Iniciante na Aquariofilia e 1º Aquário


AC3

Recommended Posts

Muito Boa Tarde Amigos,

 

Desde já é um prazer pertencer a esta comunidade que visa praticar esta arte da aquariofilia que até hoje ainda não me tinha despertado a atenção mas que agora começou a dar sinais de vida :lol: não só porque metade dos meus colegas do trabalho têm aquários de água doce e salgada mas também porque achei ser um hobby bastante interessante e desafiante, pelo que espero ter sucesso e boas horas de lazer com as minhas criações.

 

Depois de procurar sobre os variados tipos de biotopos possíveis ou mistura de espécies fiquei apaixonado por uma que escolhi para ser o meu primeiro biotopo, os Ciclideos do Lago Malawi #cool devido às suas cores e tamanhos, mal os vi na casa da pessoa a quem comprei o aquário apaixonei-me imediatamente e decidi adoptar a ideia na qual me vou esmerar ao melhor que posso.

 

Então para o meu Setup por enquanto ainda só tenho o aquário e uma série de material que vou vender pois não necessito e não serve para dar a qualidade de vida que os bichinhos necessitam, passo a citar:

  • Aquário Rena 120cm
  • Biobox 400l/h
  • Filtro de Fundo
  • Fotografia Background
  • Calha Rena 2x30W T8
  • Móvel Apoio Wengue

A minha 1ª dúvida é em relação à medida do aquário pois não sei se é normal ou não as medidas não serem certas a nível de CxLxA, pois por exemplo o comprimento não é 120cm mas sim 117/8cm dependendo a partir de onde tiro a medida e em relação às restantes mais estranhas são (mais tarde coloco as medidas certas). É normal ser assim e o pessoal arredonda por excesso ou é mesmo este aquário que não tem medidas standard? (já estive a medir melhor e as medidas são as seguintes 116.5(Comp)x36.5(Larg)x54.5(Alt) com vidro de 0.7/8mm e 1 Travessa Francesa ao centro, sendo assim dá cerca de 230L).

 

Em termos de construção o aquário pareçe-me porreiro (a marca pelo menos é boa), só teve 15 dias de uso e foi comprado em promoção como forma de Kit por isso trás a Biobox que vou descartar imediatamente pois não dá vazão à quantidade de água que o aquário comporta.

 

Para bomba/filtro vou comprar a Eheim professionel 3 2071 ou 2073 dependendo do Volume de água utilizado, em princípio penso que a 2071 chega uma vez que pelas contas que fiz às medidas arredondadas me deu 240L e a 2071 é para aquários de 120 até 250L, se for melhor a 2073 que é de 180 a 350 digam-me por favor.

 

Em relação ao termostato disseram-me que o melhor seria ter no mínimo 0,5W por litro certo ou acham que é melhor 1W? Fazendo as contas a 0,5W será 125W, é preferível um de Titânio mas não sendo Eheim ou um Eheim mas sem ser de Titânio?

 

Até agora foi o que já "escolhi", mas a maior dúvida que até agora me deparei é a escolha do areão pois queria uma solução clara tal como as seguintes opções abaixo:

  • Areia de Sílica Branca
  • Areia de Coral
  • Aragonite
  • Areia da Praia

A minha escolha em termos de regulação do pH residia mais na Areia de Coral mas a Areia de Silica Branca é mais clara que a anterior certo? A Granularidade escolhida seria 0,5mm no caso da Areia de Coral pois prefiro uma base mais fina uma vez que os bichinhos em questão gostam de escavar na dita cuja tongue.gif , tenho medo que a de Sílica Branca não seja tão amiga do habitat pretendido ou estou errado?

 

Em relação ao pH da água da minha zona, estive a ver os testes de água efectuados pelos SMAS locais e tanto no 1º como no 2º trimestre deste ano os valores não passam dos 8,1 de mínimo e máximo, o que é bom para o Biotopo que quero montar pois não devo ter muita perca.

