Ajuda - Caracol


sys.off

Recommended Posts

Boa noite

 

Hoje estava a observar o meu aqua e deparei-me com este "amigo" a passear por lá...

 

dsc0018nx.jpg

 

Alguém me pode ajudar a identificar este tipo? Será prejudicial para o aqua e as plantas? Até agora só vi este! Acham que existem mais?!?!?!

 

Obrigado

 

PH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite

 

Hoje estava a observar o meu aqua e deparei-me com este "amigo" a passear por lá...

 

dsc0018nx.jpg

 

Alguém me pode ajudar a identificar este tipo? Será prejudicial para o aqua e as plantas? Até agora só vi este! Acham que existem mais?!?!?!

 

Obrigado

 

PH

 

Nao sou um experte, mas penso que seja daqueles caracois que vêm agarrados as plantas, penso que nao fazem mal, mas eles reproduzem.se sozinhos e vao apareçer mais.

Mas espera pela opiniao de alguem mais entendido.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é um caracol que às vezes as plantas trazem, não é prejudicial, pode é reproduzir-se feito louco se tu colocares comida em excesso. De resto só se alimenta de restos de comida

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

este forum não muda. Isso é uma Physa sp. é um caracol "praga" e entre as pragas é o que menos interessa e apesar da bela foto, não tem interesse para o aquário, nem em embelezamento nem no consumo de algas.

 

Se tens interesse em em moluscos gastropodes aquáticos, que não são caracois contudo, há espécies exoticas à venda. Mas não aparecem no aquário espontaneamente, só que ao contrário desses acrescentam interesse ao aquário quer a nivel estético quer a nivel de utilidade para o ecossistema.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Só será praga se houver excesso de fornecimento de alimento aos peixes, se o alimento for controlado, a "praga" de Physas pode ser muito bem controlada, pois conforme a quantidade de alimento que fica no fundo tb varia o número de Physas num aqua.

 

De resto não se alimentam de plantas e isso é que é importante e poderia ser grave, quanto ao nível estético é subjectivo. Eu não me importo de ter alguns nos meus aquas

 

este forum não muda. Isso é uma Physa sp. é um caracol "praga" e entre as pragas é o que menos interessa e apesar da bela foto, não tem interesse para o aquário, nem em embelezamento nem no consumo de algas.

 

Se tens interesse em em moluscos gastropodes aquáticos, que não são caracois contudo, há espécies exoticas à venda. Mas não aparecem no aquário espontaneamente, só que ao contrário desses acrescentam interesse ao aquário quer a nivel estético quer a nivel de utilidade para o ecossistema.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é concerteza subjectivo, menos subjectivo é o facto que respira por pulmões, é dificil de controlar a sua população/nem todos os aquarios são iguais, de pouco servem ao aquário, é vê-los subir os vidros para respirar, pouco usam o aquário e pouco deleite dá a sua observação, além de uma concha sem interesse.

 

é algo totalmente diferente dos comerciais, que criam um ambiente rico e fascinante, trabalham na limpeza do aquário, têm belas conchas e formas e respiram debaixo de água, agora claro que os comerciais custam dinheiro... tanto como um peixe. Mas têm o seu interesse e alguns têm comportamento complexo e/ou interessante. é um dos novos géneros de aquariofilia, tal como outros novos géneros...

 

já tive e tenho ainda bastantes espécies, de tal forma que a água doce era insuficiente e agora passei também a manter espécimes de água salgada temperada, e sei muito bem avaliar estes animais, quer o seu comportamento, classificações, quer o seu "pedigree". é um novo conceito de aquariofilia, relaxante e bonito, em que o deleite é ve-los passear pela areia e pelas rochas, tal como fazem em ambiente natural.

 

 

Não digo para o eliminar do aquário. o que digo é "achou interessante? então passe para algo mais a sério."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não entendo o que tem a ver as Physas respirarem por pulmões para serem animais não gratos a um aquário, se foi para nos fazeres compreender que conheces esta espécie de caracóis na palma da mão, Ok, conseguiste, mas existem outras espécies que igualmente respiram por pulmões que são bem vindos a um aquário como é o exemplo das Pomacea Diffusa, mais conhecidas por Ampolárias e que se reproduzem por ovos em forma de cachos que os fixam na parte de cima do aquário junto ao limite da coluna da água.

 

Ao contrário do que indicas, as Physas, alimentam-se de todos os detritos do aquário, leiam-se detritos e não excrementos, isto inlcui todos os restos de comida que os peixes deixam para trás, de tal forma que isso acontece, que quanto mais excesso de comida houver num aquário maior será o numero de Physas, revelando-se extremamente eficazes na eliminação do chamado "lixo", ora, uma das formas de eliminar as Physas para quem não gosta poderá passar por colocar uma folha de alface dentro do aqua (técnica duvidosa), esburrachá-las contra o vidro e servirem de alimento aos nossos peixes (elas não gritam e não é preciso sermos considerados um serial killer para o fazermos) ou então colocarmos algumas Anentome helena que são caracóis carnívoros e fazem autenticas caças às Physas, o problema é que como são exclusivamente carnívoras, se as Physas acabam as Anentome helena acabam por morrer à fome.

 

Qualquer Aquariofilista experiente sabe controlar a quantidade de comida que fornece aos seus peixes e por conseguinte controlar a quantidade de Physas que estão no Aqua, infelizmente algumas plantas que se compram nas Lojas de Aquariofilia trazem alguns destes caracóis agarrados e como a reprodução se faz de forma fácil, se houver alimento suficiente por vezes a reprodução é explosiva, basta para isso, como referi apenas controlar a quantidade de alimento.

 

 

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, não entendo o que tem a ver as Physas respirarem por pulmões para serem animais não gratos a um aquário, se foi para nos fazeres compreender que conheces esta espécie de caracóis na palma da mão, Ok, conseguiste, mas existem outras espécies que igualmente respiram por pulmões que são bem vindos a um aquário como é o exemplo das Pomacea Diffusa, mais conhecidas por Ampolárias e que se reproduzem por ovos em forma de cachos que os fixam na parte de cima do aquário junto ao limite da coluna da água.

As physas não são menos por respirar por pulmões, estamos simplesmente a falar de um aquário... que deve ter como objectivo manter animais puramente aquáticos e estéticos, que ajudem a criar um ambiente.

 

As ampulárias são um grupo à parte. São animais aquáticos. Respiram debaixo de água, e como habitam águas paradas, fazem uso de um sifão, para obterem oxigénio a partir do ar. É um apoio. Isto acontece com todos os ampularideos, e não apenas com as P.Diffusa, mas também outros famosos como as P.Canaliculata e as M.Corneus.

 

Os caracóis por outro lado são moluscos gastropodes terrestres que respiram por pulmões que desenvolveram. Isto é deixaram o mar há algum tempo, mas alguns deles, voltaram a viver em meio aquático como as physas.

 

Os cachos ficam fora de água por causa da predação dos peixes, é uma estratégia. No entanto, ao nascerem as pequenas ampularias caem logo na água, senão cairem, depois de um tempo, acabarão por morrer. Já as M.Corneus põe o seu "cacho" debaixo de água, isto porque os ovos estão cobertos com uma gelativa que torna-os pouco apelativos para os peixes.

 

Ao contrário do que indicas, as Physas, alimentam-se de todos os detritos do aquário, leiam-se detritos e não excrementos, isto inlcui todos os restos de comida que os peixes deixam para trás, de tal forma que isso acontece, que quanto mais excesso de comida houver num aquário maior será o numero de Physas, revelando-se extremamente eficazes na eliminação do chamado "lixo", ora, uma das formas de eliminar as Physas para quem não gosta poderá passar por colocar uma folha de alface dentro do aqua (técnica duvidosa), esburrachá-las contra o vidro e servirem de alimento aos nossos peixes (elas não gritam e não é preciso sermos considerados um serial killer para o fazermos) ou então colocarmos algumas Anentome helena que são caracóis carnívoros e fazem autenticas caças às Physas, o problema é que como são exclusivamente carnívoras, se as Physas acabam as Anentome helena acabam por morrer à fome.

Não disse que elas não comiam detritos, disse e mantenho que são ineficientes para comer algas num aquário, o seu impacto e ajuda para o ecossistema será residual, ao dizer isto tenho fontes. E, disse que outros comerciais, são importantes para o equilibrio do ecossistema, não só comendo restos, como comendo restos de plantas e muito importante, algas, e até fezes de peixes, outras espécies remexem o aerão, oxigenando-o.

 

Não sei como estás a obter a informação do que falas, mas vou-te dizer uma coisa, tenho A.helena há meses e meses e meses num aquário sem physas. Mas sobrevive, como? Simples, as A.Helena alimentam-se de detritos, isto é, de restos de comida.

 

As helenas não são caracóis, são bucinideos (búzios!) dos poucos que vivem em água doce. São parecidas com os famosos búzios nassários da água salgada. Se bem que os nassários estão à frente em beleza e interesse. Mas na água doce haverem helenas, já é bom.

Qualquer Aquariofilista experiente sabe controlar a quantidade de comida que fornece aos seus peixes e por conseguinte controlar a quantidade de Physas que estão no Aqua, infelizmente algumas plantas que se compram nas Lojas de Aquariofilia trazem alguns destes caracóis agarrados e como a reprodução se faz de forma fácil, se houver alimento suficiente por vezes a reprodução é explosiva, basta para isso, como referi apenas controlar a quantidade de alimento.

 

Esses aquariofilistas são de experiencia reduzida. Pois muitos de nós temos peixes de fundo e criações, pelo que há necessidade de desfazer a comida e ter comida que atinja o fundo e fique por lá, até vir o peixe de fundo comer.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje tens um, daqui por uns meses vais a casa de banho a noite e ligas a luz e olhas para o aquário e vais ver milhares deles pelo vidro acima.

Eu na minha opinião livrava-me deles por enquanto são poucos

Editado por manuel2009had
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

txii tenho uma praga dessas coisas nos meus dois aquas.. eh o que da' nao limpar as plantas antes.. ;)

eu tirava o ja' o mais rapido possivel...

isso mete ovos em tdo o que eh sitio..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois eu tenho que agradecer aos caracóis que coloquei no aquário.

A vermelho estão as folhas limpas pelos caracóis, a azul aquelas em que ainda não foram (mas que enteriormente limpei com a unha).P1070233.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, espero ter visto a tempo! Já removi do aqua...

 

Vou esperar e ver no que dá... Reparei que afinal tenho umas quantas folhas "roídas" numa das plantas de trás...

Obrigado a todos pela ajuda.

 

Cumprimentos!!

 

 

PH

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Há caracóis e caracóis… Uns bonitos outros menos. Uns mais uteis outros menos..

Mas pragas de caracóis são sempre de evitar.

 

Caracóis para comer algas, mais eficazes e que não se tornam praga como os Physa sp são os Vittina semiconica.

Os Vittina não atacam as plantas ao contrário dos Physa que na falta de algas atacam principalmente as plantas de folha mole.

 

Cmps,

OBM.

OBM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais