Iniciação


Paulog

Recommended Posts

Viva a todos,

 

 

Estou a ponderar iniciar-me neste fantástico hobie e gostaria de saber em média qual seria o investimento

inicial e mensal para um aquário de 150 L de gupys ou discos ?

Gostava se possível comprar equipamento com alguma qualidade. Já agora em termos de aumento de factura de EDP,

gostaria de ter tb uma ideia.

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva a todos,

 

 

Estou a ponderar iniciar-me neste fantástico hobie e gostaria de saber em média qual seria o investimento

inicial e mensal para um aquário de 150 L de gupys ou discos ?

Gostava se possível comprar equipamento com alguma qualidade. Já agora em termos de aumento de factura de EDP,

gostaria de ter tb uma ideia.

 

 

Obrigado

Boas

Agora é que "lixaste" tudo :) LOL

Não vai ser fácil responder à tua pergunta, uma vez que existem imensas variáveis desde às marcas do equipamento ao tipo de plantas , etc. ...etc. .

Mas para fazeres uma idéia o meu aquário é de +/- de 80 litros , tem 5 meses e já vai em cerca de 800€ investidos.E eu digo "em cerca" porque não tenho tudo contabilizado . Agora quanto à luz, isso não faço a mínima idéia. ;)

cumts

[URL=http://www.myreefstats.com][/URL]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já bem vindo ao mundo dos aquarios :sign_welcome:

 

Devias começar por escolher a fauna do teu aqua e depois sim o aqua.

Se queres discus e guppys aconselho-te a comprares uma aquario de 1m/1,20m com +- 200/250 litros de água (reais)

Porque em média são 50 litros por discu? Ou estou enganado? Se estiver avisem pk eu tambem sou novo e posso ter interpretado mal.

Mas no minimo arranja um aquário com um metro de frente (se o orçamento chegar claro) com 200 litros. Etens muitos mais peixes para alem desses. Dá uma vista de olhos.

 

O dinheiro que tens de gastar depende do que comprares se queres um plantado, se queres um filtro externo, etc. Para gastares menos tambem podes ir ver os classificados do forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

em primeiro lugar trata de subestratos e plantas e equipamentos

 

em segundo lugar fazer o ciclo do aqua

 

em terceiro fazer um estudo da fauna lendo topicos que só assim se aprende a nao cometer erro

ja que se vais envestir alguns euros (pouco ou muitos).

 

é o meu conselho

-guppys sao um peixe pequeno muito nervozos e stressam os discus, os discus em adultos requerem 50litros cada um e é um peixe de grupo de 5 6.....

a quem tenha dois só mas nao aconselho.

se vais comprar á muita criadores a vender juvenis a 10euros ao comtrario da loja que vende a 30 , 40 ate mais.

 

e a facilidade de os adequerir vai depender de aonde moras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela ajuda....

E digam-me lá ... Um aquário de 200 litros com guppies, plantas e um bom equipamento andara muito longe dos 800-1000 euros ?

E consumos ... Os filtros e iluminação fará disparar muito a conta ao fim do mês ?

 

 

 

 

Obrigado mais uma vez

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

800-1000€?

Tá tudo doido!

Dá uma vista de olhos pelos classificados aqui do forum, vais ver aquários grandes muito baratos. Se não encontrares, manda fazer em vidro, sai mais barato. Procura por aqui, sai te muito mais barato ..

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O exagero dos valores falados depende de muita coisa. Se tens orçamento para isso e queres comprar material novo e realmente bom podes gastar até mais. Mas se tens um orçamento mais reduzido consegues poupar em muita coisa.

 

Paulo, na minha opinião ( que não é de expert) acho que discus não é um bom peixe para iniciantes. São peixes dispendiosos e que requerem muitos cuidados e condições excepcionais ao contrário dos guppies que são peixes relativamente faceis de manter. Agora quanto as questões de custos realmente vai depender de muita coisa.

 

Vejamos exemplos de custo inicial.

 

Aquário 100 x 40 x 40 - 160 L brutos ... pensemos em 90€ se feito por medida.

Filtro - depende muito do que irás querer ( interno, externo, marcas... etc...) mas mete aí mais 90 ou 100€ para um filtro externo.

iluminação - Podes arranjar mais barato em 2ª mão ou fazer tu mesmo, caso contrario aqui... se quiseres um plantado,são mais uns 100€.

aquecedor - quaisquer 15 € bastam.

Isto é o básico. Depois começamos a falar da montagem do teu aquário... e aí tens uma escolha enorme de substractos, areões, troncos, pedras, .... etc etc etc.... é uma questão de ires lendo e "estudando" o que realmente queres para a tua montagem.

 

Bons estudos.

Cumprimentos.

Pedro Matos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh, para acrescentar....

 

Em termos de consumos... o filtro tem um consumo relativamente baixo.... talvez uns 15w mas são 24 sobre 24 horas.

A iluminação conta com um minimo de 75w por 8 horas diárias para plantas de baixa exigência.

o Aquecedor.... mais 150W. no Verão mal se vai ligar mas no inverno faz diferença.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

faz contas por alto

 

filtro esterno- 100

termostato - 30

aqua 200litros 300 (depende do kit e tamanho)

subestratos rochas plantas - 100

fauna - 100

 

nao vai ficar muito lonje disto, existe aqua baratos, ou mandar fazer ainda melhor.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ahh, para acrescentar....

 

Em termos de consumos... o filtro tem um consumo relativamente baixo.... talvez uns 15w mas são 24 sobre 24 horas.

A iluminação conta com um minimo de 75w por 8 horas diárias para plantas de baixa exigência.

o Aquecedor.... mais 150W. no Verão mal se vai ligar mas no inverno faz diferença.

 

O meu aquário de 240l tem potências bastante similares a esta descrição e com contador bi-horário custa entre 5€ e 7€ de electricidade por mês, dependendo se é no verão ou inverno. Com o aumento do iva para 23%, que deverá passar para 6€ a 8€/mês.

 

 

boas

faz contas por alto

 

filtro esterno- 100

termostato - 30

aqua 200litros 300 (depende do kit e tamanho)

subestratos rochas plantas - 100

fauna - 100

 

nao vai ficar muito lonje disto, existe aqua baratos, ou mandar fazer ainda melhor.

 

Tem que se comprar ainda os testes que custam entre 20€ e 60€ todos os mais importante (pH, nitritos, nitratos e amónia). As rochas podes sempre arranjar na natureza.

Editado por Gremlyn
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

sim ainda falta os testes, mas ai no continente se consegue um bom aqua com movel a preços muito bom.

olha 3 exemplos

http://www.pet4you.net/peixes/aquarios/aquarios/jebo-r219.html

 

http://www.pet4you.net/peixes/aquarios/aquarios/jebo-r208.html

 

http://www.pet4you.net/peixes/aquarios/aquarios/aquapor-kit-sirius.html o mais barato

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

 

Vou-te dar os meus gastos que é de um aqua mais ou menos como o que queres montar:

 

Aqua 90€ mandado fazer à medida

 

Móvel 150€ convem ser resistente, não penses no IKEA, pode dar molho literalmente lá em casa.

 

Filtro externo 86€ JBL e901

 

External Thermal Heater 200 W 36€ (consegues muito mais baratos internos)

 

Subestrato fértil JBL Aquabasis plus 5l 11€

 

API Freshwater Master Test Kit 35€

 

TetraTec aqariathermometer 3€

 

Aquart T5 4x39w suspensão e com lâmpadas 168€ (mas consegues mais barato, mas aqui decidi investir depois de uma tentativa falhada de compra em 2ª mão)

 

Ainda falta Substrato inerte mais ou menos 30Kg o que deve andar por volta dos 50€ penso eu.

 

Ainda a investigar preços e as e em algumas situações se é mesmo necessário:

 

Peixes

Comida

Redes

Imans de limpeza

Escovilhoes para limpeza de tubos

1 Bidon de 25L

Balde para retirar água ou tubo de sucção

Materiais filtrantes

Tesoura/pinça de podar.

 

A ver vamos

Pedro Gil

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

( Paulo, na minha opinião ( que não é de expert) acho que discus não é um bom peixe para iniciantes. São peixes dispendiosos e que requerem muitos cuidados e condições excepcionais ao contrário dos guppies que são peixes relativamente faceis de manter. Agora quanto as questões de custos realmente vai depender de muita coisa.) matos.p

 

os discus sao peixes em que requer cuidados com a agua e alimentaçao, sao exigentes, para iniciaçao estou de acordo com o Matos.p.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.