THE LAKE RESORT...


carlos rafael

Recommended Posts

Viva,

 

A mim parece-me rhizoclonium

Causa: pouco CO2, pouca movimentação de água e poucos nutrientes.

Remoção: Tenta limpar o máximo que conseguires. Aumenta o CO2. verifica a fertilização (aconselho-te já a meter tudo: macros e micros). Não faz sentido nenhum começar um aqua com plantas sem fertilização. É por falta de nutrientes que elas aparecem e não por excesso destes.

Como ainda não tens fauna podes abusar do excel (se tiveres) que ajuda. Os camarões Amano também a comem.

 

Abraço,

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 321
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas! Estive a ver o tópico, neste e noutro forum, e muitos parabéns pelo aquário e por tudo o que fizes-te por ti! Muito bom mesmo! ;)

 

Em relação ás algas, não querendo alimentar polémicas, mas cuidado ao analisar alguns deles e partir logo para a acção tentando erradicar as algas de um momento para o outro... Não costuma funcionar bem a longo prazo...

Para começar aconselhava reduzir o fotoperíodo para 7h (como já foi dito) e TPA's mais frequentes... Os primeiros 10 dias sem TPA e com um fotoperíodo tão grande foi crítico, já que ainda por cima "essa água" continha provavelmente alguns (muitos) nutrientes provenientes do substrato fértil...

Podes começar com TPA's de 3 em 3 dias tirando 45% da água, por exemplo, e ver como reage o aquário, aumentando os dias de intervalo até chegar à TPA semanal.

Quando ao fertilizante, eu começaria a fertilizar em quantidade reduzida quando as plantas começarem a dar os primeiros sinais de carência e ia aumentando de acordo com o andar da carruagem... ;)

Para já, também ajudam plantas de crescimento rápido, que depois podes retirar, e que vão consumir mais rapidamente os nutrientes em excesso. Procura aquariofilistas na tua zona, que provavelmente te cedem umas podas para esse efeito. ;)

 

Para "ajudar" no ciclo, podes colocar um ou dois SAE's, se gostares, pois são mais resistentes que os camarões e também comem essas algas (acho eu, é melhor confirmar).

 

Abraço e calma com isso! :)

Editado por fabio_TMR

Abraço, Fábio R.


DSC07143-2-1.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para começar aconselhava reduzir o fotoperíodo para 7h (como já foi dito) e TPA's mais frequentes... Os primeiros 10 dias sem TPA e com um fotoperíodo tão grande foi crítico, já que ainda por cima "essa água" continha provavelmente alguns (muitos) nutrientes provenientes do substrato fértil...

 

A redução do fotoperíodo tem alguma efeito mas é muito mais eficiente a redução da intensidade (watts).

 

 

Quando ao fertilizante, eu começaria a fertilizar em quantidade reduzida quando as plantas começarem a dar os primeiros sinais de carência e ia aumentando de acordo com o andar da carruagem... ;)

 

Como já tenho referido em alguns posts. Com excepção da amónia, não há qualquer relação entre a existência de nutrientes e o aparecimento de algas. É um dos maiores mitos da aquariofilia. As algas são quase sempre resultado de falta de CO2 ou nutrientes e nunca por excesso.

As plantas precisam de nutrientes certo? Sem eles não crescem certo? Então porque é que se lhes limitam logo no início quando estas mais precisam para se adaptarem às novas condições? Ficam à espera que elas mostrem carências? É como ficarmos sem beber água. Só quando mostrar-mos sinais de falta de água é que bebemos? Não faz sentido. Quando isto acontece já a danos a nível estrutural das plantas.

 

Com substrato fértil a coisa lá vai dando mas estes só têm na sua maioria nitratos e fosfatos. Falta o potássio e os micros...

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal venho trazer umas notiçias, hoje feriado tirei o dia para o meu aquario,ja começei o tratamento ao meu aquario a 2 dia,começei por colocar 2,5ltrs de zeolith excel e phosphat stop po4 tudo da aquatic nature, retirei as ceramicas e tenho guardadas num balde com a agua do filtro vamos ver se não morrem as bacterias nidificantes !

Esta manha fui a framaçia e comprei agua oxigenada e uma seringa e dei mais uma tareia nas algas e pela expriençia correu muito bem,devo ter eleminado pelo menos mais de 50% das algas depois de aplicar a agua oxisnado experei 15mts e com uma mageira de 5mm aspirei as algas danificadas e terminei por fazer uma tpa de 70% ficou optimo. agora sabado vou fazer mais uma aplicação de agua oxigenada.

vou deixar uma foto para verem o resulto final.

