Doença nas barbatanas


Cemitery

Recommended Posts

Boa noite, tenho andado a pesquisar e não consegui encontrar, tenho um aquário comunitário de 200L com muitas peixes ( guppys, mollys, tetra, botia, corydoras, camarões etc... )

 

fui de ferias 3 semanas e deixei nas mãos de um amigo a qual deu excesso de comer, a vinda tinha o aquario carregado de algas e andei a fazer uma limpeza, sem exagerar muito por causa de não dar cabo nem das plantas nem dos níveis, mas depois de uma semana tem morrido um guppy todos os dias inclusive tenho uma femea agora esticada ao alto que so consegue mexer as barbatanas do peito parecendo que anda em pé, isto intrigou-me quando reparo tem a barbatana desfeita nas pontas e nestes dois dias seguintes tem ficado pior, e os outros gupys tem morrido da mesma coisa ou aparenta ser das barbatanas pois apanho os gupys com elas deterioradas, resumindo aconselhei-me e pus Jbl ektol fluid hoje no aquário, ( os testes de agua revelaram antes do medicamento estarem normais para o habitual do meu aquário ) bom infelizmente como é muito plantado os camarões tiverem k la ficar e vou esperar k não o vá matar, mas pronto .....

 

Agora a minha questão é, quanto tempo devo seguir este tratamento pois não diz nas instruções nem encontro aqui no fórum ...

 

Depois de acabar devo mudar as esponjas do filtro? ou devo apenas usar o carvão para retirar tudo??

 

Alguém me pode ajudar, e mesmo dar outras dicas???

 

Cumprimentos

Editado por Cemitery

NEW PROJECT 03/04/2011

 

180LITROS

 

CLIQUE AQUI PARA VEZ =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quando me iniciei na aquariofilia, também tive essa doença e também me morria praticamente um guppy por dia.

Tal como foi dito acima, isso é uma infecção bacteriologica.

Não conheço esse medicamento da JBL, o que eu usei na altura foi Sera Backtopur.

Tentar ler melhor as instruções desse medicamento, tenho a certeza que deve dizer ai a duração do tratamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dose: 10 ml for 40 l water. A repeat dose can be given on the 5th day if required, in full strength. Immediately before a repeat dose, 30 – 50 % of the water should be changed.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado ...

 

"1º. Hay que preparar el acuario para el tratamiento:

*Cambia un 25% del agua y ajusta el ph a 6.8-7.0

*Asegúrate de tener una buena oxigenación además del filtro.

*Retira el carbón y todo materíal químico tales como antifosfatos, antinitratos etc...

*El filtro no es necesario independizarlo del acuario, porque el tratamiento va a durar 10 días y en ese tiempo aparecerían amoníacos o nitritos que serían muy tóxicos para los peces.

 

 

2º. Hay que determinar la dosis a emplear en tu acuario.

 

*Si el agua es dura (+de 8 grados de GH) o si en el acuario tenemos botia payaso o parecido, utilizar 5ml. cada 40 litros.

 

*Si el agua es blanda utilizar 10 ml cada 40 litros.

 

 

3º Tratar el acuario.

*Primer día: añadir al acuario la dosis determinada.

No hacer nada más en los siguientes 5 días(incluido el primero) y dar muy poco de comer.

 

*Sexto día: Cambiar un 30% del agua y colocar en el filtro unos 100grs de carbón nuevo durante dos o tres horas. Después ese carbón lo tiraremos.

Ajustar el ph y repetir de nuevo el tratamiento como el primer día.

 

4º Evitar los efectos secundarios.

*Durante el tratamiento es bueno ir controlando que los nitritos (NO2)no suban. También es recomendable controlar que los amoníacos(NH4) no nos suban. Te recomiendo un test visual de amoníaco que se pega al acuario como si fuera un termómetro y en todo momento puedes ver si hay o no amoníaco.

 

 

Se carga las bacterias del filtro, no todas, pero al ser bactericida de amplio espectro dte dejara el filtro tocado. Este medicamento es para podedumbre de aletas y boca y para algunas pequeñas uylceraciones de la piel.

"

NEW PROJECT 03/04/2011

 

180LITROS

 

CLIQUE AQUI PARA VEZ =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais