Variação nos parâmetros da água


João Marujo

Recommended Posts

Boa noite.

 

Após reparar que duas das minhas corys estavam a apresentar um comportamento muito pouco activo e com os olhos baços, decidi fazer uns testes à água e estes foram os resultados:

 

pH - 5.5

NO2 - 0

NO3 - 50 mg/L

NH4/NH3 - 0.5 mg/L

kH - 1ºdkH

gH - 25ºdgH

 

Entretanto, já mudei cerca de 25% da água e coloquei água da rede pois tem um pH de 7.5 e o interessa-me que o pH do aqua suba um bom bocado! Em relação às durezas, foi a primeira vez que fiz estes testes mas pelo que li, o kH é demasiado baixo e o gH é demasiado alto!

 

Adicionei tb 20 ml de bio-nitrivec (bactérias), 10 ml de toxivec e 10 ml de aquatan. Vamos lá ver se me ajudam a baixar estes niveis elevados de nitratos e amónia!

 

Aconselharam-me a fazer TPAs diárias durante 6/7 dias e fazer medições diárias para ver o evoluir da situação.

 

O aqua está montado à precisamente um ano e sempre teve os parâmetros relativamente estáveis (tendo em conta que tem 54L brutos, há sempre variações)

 

Em termos de alterações, o que foi feito recentemente foi a adição de um novo tronco (à pouco mais de um mês) no qual coloquei musgo de java (que por sinal tb não está com boa cara...segundo me disseram não gosta de água ácida)

 

Alguem me consegue explicar a ou as razões para este desequilibrio?

 

Em relação ao resto da fauna, não notei qualquer alteração ao seu aspecto ou comportamento...aliás, ainda hoje os meus escalares tiveram uma nova postura!

 

Agradeço antecipadamente a ajuda!

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

se o resto dos peixes está bem e ainda por cima fazem posturas não me parece que o problema seja da qualidade da água.

 

Os testes são muito pouco precisos e imprevisíveis e incoerentes. De qualquer maneira, TPA's são sempre boas. Também é esquisito que tenhas amónia num aqua com 1 ano uma vez que o ciclo do azoto já deveria estar mais que completo.

 

O tronco pode baixar um pouco o pH devido aos ácidos húmicos libertados. Mas não é suposto fazer mal. Até porque os peixes que têm são de água macias e com pH ácidos.

 

Quanto ao feto de java não gostar de água ácida. Se fosse a ti não acreditava em mais nada que venha desse lado :doofywave:

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

 

Domm

Pelos valores que nos transmitiste e pelas noções que tenho do ciclo do azoto diria o seguinte

 

Das duas uma

 

O teu filtro está sub dimensionado para a fauna que tens no teu aqua

O clico do azoto parou por algum motivo

 

Estaria mais inclinado para a 1ª opção, dado que tens tantos Nitratos to teu aqua significa que a transformação da Amónia em Nitritos e depois em Nitratos está a correr a todo o ritmo e na perfeição, mas como atingiste o limite máximo de capacidade de filtro, ele não consegue transformar a totalidade da Amónia, por isso esse valor de 0.5 de Amónia.

 

Se o filtro estivesse dimensionado para a quantidade de fauna que tens eu diria que chegarias a ter valores superiores de Nitratos e a Amónia estaria 0 (zero)

 

TPA's são a solução imediata mais eficaz, aliás, regra geral a solução para tudo o que se passa de errado dentro de um aqua, mas a longo prazo não me parece que te vá resolver o problema, parece-me que deverás trocar de filtro ou colocar mais volume onde as bactérias nitrificantes se possam alojar, na forma de maximizarem a capacidade de transformarem essa Amónia toda.

 

Adicionar bactérias nitrificantes ao Aqua, dado que estou mais inclinado para o problema do filtro, não te vai adiantar de nada, mas de resto isto é tudo especulações, se colocares a Litragem do teu Aqua, Fauna que tens e o Modelo do Filtro certamente poderemos tirar conclusões mais precisas.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, obrigado pelas opiniões!

 

O meu aqua é um kit da EHEIM - Aquastar 60 plus:

 

Aquário: 60x30x30 [cm] com vidro de 4mm de espessura - 54L brutos (+/- 43L liquidos)

Filtro: Eheim 2008 (interno) com caudal de 300L/h

Termostato: JÄGER 50W

Iluminação: 1x15W (T8)

 

O que me parece mais estranho é que o meu aqua fez um ano ontem e nunca tive problemas com o filtro...aliás, à duas semanas notei que o caudal de saída do filtro estava um pouco baixo e decidi limpa-lo a fundo o que fez com que voltasse a ter o caudal normal!

 

Em termos de fauna, tenho:

 

2 Escalares

2 Ramirezi

4 Corys (2 Aeneus e 2 Paleatus)

1 Limpa Vidros Albino

1 Ancistrus Gold

5 Neos chineses

 

No que toca a flora, tenho:

 

Anubias barteri var. caladiifolia

Anubias barteri var. angustifolia

Hygrophila corymbosa

Musgo de Java

 

Deixo aqui uma panorâmica do aqua para melhor visualização...

 

dsc05794xj.jpg

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Humm...:alberteinstein:

 

O filtro é interno, logo tem pouco espaço para cerâmicas, tens cerâmicas no filtro?

 

"Limpeza a fundo" será que mataste a colónia de bactérias, e o valor dos Nitratos deve-se ao facto de o filtro ter estado a funcionar bem apesar de estar com pouco caudal e após a limpeza teres morto a colónia de bactérias a Amónia começar a aparecer?

 

Se foi interrompido o ciclo, adição de bactérias fará algum efeito, mas tens de ter atenção aos niveis de amónia e ir fazendo TPA's mais regulares

 

Outra coisa, os Fabricantes de Filtros quando dizem que o filtro tem uma potencia de 300L/H é da bomba do filtro, sem matérias filtrantes, nem detritos lá dentro a impossibilitar a passagem da água, na realidade os filtros após essas variantes todas devem ficar com uma capacidade pela metade. E há muita gente que quando compra filtros já por esse motivo, compra com bombas que façam circular a água 5 a 6x por hora a água toda do aquário, já a contar com isso.

 

Continuo a achar que o culpado é o filtro

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia jpospr.

 

Este filtro não tem cerâmicas...tem apenas uma esponja que ocupa todo o copo

 

filtro_interno_pick_up_eheim_despiece.jpg

 

Quando digo que fiz limpeza a fundo, quer dizer que desmontei o filtro, lavei a esponja na água retirada do aqua, desmontei o eixo pois tinha imensa "porcaria" agarrada e o corpo do filtro foi limpo com uma escova de dentes de modo a retirar toda a sujidade que não saia apenas com água!

 

Será que mesmo assim, matei a colónia de bactérias?

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quanto ao nitrato tens fauna a mais e poucas plantas.

escalares num aqua de 54lt???? nao podes a litragem minima é de 100

 

mas sei que nao podes simplesmente mandar os esclares fora, eu nesse aqua punha co2, fertilizantes á base de micros e de potassio e punha a luz a 1w|l, isto se é que ja nao a tens. depois punha plantas de crescimento rapido, e tambem aumentaria um pouco a percentagem de tpa que faz de x em x semanas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Possivelmente mataste

 

As bacterias nitirificantes não se alojam apenas no filtro, tb no areão, mas essencialmente no filtro. Contudo o melhor substrato para as bactérias se alojarem é porcelanas, dado que são purosas aumentam em muito o espaço onde estas se podem alojar e ficar retidas.

 

Uma esponja simples não é o local ideal para a colónia de bactérias se alojarem e qualquer alteração faz com que elas declinem rapidamente, por exemplo, paragem do filtro (oxigenação), temperatura (velocidade de multiplicação).

 

Ao retirares a esponja de dentro do filtro, mesmo lavando apenas com água do aquário, retiraste as bactérias dentro de água, o tempo necessário para que elas morressem e como não são muitas, pq a esponja não é o local ideal para elas viverem e a colónia é pouco populada, houve um declínio de numero de bactérias que permitiu a acumulação de amónia.

 

Para teres uma ideia, nos meus filtros tb tenho esponjas como tu, mas tenho sempre porcelanas, as esponjas lavo com água da torneira (sim eu sei que mato a colónia de bactérias), as porcelanas sempre com água do aquário como tu fizeste.

 

Acontece que quando eu retiro as porcelanas dentro do aqua, e apesar de ficarem ao ar algum tempo, como tenho bactérias a mais, mesmo que morram algumas não é problemático, no teu caso deve ter sido.

 

Por isso acho que a solução passa pelo que estás a fazer, como sabes que tens amónia, TPA's dia sim dia não, sempre regulando e vai introduzindo bactérias, pensava seriamente em comprar um filtro externo com maior espaço onde te permita colocar porcelanas dentro do filtro, já que as esponjas são tipicamente usadas para a Filtragem Mecânica, e não servem para a filtragem biológica.

