasius e 2 anchistrus com 3 ciclideos africanos, fiz a dosagem por metade, tal como indicado no medicamento, caso hajam para peixes como os ancistrus e pangasius.

Antes de fazer a medicamentação, fiz uma pequena aspiraçao de certa de 7 litros em aqua de 80 brutos e somente depois adicionei o medicamento.

Reforcei a alimentaçao sendo mais variada e proteica.

Adicionei igualmente uma pequena colher de chá com sal grosso.

 

Tenho receio que ainda não tenha desaparecido os sintomas, havendo ainda pintas brancas, e os peixes apresentarem ainda uma respiração muito ofegante, apesar de já nao me parecer os ver a "eesfregarem-se" no fundo ou rochas.

 

Mais alguma ideia?

Devo repetir tratamento? se Sim daqui a quanto tempo?

 

Neste momento os parâmetros do meu aqua são:

NO3 - 10

NO2 - 0 a 0,5

KH - 3

GH - 14

pH - 6,8

Amonia 0

 

Temperatura a rondar os 30 graus.

 

Obrigado e cumprimentos,

Editado por jtsoares1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NO2 - 0 a 0,5 muito cuidado com esta medida

pois nunca deve sair do zero

é muito toxica para os peixes e essa é a razão de eles estarem ofegantes

faz uma tpa de 15 a 25% com agua previamente aquecida e sem cloro par nao existirem quebras de parametros e de temperaturas .

 

cumprs

abraços

joao santos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Pois bem vindo a praxe das doenças, ictio é a doença mais comum e também das mais fáceis de eliminar, só se torna perigosa se atacar as guelras dos peixes ai ficarão com uma respiração ofegante e pode levar a asfixia.

Bom já ouviste falar da subida da temperatura para resolver o problema, como a tua temperatura da agua está nos 28ªC podes colocar o termostato nos 31ªC porque a temperatura vai ser gradual e não vai afectar os peixes, deves manter assim durante 16 a 20 dias que é o tempo de vida do parasita assim tens a certeza que ele vai ser erradicado do aquário, não faças tpas durante esse tempo. Se quiseres ter uma ajuda extra no combate a doença podes colocar sal de cozinha, 1 colher de sopa por cada 40 litros de agua, eu costumo diluir o sal num recipiente com agua do aquário e só ai é que coloco no aquário (atenção algumas espécies não suportam o sal entre elas as corydoras) .

Para a próxima vez que fizeres tpas tem em atenção que não deves ultrapassar os 30% de agua , é preferível fazer muitas tpas pequenas do que uma grande, o ictio aparece precisamente por causa dessas variações grandes de temperatura porque os peixes ficam com as defesas fracas e o parasita entra mais facilmente na epiderme dos mesmos, tal e qual do que acontece com as pessoas no inverno, as temperaturas baixam e as nossas defesas enfraquecem deixando entrar a gripe e outras doenças sazonais.

Espero ter ajudado

 

 

eu sempreusei o metodo do sr. geada e resulta sempre. nao recorro a medicamentos. quantosmenos usar melhor.

aquariofilia.png

________________________________________________________________________________

Cumps

Telmo Vale

Meus aquas: Stone's Age

Link to comment
Partilhar nas redes sociais