ANTES.

1006372.jpg

 

DEPOIS.

1006375n.jpg

Editado por carlos rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Tenho a andar a ler uns tópicos sobre algas e de facto o gmmartins tem toda a razão.

 

A carência de nutrientes e a falta de CO2 é que são o grande problema para as plantas e como tal o aparecimento de algas.

 

Carlos Rafael nesta altura tenta fazer TPA's regularmente, mas nunca deixes de fertilizar. O mal de muitos quando aparecem as algas é fazerem TPA's e deixam de fertilizar porque julgam que o motivo é excesso de nutrientes. Nada disso.

 

Não desanimes que a aquariofilia é isto mesmo e estes episódios só vêm aumentar o nosso conhecimento sobre plantados, o que é muito bom para futuras montagens.

 

Coragem "my friend"e se tiveres dúvidas não hesites em colocar, os fóruns são para isso mesmo.

 

 

 

Cumps

Hugo Bernardo

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes falta de co2 tenho certeza que não é sempre teve dentro dos valores aconselhados.

Pois o meu grande erro foi no inicio muita iluminação. de depois do aquario tar cheio deveria ter feito uma tpa quase geral.para retirar o exessos dos nutrientes libertados pelo subestrato fertil.... Mas com os erros é que aprendemos... obrigado a todos pela desponiblidade em ajudar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes falta de co2 tenho certeza que não é sempre teve dentro dos valores aconselhados.

 

Como é que sabes? Mediste? Os drop-checkers apenas dão uma ideia mas não são assim tão rigorosos. Além disso, se tiveres má circulação (não estou a dizer que tens), podes injectar todo o CO2 que quiseres que este se não chega às plantas é igual a nada.

 

 

Pois o meu grande erro foi no inicio muita iluminação.

 

Erro mais que comum. A luz a mais em si não tem qualquer problema. O problema é que se torna quase impossível acompanhar com os níveis de CO2 exigidos pela quantidade de luz.

 

depois do aquario tar cheio deveria ter feito uma tpa quase geral.para retirar o exessos dos nutrientes libertados pelo subestrato fertil.... Mas com os erros é que aprendemos... obrigado a todos pela desponiblidade em ajudar...

 

Como referi, para além da amónia todos os outros não causam algas. Como não fertilizaste - pimba, mesmo com substrato fértil. Já agora... esse phosphat stop é para retirar fosfatos? Se sim estás a fazer exactamente o que não deves...

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Estes aquário… com muita pedras… e “poucas” plantas… são sempre de difícil e exigente manutenção.

A ausência de trocas de agua(que ao inicio e durante as primeiras 3-4 semas) teriam de ser diárias(ou quase)… a ausência de testes… o excesso de luz… o incorrecto ou desequilibrado doseamento de co2… a falta ou incorrecta circulação de agua… enfim… vários erros que podem ter contribuído para o estado actual do aquário.

O que fazer agora ???? Para já, trocas de agua… muitas e quase diárias, remover manualmente tudo o que for possível…. Colocar uma equipa de limpeza (otos e camarões amanos).

Carências… excesso de nutrientes… não sei… só com a realização de alguns testes… é que poderíamos tentar retirar algumas conclusões.

O aquário tem uma composição de pedras muito interessante… se for bem tratado… e depois de maturado… será um belíssimo aquário… com um enorme impacto visual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva...

1 - Muito bom layout

2 - Paciência, algarios em inicio de montagem é normal

3 - A mistura de varios factores deu nisso, acredito que foi excesso de luz, a que não fizeste corresponder CO2 nem fertilização equivalente (como o gmmartins referiu)

4- excesso de nutriente não é factor de aparecimento de algas (se fosse estava desgraçado)

5 - Paarabens daqui a uns meses isso vai estar 6*

7 - "off topic" - Canito... long time, no see. Bem aparecido sejas. Abraço

 

 

Força nisso e vai postando novidades.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes amigos voltei com novidades possitivas, pareçe que as algas tao a dar treguas o aquario tem se mantido estavel desde que começei a aumentar as tpas e diminui os watts da calha so com as lampadas t5 e 8 horas de fotopriodo....

Vai aaparcendo umas bolinhas de algas mas com um tubinho vou aspirando todos os dias,a cuba esteve estagenada pareçia que tava a morrer,mas ja tem montes de guias novas, as rotalas creche a olhos vistos cortei montes de podas e espalhei por todo o aquario, mas são para retirar quando establizado.

Tive a falar com uma amiga que e biolga marinha que trabalha para a universidade do algarve, ela vai fazer me um fertelizante de macros a base de potassio, tou a espera dos testes que encomendei depois posto os valores do meu aquario.

 

Sera que os valores de PH esta bom? o valor é o que esta na foto.

1006376a.jpg

Editado por carlos rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde.

O aquario está excelente! Muitos parabéns por essa "banheira" como já disse por ai xD

Apesar de ter optado por essa disposição gostei mais desta, mas esta está igualmente hiper mega boa! ;)

Quando for grande também quero uma coisa assim e tambem ter umas mocas para isso tudo! xD

É pena aqui em faro o aquapicanço ser um pouco fraquito e sempre a tentar enganar o próximo... e o que da a não concorrência, para arranjar coisas boas a preço competitivos só nos grandes centros urbanos :S

Novamente....aquário espectacular...apesar dos equívocos com as algas que isso irá-se resolver ;)

cheers

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois mas para mim (16 anos) e um pouco complicado mandar vir coisas da net xD

acerca dos vícios...muito melhor que fumar, beber, e outros que tais, este até dá paciência e (por vezes) alivia do stress (isto falado por uma puto que tem um aqua a cerca de 3 ou 4 meses)xD

próximo avanço vai ser co2 caseiro mas nao sei se compro o difusor no picanço e tenho medo com o ph :s xD

Vá dando feedback do aqua ;)

keep going!

Editado por nuno407
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se és de faro e quizeres vir ca a casa ver o aquario diz que combinamos e trocamos expriençias ate te posso dispensar podas de plantas.... olha se vais para co2 posso ajudar a montar um sistema prossorizado barato tenho matrial que não utelizo, se quizeres manda msg privada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite pessoa aqui fica o novo equipamento que adequiri o sistema uv....

 

1006378v.jpg

 

Que potência tem essa lâmpada UV ?

 

Tendo em conta a dimensão do aquário não seria preferível o UV da jebo de 36W?

 

Quanto tempo mantém a ligada ?

 

Estou a pensar montar uma UV também , mas a informação que encontro ainda é muito vaga sobre o assunto.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Gostei bastante do layout final. O aqua está muito bem planeado.

Deve-te ter dado muito trabalho o posicionamento dessas pedras todas

Agora é esperar que a cuba cresça.

Não deixes de actualizar!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois , a minha pergunta é se será suficiente sendo apenas de 5w , para um aquário tão grande e com tanta litragem, tens notado diferenças desde a sua montagem ?

 

Fico a aguardar.

My Dream,My hope,My Everything...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois , a minha pergunta é se será suficiente sendo apenas de 5w , para um aquário tão grande e com tanta litragem, tens notado diferenças desde a sua montagem ?

 

Fico a aguardar.

 

Pois quanto a litragem é o seguinte taste a referir a litragem bruta mas o meu aquario tem muito pedra e areao , tanto que so tem 35cm de altura tudo isso reduz a litragem como encho a mangeira ainda nao contablizei os litros que leva!

Quanto a melhorias ainda é cedo a montagem é muito nova, so tem 1 mês ecomo tenho pouca flora ainda tenho tido muitos problemas de algas.... os filtro uv servem mais para prevençaõ depois do aquario establizado...

Editado por carlos rafael
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal

 

O aquario está muito bonito, está muito bem conseguido e sempre gostei muito do estilo!

Sobre o suposto filtro UV vou dizer a minha opiniao e nao experiencia pois nunca tive e volto a repetir apenas a minha opiniao lida de artigos!

Eu nao acho necessário o filtro uv e isto porquê?

Porque sejam algas ou algo mais tem se as mudas de agua. Pode ajudar em algas que tiveste nesse aquario agua oxigenada e o excell com ajuda das TPA's claro!

Nao vejo necessidade de usar filtro uv por outra razao:

Imaginem que nao têm filtro uv e depois metem, voces vao eliminar muita coisa má mas coisas boas tambem, sobre a fauna ha outro problema, voces têm os vossos peixes com filtro uv e tudo parece bem, eles estao saudaveis etc, mas a luz do UV funde, a imunidade dos peixes acaba pois se voçes colocarem um peixe com vermes ou doente pode muito bem transmitir para os peixes saudaveis matando todos possivelmente pois nao têm a luz uv a funcionar!

Nao acho errado usar apenas por prevençao nos primeiros dias mas depois acho desnecessário!

Vou ver se encontro os artigos que li á uns dias!

Por isso parabens pelo aquario está muito bom!

Já pensas-te na fauna?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.