 

PS: Gosto do teu aqua, está muito giro!! Especialmente os ramirezi

Editado por jpospr

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

bem na minha opinião as bactérias não são seres vivos assim tão fraquinhos como fazem querer. Muito pelo contrário! Além disso o areão está carregado de bactérias como foi dito pelo que mesmo que tivessem morrido no filtro, este era rapidamente recolonizado. A esponja não tem qualquer problema. Tem uma área muito grande (diria até maior que as cerâmicas) pelo que é óptimo para as bactérias.

 

Pelo que contas poderá ser um pico de amónia. Este pode acontecer mesmo com um filtro maduro. Provavelmente quando limpaste o filtro libertaste uma boa parte da porcaria que lá estava para o aqua. Basta também remexer no fundo no areão. Por isso é importante que após mexermos no areão (i.e. limpeza, mudar plantas de sítio) seja feita uma TPA generosa para reduzir a carga orgânica libertada e assim reduzir os níveis de amónia.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pumba, hoje e ao fim de um ano de aquariofilia, aprendi da pior maneira que os escalares são demasiado grandes para o aqua que tenho...por isso já estou a planear o 2º projecto! Apesar de pequeno, não me parece que estejam muito mal pois continuam com as suas posturas regulares (apesar de não vingarem por se tratar de um comunitário) e eu não ter outro aqua onde daria assistência ao desenvolvimento dos alevins!

 

Em termos de flora, estou a pensar colocar uns pés de Egeria Densa. No entanto continuo com problemas na iluminação pois tenho uma lâmpada de 15W (5000k) para 43L de água o que dá 034W/L! Já andei à procura de lâmpadas com mais potência mas não é facil encontrar T8 com mais que 15W (ou então estou a procurar mal). Será que a tampa (que é plástica) aguenta com lâmpadas mais potentes, principalmente no que toca à temperatura de funcionamento?

 

Em termos de fertilização, faço fertilização liquida com Sera Florena 1x por semana.

 

jpospr, com todos os esclarecimentos, penso que foi determinada a causa-raiz para este enorme desequilíbrio! A colónia de bactérias foi á vida e fez com que se desse estas variações dos parâmetros.

 

Relativamente à troca de filtro, à algum tempo que estou a pensar nisso (estou a pensar comprar um EHEIM 2213 ou 2215). Existem diversos aspectos que tenho de ter em conta antes da aquisição (se avanço já para um aqua maior ou não, se faço alterações na tampa deste para conseguir passar as mangueiras, etc,.)

 

Como disse anteriormente, vou continuar a fazer TPAs diárias de cerca de 20% (+/- 10L) e vou continuar a adicionar bio-nitrivec para ver se restituo a colónia de bactérias.

 

Muito obrigado pela ajuda!

 

Se tiverem mais opiniões/conselhos, estou sempre receptivo!

 

Cumpts

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se calhar devias prestar atenção à opinião do gmmartins ele tem uma ideia diferente da minha, apesar de concordar com ele, as bactérias não são feitas de cristal e são resistentes, contudo, não concordo com a ideia que as esponjas sejam o local ideal para o desenvolvimento da colónia de bactérias.

 

Esponjas e Lã de vidro servem para a filtragem mecânica, as porcelanas servem para alojar a colónia de bactérias.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não concordo com a ideia que as esponjas sejam o local ideal para o desenvolvimento da colónia de bactérias.

 

Esponjas e Lã de vidro servem para a filtragem mecânica, as porcelanas servem para alojar a colónia de bactérias.

 

Ideal talvez não, mas ficarias espantado se a levasses a um microscópio. :crazyeyes:

 

Eu só tenho esponja no meu filtro, mas não sou exemplo pois a única fauna que tenho são camarões e uma neritina.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Ja estive a medir os parâmetros e parece-me que estão a melhorar....

 

pH - 6 (subiu 0.5)

NO2 - 0

NO3 - 25 mg/L (desceu 25)

NH4/NH3 - 0.5 mg/L

kH - 1ºdkH

gH - 20ºdgH (desceu 5)

 

As corys continuam muito apáticas...vamos la ver se recuperam ao mesmo tempo que os parâmentros da água estabilizam!

 

Estava a pensar em, durante esta semana, dar comida dia sim dia não de modo de modo a tentar baixar ainda mais os nitratos.

 

O que acham?

Cumpts,

João Marujo

Vipasca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.