Fundo 3D DIY + Novo Layout - Opiniões, por favor!


MariaAna

Recommended Posts

Depois de muito andar a espreitar pela net e depois de ter experimentado com um nano, resolvemos pôr mãos à obra e fazer um fundo 3D para o nosso novo aqua. O aqua era - antes da parede - de 200 lt, tem 1 mt de largo por 40 de prof e 50 de altura.

Destina-se a Discus (mt poucos, 2-3-4, opiniões também aqui, por favor) e uns cardinais.

Como não gostamos de aquários com tampa, resolvemos fazer a parede de modo a que visto de cima e de lado não se percebesse que é artificial...Ou seja, esculpimos pedra a pedra, colámos noutra placa de esferovite e esculpimos esta também dos lados. Uma trabalheira. Estávamos agora a experimentar o layout e resolvemos pedir opiniões, nomeadamente quanto à quantidade de tempo que tem de se "lavar" o fundo.

Desculpem a má fotografia. Em baixo são seixos rolados que conseguimos arranjar da mesma cor do fundo. Os troncos são da mesma madeira, só que um está molhado e o outro não.

Estamos bastante contentes, mas suponho que toda a gente que se dá ao trabalho fica assim, por isso queríamos opiniões sinceras e conselhos para o que se segue.

Desde já agradecemos!

 

http://i1098.photobu...Cyan/Photo1.jpg

 

Os riscos são só da fotografia :)

Editado por MariaAna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito bom o fundo em 3D.

 

Agora se queres concelhos tens que nos passar o setup do aquario. Que iluminação tens para ele? Filtro e por ai fora?

 

Eu nesse aquario e para discus arranjava um tronco enraizado e fazia um belo plantado. Podias fazer tapete de parvula que é muito simples e nao requer grandes cuidados.

 

Quanto aos discus uns 4 ficao muito bem.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada!

Então cá vai:

Filtro JBL Crystal profi E901 900lt/h

Vou buscar uma luminária 4x39w

Areão preto

CO2 1 bolha/min

A ideia era pôr umas Rotala Macandra - que estão quase a chegar - por trás, só nos lados, uma lilaeopsis nova-zel à volta e pelo meio dos seixos maiores e junto aos troncos, e logo junto a estas, Cuba - ficando em bastantes zonas a ver-se o areão, não queria exactamente tapete. A ideia é que a base do aqua seja escura, que haja um grande contraste entre as rotala muito vermelhas e as lilaeopsis mt verdes, e os discus. Tenho estado aqui a pensar se devia pôr todos da mesma estirpe, todos diferentes, dois a dois...Também gostava de opiniões. Gosto dos que têm cores solidas ou quase: blue diamond, marlboro, pigeon (aqueles mais laranja), etc. Algum criador mais recomendado que outros?

Obrigada!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É assim Gostei da tua ideia pensas-te muito bem no contraste de umas coisas com as outras. Nos discus cada um tem o seu gosto. Eu adoro os blue diamond. Nos criadores tens um aqui no forum muito bom.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já está dentro de água, com várias coisas a fazer volume para não desperdiçar água nesta fase. Colámos com silicone, a ver se se aguenta...Alguém me sabe dizer por quantas águas deve passar e quanto tempo deve ficar com cada? Já agora, que parametro vai indicar que passou a fase de toxicidade do cimento? Ou não é uma questão de toxicidade?

Aqui vai uma fotografia de como está agora:

http://i1098.photobucket.com/albums/g374/Maria_Ana_Cyan/Photo1-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Segundo sei o cimento vai largar partículas tóxicas, não para sempre mas quase. Há tintas impermeabilizantes ou mesmo argamassas impermeabilizantes que deverás colocar sobre o cimento próprias para água de consumo humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O cimento que usamos é um sikatop, ou qq um desses que vimos num tutorial a dizer que era bom para isto, é um cimento/argamassa usado no isolamento/impermeabilização de piscinas.

 

Mas já agora, que parâmetro me vai confirmar a toxicidade/ausência desta?

Editado por MariaAna
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei exactamente o parâmetro/elementos que causam essa toxicidade, visto que são muitos os produtos químicos que tornam as águas não potáveis.

 

O produto a usar terá que ser bom para reservatórios de água potável (por exemplo) e não apenas para piscinas, que como é óbvio têm exigências diferentes. Nas instruções desse produto da sika diz quais os locais onde se pode utilizar. Se não estiver aí no site da sika é fácil encontrar essa informação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas,

 

Ao fim de mais ou menos 15 dias e 6 trocas de água, parece-nos que estamos longe de ter o aqua estável.

Após 24 horas o ph sobe para os 9. Isto nas últimas trocas de água, antes ultrapassava a escala...

 

Sugestões são muito bem vindas sobre o que fazer para estabilizar este fundo e aqua asap, visto estarem 5 Discus num aqua de 80 litros à espera da nova morada.

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desistimos de esperar. Liguei ao meu fornecedor de resinas - http://www.dinissantos.com/Scripts/default.asp?=Resinas - a perguntar se tinha alguma epoxi especial para aquários e ele disse que sim, e lá fomos. Mesmo com o fundo já colado ao aqua, isolámos à volta com tape plástica (de papel não!!!) e pintámos. Misturámos a resina em pequenas quantidades de cada vez porque tem um tempo útil de pintura (pot life) de apenas 15 minutos, mas uma lata chegou e sobrou para tudo, mesmo entre as pedras, e nos esconderijos. Não demos segunda de mão. Deixámos secar 24h e enchemos de água para ver se o ph continuava a subir, mas não, manteve pouco mais ou menos o mesmo ph que estava a sair da torneira. O fundo ficou brilhante, o que não é tão giro como só com o cimento, mas a verdade é que debaixo de água não se nota nada. Fizemos a montagem do aqua hoje, e logo que possível ponho fotografias. Esqueci-me que não podia pôr lá dentro os troncos secos (já foram tratados e lavados dias a fio há mais de um mês) e por isso já estávamos quase a terminar qd eles começaram a flutuar... :/ Agora vão ficar com uns pedragulhos por cima durante uns tempos...

A ver se já ponho as fotografias do processo!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.