 

Em relação a Plantas estive a pesquisar e costumam utilizar neste tipo de Biotopo as Valisnérias Gigantea e estava a pensar utilizar o mesmo juntamente com Basaltos e Xistos para decoração e construção de esconderijos. Recomendam outro tipo de Planta para esconderijo? E a iluminação que tenho será suficiente para estas plantas? E em relação ao Substracto Fértil, mesmo não tendo grande abundância de plantas convém utilizar sempre?

 

Visto ter comprado o aquário em 2ª mão e o mesmo ter tido alguma utilização, o mesmo encontra-se um pouco sujo pelo que queria lavá-lo todo e desinfectá-lo antes de colocar seja o que for. Que produtos e métodos recomendam para este efeito?

 

Por agora terminei a minha 1ª abordagem e ainda não avançei para nada pois estou à espera de ter capital para o material que tenho que comprar. Sendo assim quais os concelhos que me dariam à primeira vista?

 

Aqui vão umas fotos que vocês gostam tanto :thumbup3: :

 

dsc0481v.th.jpgdsc0487lo.th.jpgdsc0488j.th.jpgdsc0492i.th.jpgdsc0494t.th.jpgdsc0499fs.th.jpgdsc0502l.th.jpgdsc0503uo.th.jpgdsc0505q.th.jpgdsc0506zs.th.jpg

 

 

PS - Pessoal estive a ver um artigo chamado "Guia de Criação de Ciclídeos Africanos" e fiquei um pouco assustado com alguns aspectos, principalmente o filtro em que diz que visto ser uma espécie que come bastante e consequentemente acaba fazendo bastantes dejectos acumulando-se assim no aquário. Recomendam então visto não existir a abundância de plantas que existe num aquário com outro tipo de fauna e o lixo ser todo removido pelo sistema de filtragem, existir a circulação de pelo menos 6 vezes por hora o volume do aquário (fazendo as contas ao volume total 240x6=1440l/h) e também bombas submersas acopladas a esponjas para aumentar a filtragem biológica e a corrente interna desta forma mantendo os dejectos mais tempo em suspensão para que o sistema de filtragem os conseguir recolher.

Visto o filtro que indiquei acima ter apenas 950l/h e o modelo mais potente 1250l/h acham que vou ter problemas?

 

Melhores Cumprimentos,

 

João Guerreiro

Editado por AC3

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Parece estares muito entusiasmado com o teu inicio na aquariofilia. Só te digo nao te apresses que a pressa a o maior inimigo da aquariofilia.

 

Gosto bastante do aquario que adqueris-te e do movel em especial.

 

Agora em relação aos peixes nao te posso aconselhar nada pois nao tenho esperiencia com malawis.

 

O termostato aconselho-te a comprares um de 300watts para ficares bem servido. 125w nao te ia dar para nada.

 

Para lavares o aquario podes usar sabao neutro.

 

Compra o modelo mais potente para ficares bem servido.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa a porta junto ao aquario é muito usada?

Muito movimento circundante ao aquario pode ser uma causa de stress o que nao é bom.

É um bom aquario desejo-te sorte =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite.

 

Parece estares muito entusiasmado com o teu inicio na aquariofilia. Só te digo nao te apresses que a pressa a o maior inimigo da aquariofilia.

 

Gosto bastante do aquario que adqueris-te e do movel em especial.

 

Agora em relação aos peixes nao te posso aconselhar nada pois nao tenho esperiencia com malawis.

 

O termostato aconselho-te a comprares um de 300watts para ficares bem servido. 125w nao te ia dar para nada.

 

Para lavares o aquario podes usar sabao neutro.

 

Compra o modelo mais potente para ficares bem servido.

 

Abraço.

 

Bom Dia,

 

Sim de facto estou bastante entusiasmado, quem sabe se não será o meu hobby ideal :P . Sim eu sei que é, de certa forma não estou com pressa por causa das limitações monetárias mas estou cheio de vontade de ter a máquina a ciclar para começar a pôr uns peixinhos lá dentro eheh.

 

O aquário também gosto bastante mas em relação ao móvel é um pouco limitado para conseguir arrumar as coisas sem se verem, mas por exemplo o filtro consigo pô-lo no canto esquerdo entre o ângulo da parede e o móvel.

 

Sim em relação ao Termóstato também achei que fosse pouco uma vez que tenho que manter a água a temperaturas entre os 24 e os 27º, agora a questão fica entre ser de Titânio ou não em prol da marca.

 

Mas depois de lavar com Sabão convém lavar com Sal certo? Ou visto o Sabão ser neutro não vai deixar residuos prejudiciais?

 

Pois o pior do modelo mais potente é mesmo o €€€ :| mas eu faço mealheiro eheh

 

Thkz pelas dicas

 

Cumpts

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma coisa a porta junto ao aquario é muito usada?

Muito movimento circundante ao aquario pode ser uma causa de stress o que nao é bom.

É um bom aquario desejo-te sorte =)

 

Boas,

 

Por acaso não é muito usada porque ou estou a utilizar a Sala e tenho-a aberta ou não estou e está fechada, acho que em relação a isso não é problema.

 

Thkz

 

Cumpts

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto faz um bom melhareiro e depois compras tudo de uma vez.

 

Em relação ao termostato eu uso da Elite e em relação ao preço/qualidade são muito bons.

 

Podes deitar sal mas em pouca quantidade mas visto o sabao ser neutro nao tem problema nenhum mas se quiseres deitar podes deitar depois tens é que lavar melhor.

 

Sim juntas mais uns euros e compra o mais potente.

 

Abraço.

Mais que um hobby, uma vida <3

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok o próximo passo então é lavar tudo com sabão neutro, tirar a biobox, o filtro de fundo e deixar tudo impecável para depois ser só montar o equipamento e pôr água.

Tenho uma dúvida em relação a umas riscas que estão na lateral por trás da biobox que não sei para que servem, não sei se seria tipo resistência visto o termoestato estar integrado na Biobox ou se tem outra utiidade. Sabem o que possa ser?

 

Cumpts

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Bom Dia Pessoal como estão? O meu primeiro post de 2012 depois de algum tempo de ausência por inúmeras razões mas já com algumas pequenas novidades acerca do projecto que passo a citar.

  • Já foi retirada a BioBox que trazia de origem e todas os restícios de silicone/borracha que a prendia ao vidro mas graças a uma ferramenta que recentemente e que sem ela não sei como o tinha feito tão bem ::D: que é este fantástico bisturi para Papel.
    3385_3_faca-bisturi-maped-soft.jpg

  • O Aquário foi todo lavado com Água e Sal e Água e Vinagre mas o que estava mesmo muito sujo era a travessa francesa que estive sem exagero 1h de volta dela a esfregar exaustivamente até ficar bem limpinha..

  • Desmontei a luminária da tampa do aquário mas não sei como é que hei-de limpar os tubos das lâmpadas, com que produto nomeadamente?

  • Já tenho dois Eheim/Jaeger 150W encomendados para colocar um em cada canto traseiro do aquário.

  • Já comprei 10Kg de Areia de Coral que irão fazer cerca de 2cm de altura mas em príncipio terei que comprar mais 10 ou 15Kg para não ficar ao nível do rebordo da base do aquário e também para oferecer mais sustentação às Pedras que colocar posteriormente. Dúvida: É suposto lavar a Areia de Coralou apenas se lava os substractos com uma granulometria mais elevada?

  • Comprei também um Nutrafin Mini Master Test Kit que só não trás teste de Dureza Total e Dureza de Carbonatos que terei que adquirir mais tarde e separadamente.

A7865_NF_MINI_MASTER_KIT.jpgNutrafin_KH_GH_Test_Kit.jpg

  • Em principio irei comprar o Filtro no Mês de Abril e vou optar pelo EHEIM professionel 3 2075 ou o EHEIM professionel 3 2080 (este é mais caro mas ficava melhor pela litragem/hora).

  • As Pedras terei que ir passear por várias zonas para procurar o que melhor se adapta ao que quero mas não vai ser fácil :P

  • As Espécies(Malawi Mbuna) também não me vou descurar e vou tentar fazer uma boa análise para verificar a compatibilidade de cada uma e a mistura que posso fazer vs a quantidade. Eu sei que isto era o primeiro passo se seguisse as boas práticas da actividade mas acho que também não faz mal fazê-lo neste ponto pois os avanços que já fiz são adaptáveis a qualquer uma dentro da Família Cichlidae Malawi)

Espero ter novidades dentro de breve e assim que as tenha vou colocando aqui.

 

Melhores Cumprimentos,

 

João Guerreiro

Editado por AC3

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal tudo fixe?

 

Estava aqui a investigar acerca da equipa de limpeza a escolher para o meu Aqua e estou com algumas dúvidas (quantidade, variedade) em relação à fauna para este efeito que passo a expôr:

  • Estou interessado nos Synodontis Multipunctatus pois muita gente os recomenda para este tipo de Aqua e além de terem muito bom aspecto são também bons trabalhadores no que diz respeito a comer restos de comidas mas algas nem por isso.

synodontis-multipunctatus.jpg

  • Também estava a pensar num Ancistrus Temminckii para complementar mas a minha dúvida agora é mesmo em termos de quantidade tanto desta espécie como da anterior.

ancistrusTemmincki-(2)b.jpg

 

Se tiverem sugestões melhores aceito de livre vontade :P

 

Melhores Cumprimentos,

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Pessoal tudo fixe?

 

Estava aqui a investigar acerca da equipa de limpeza a escolher para o meu Aqua e estou com algumas dúvidas (quantidade, variedade) em relação à fauna para este efeito que passo a expôr:

  • Estou interessado nos Synodontis Multipunctatus pois muita gente os recomenda para este tipo de Aqua e além de terem muito bom aspecto são também bons trabalhadores no que diz respeito a comer restos de comidas mas algas nem por isso.

synodontis-multipunctatus.jpg

  • Também estava a pensar num Ancistrus Temminckii para complementar mas a minha dúvida agora é mesmo em termos de quantidade tanto desta espécie como da anterior.

ancistrusTemmincki-(2)b.jpg

 

Se tiverem sugestões melhores aceito de livre vontade :P

 

Melhores Cumprimentos,

 

Recomendo:

 

- Corydoras (cardume de pelo menos 5 da mesma especie)

- Ottocinclus

- 1 ou 2 Ancistrus.

 

e já ficas com uma boa equipa de limpeza.

 

Cumps.

Hugo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Primeiro que tudo obrigado pelas dicas. Fiquei apenas com uma dúvida que é em relação às corydoras...sempre pensei que fossem demasiado frágeis para juntar com ciclideos africanos. Tens boa experiência com a mistura?

 

Cumpts,

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Hugo,

 

Primeiro que tudo obrigado pelas dicas. Fiquei apenas com uma dúvida que é em relação às corydoras...sempre pensei que fossem demasiado frágeis para juntar com ciclideos africanos. Tens boa experiência com a mistura?

 

Cumpts,

 

Se me estiveres a perguntar de ciclideos africanos - do género da familia Pelvicachromis taeniatus, podes juntar na boa...

 

Agora Africanos do Lago Malawi ou Tanganyika não é a minha "praia". :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se me estiveres a perguntar de ciclideos africanos - do género da familia Pelvicachromis taeniatus, podes juntar na boa...

 

Agora Africanos do Lago Malawi ou Tanganyika não é a minha "praia". :)

 

Pois não estou a falar desses mas sim de Africanos do Lago Malawi que são bem mais agressivos, estive a ler sobre o Pelvicachromis e todos falam bem dele como sendo pacífico e um bom peixe para ter num aquário.

 

Cumpts

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Boa noite, vou-me iniciar na aquariofilia... Estou a pensar comprar um peixe Betta, mas sei que os machos são muito agressivos e que têm de estar isolados. Tenho dúvidas quanto à aquisição do Aquario, Estou a pensar comprar um de 60L.

 

Para um peixe Betta, é necessário ser um aquario de agua quente, com termostato ou basta só a lampada do aquario?

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Boa noite, vou-me iniciar na aquariofilia... Estou a pensar comprar um peixe Betta, mas sei que os machos são muito agressivos e que têm de estar isolados. Tenho dúvidas quanto à aquisição do Aquario, Estou a pensar comprar um de 60L.

 

Para um peixe Betta, é necessário ser um aquario de agua quente, com termostato ou basta só a lampada do aquario?

 

Cumprimentos

 

Não faças as mesmas questões em sítios diferentes...

 

Além disso estás a fazer off-topic!

 

Já te respondi no tópico que abriste com essa dúvida.

 

Desculpa o meu off-topic AC3.

 

Abraço

Guppy Wood Heaven...            Simple Shrimp

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não faças as mesmas questões em sítios diferentes...

 

Além disso estás a fazer off-topic!

 

Já te respondi no tópico que abriste com essa dúvida.

 

Desculpa o meu off-topic AC3.

 

Abraço

 

Tudo bem InCoGniTuS a malta aqui tem que se ajudar uns aos outros.

 

Abraço

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Pessoal,

 

Primeiro que tudo uma Santa Páscoa para todos com tudo de bom. Depois vim deixar uma pequena actualização que ainda não tinha registado fotográficamente que foi a colocação dos 10Kg de Areia de Coral mas que vou necessitar de dobrar pois 20Kg no minímo para conseguir uma altura decente que se note com o rebordo do Aquário e também ofereça maior base de sustentação para as pedras.

 

Aqui vai:

 

img0001ipx.jpg

 

img0002crr.jpg

 

img0004gm.jpg

 

Cumprimentos,

 

João Guerreiro

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas Tardes Pessoal,

 

Finalmente vou tratar de adquirir os filtros e vou optar por uma solução diferente mas benéfica a vários níveis. Tinha em mente adquirir o Eheim Professionel 3 2080 e visto o mesmo não trazer Media incluída vou antes optar por dois Eheim Professionel 3 2073 ou 2075 que já trazem Media, desta forma passo a ter um sistema redundante caso me falhe um deles, vou duplicar o Output total pois serão dois filtros em vez de um a trabalhar simultaneamente, e no caso de adquirir dois 2075 fico exactamente com o mesmo volume de filtro e préfiltro que o 2080 sozinho mas com mais Output ficando assim com uma filtragem mais eficiente.

 

Tenho ideia que também vou benefeciar a nível da manutenção dos mesmos uma vez que poderei limpar por completo um dos filtros não me importando com a colónia de bactérias presente no mesmo visto ter o outro em funcionamento já devidamente colonizado, sendo assim uma questão de tempo até repôr a colónia no filtro que foi limpo. Penso estar certo em relação a este raciocínio ou estou enganado?

 

Abaixo têm uma tabela que elaborei com os dados de cada filtro individualmente e em simultâneo.

EHEIM Professionel 3 2071 2 x 2071 2073 2 x 2073 2075 2 x 2075 2080 Pump Output (L/h) 950 1900 1050 2100 1250 2500 1700 Filter Volume (L) 3,0 6,0 4,5 9,0 6,0 12,0 12,0 Pre-Filter Volume (L) 0,5 1,0 0,5 1,0 0,5 1,0 1,0

 

O que acham deste Setup sendo assim?

 

Cumprimentos,

Editado por AC3

João Guerreiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já pensaste no FX5?

Serei só eu neste forum adepto desta maquina? O FX5 com 4L de matrix lá dentro tens boa filtragem biologica e boa mecanica e um bom cauda, preços, zooplus.com (onde comprei o meu)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.