que caracol é este?


LuisBarroso

Recommended Posts

boas pessoal apareceu-me uns seres vivos no aquario para alem das plantas, devem ter vindo com elas alguém me sabe dizer qual caracol é este?

 

http://imageshack.us/photo/my-images/84/dscf1205l.jpg/

 

não da para ver muito bem, pois fui obrigado a fazer zoom que eles são muito pequeninos :)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É um Planorbis. Inofensivos para plantas e excelentes comedores de algas. Há tempos tive uma praga deles no meu aquário e tive de fazer deles petisco esmagado para os peixes, mas agora mantenho sempre alguns ;) Acho-os feios mas dão sempre uma ajuda

 

Vê aqui: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=68106

 

Cumprimentos

Renato Ferreira

Santa Maria da Feira/Aveiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

como ja foi dito em cima é uma (praga)

se tiveres excesso de alimentos os gajos se vai reproduzir a uma velocidade enorme, esmaga-os que os peixes adoram ou usa um medicamento

tipo esha gastropex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gyraulus sp. de certeza! Hugo como sabes de certeza os planorbis quando pequenos são mais cilíndricos com um pouco mais espessura!

Abraço Sérgio Torres

Visitem o Ínsulas da quitina

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

como ja foi dito em cima é uma (praga)

se tiveres excesso de alimentos os gajos se vai reproduzir a uma velocidade enorme, esmaga-os que os peixes adoram ou usa um medicamento

tipo esha gastropex

Ois,

 

Eu tenho desses, nem acho que sejam praga por aí além, o plantado está esplendoroso, e os "meninos" nem têm chateado, até acho engraçada a sua actividade.

 

Acho é espantoso, que sem se saber a fauna do áqua onde os "bicharocos" apareceram logo se recomende "medicamentos" exterminadores para invertebrados :drool3: , o user "xandre", que até tem uma imagem de um gastrópode para o identificar, sabe qual vai ser o resultado desse "medicamento" aplicado num áqua, por ex: de camarões???

 

É preciso alguma cautela e responsabilidade quando se responde a tópicos deste género ... :tapfoot:

 

Abraço,

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois,

 

Eu tenho desses, nem acho que sejam praga por aí além, o plantado está esplendoroso, e os "meninos" nem têm chateado, até acho engraçada a sua actividade.

 

Acho é espantoso, que sem se saber a fauna do áqua onde os "bicharocos" apareceram logo se recomende "medicamentos" exterminadores para invertebrados :drool3: , o user "xandre", que até tem uma imagem de um gastrópode para o identificar, sabe qual vai ser o resultado desse "medicamento" aplicado num áqua, por ex: de camarões???

 

É preciso alguma cautela e responsabilidade quando se responde a tópicos deste género ... :tapfoot:

 

Abraço,

 

boas

ate sei

e obrigado por referir isso

o medicamento mata mesmo camaroes, mas tanbem quem o faz deve ler sempre a bula, uma regra que nao se deve esqueçer, agora ser praga ou nao ja vai de cada um, a minha opiniao se mantem apesar dos gajos terem vantagem beneficas para os aquas, mas opinioes sao o que sao

Editado por xandre
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal já os tenho a uma semana e não se tem alastrado assim muito e para os ver as vezes tenho que estar 5m a procura de um eu ate os acho engraçados , des que eles não façam mal as plantas tass bem, e são bem pequenos :)

 

cumps!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas,podes manter a vontade esses caracois,eles sao beneficos para papar as alguinhas que vao aparecendo nas plantas.

nao fazem mal nenhum as plantas.

basta so ires controlando a reproduçao deles.quando achares que se estao a reproduzir muito,metes uma folha de alface a noite e de manha tiras,nessa folha veem juntos alguns desses caracois.

quanto ao medicamento que o xandre recomendou,nao faças isso.

se por acaso te quiseres ver livre deles compras umas duas ou tres helenas e resolvem o assunto.

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Gyraulus sp.!

A concha parece estar em paralelo em relação ao plano em que está, enquanto a dos planorbis estaria na perpendicular.

 

Cumprimentos.

<a href="http://http://www.aquafilix.blogspot.pt/" target=_blank>AQUAFILIX</a>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais