nano plantado - low light, high tech


gmmartins

Recommended Posts

Está horrível,eu se fosse a ti tinha vergonha de por aqui fotos com plantas artificiais, essa cuba deve ser comprada na loja do chinês, aproveita agora e arranca essa nojice e envia para uma morada que eu destruo isso(mando por mp) :bleh:

 

Agora diz lá que iwagumi é esse só com 2 pedras :tapfoot:

 

LOL!!!

 

São 3 pedras pá! Por quem me tomas? ;) Só que o lado esquerdo do aqua não é tão fotogénico.

 

4.jpg

4.jpg

 

 

Assim já consegues ver o 3º calhau ;)

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

LOL!!!

 

São 3 pedras pá! Por quem me tomas? ;) Só que o lado esquerdo do aqua não é tão fotogénico.

 

Assim já consegues ver o 3º calhau ;)

 

 

Sim, agora percebo ehehe

a escala do filtro e do candeeiro é brutal.

Essa cuba está a fazer inveja Sr. Gmartins... já tou a fazer-me ao piso para passares alguma para o meu àqua!! hihihi

põe-te na fila que eu cheguei 1º :twisted:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário com muito sucesso. Tenho de te disser só uma coisa. Eu sei que o objectivo do teu aquário não são camarões mas, com camarões a fertilização tem de ser bastante estudada para escolher a ideal. Assim manténs o bem estar dos camarões e a sua cor linda (que na foto vi que faltava). Também devias alimentar-los com cenoura cozida ou outros tipos de vegetais para realçares isso.

De resto vou acompanhado.

Já agora podes disser ao pessoal bons fóruns internacionais de aquascaping para nos inscrever nos, que eu sei que tu andas :)

Cumps.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um aquário com muito sucesso. Tenho de te disser só uma coisa. Eu sei que o objectivo do teu aquário não são camarões mas, com camarões a fertilização tem de ser bastante estudada para escolher a ideal. Assim manténs o bem estar dos camarões e a sua cor linda (que na foto vi que faltava).

 

eu dou comida própria para camarões (Hikai se não estou em erro). Quanti à fertilização - os red são tanques de combate e não me parece que sofram nem um pouco.

 

Quanto às cores - os pais dos que tenho neste momento eram vermelhos bem vivos (com as mesmas condições). Mas estes cruzaram-se com uns outros que não tinham cor nenhuma("wild"). O que tenho actualmente são apenas juvenis. Não sei se quando crescerem vão ou não ser mais vermelhuscos. O que eu tenho a certeza é que não é pela fertilização que eles mais ou menos vermelhos ;) Quanto às cenouras - pensei que a comida para eles fosse suficiente + as poucas alguitas que vão aparecendo no aqua.

 

 

fóruns estrangeiros:

Panted tank

Aquascaping World Forum

UKAPS

Tom Barr

 

Estou registado nos últimos 3 embora os últimos 2 sejam, na minha opinião, os melhores em termos de informação específica sobre plantados.

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu dou comida própria para camarões (Hikai se não estou em erro). Quanti à fertilização - os red são tanques de combate e não me parece que sofram nem um pouco.

 

Quanto às cores - os pais dos que tenho neste momento eram vermelhos bem vivos (com as mesmas condições). Mas estes cruzaram-se com uns outros que não tinham cor nenhuma("wild"). O que tenho actualmente são apenas juvenis. Não sei se quando crescerem vão ou não ser mais vermelhuscos. O que eu tenho a certeza é que não é pela fertilização que eles mais ou menos vermelhos ;) Quanto às cenouras - pensei que a comida para eles fosse suficiente + as poucas alguitas que vão aparecendo no aqua.

 

 

fóruns estrangeiros:

Panted tank

Aquascaping World Forum

UKAPS

Tom Barr

 

Estou registado nos últimos 3 embora os últimos 2 sejam, na minha opinião, os melhores em termos de informação específica sobre plantados.

 

abraço,

 

GM

 

Hikari fazes bem em dar é a melhor comida do mundo para qualquer tipo de peixes. Mas embora de ser resistentes não deixam de ser camarões, por acaso seria uma experiência interessante de fazer. Mas a meu ver, eles não ficam tão confortáveis com a fertilização o que faz como que eles percam a cor, tal como os peixes quando ficam stressados. Mas é sempre algo para testar :)

De quanto em quanto tempo dás comida?

Podias um dia variar e dar uma cenoura cozida (como se fosse um doce) e vais ver como eles gostam ;)

 

Obrigado pela informação sobre os forums, vou ver se me inscrevo.

 

Cumps.

Editado por warman98

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

ainda estou a digerir toda a leitura deste vosso tópico, pois deparei-me finalmente com pessoal que sabe do que fala. Pena é andar um pouco afastado do fórum.

Gustavo estás de parabéns! Invejo a tua sabedoria acerca do "hemianthus". Sinto-me frustrado porque ainda a semana passada acabei por retirar o meu que infelizmente não proliferou (depois de esperar um mês e meio). Continuo sem saber o porquê! Optei então pela "eleocharis".

 

Achava eu que o meu aquário tinha tudo para que o "hemianthus" se pudesse desenvolver da melhor forma (luz, CO2 pressurizado). Creio que deve ser a questão da luz, mas não sei se terá a haver com a temperatura de cor ou até mesmo com o número de watts. Tenho uma calha com 2 lâmpadas, cada uma com 24w (6400K e 8600K) para um total de 75 litros reais.

Perdi a esperança pois tudo prolifera, desde plantas (riccia, eleocharis,entre outras), peixes que não sabia que se reproduziam no meu aquário.Terão vocês, aquariofilistas alguma ideia do que possa estar errado para o "hemianthus"??

 

Cumprimentos,

R.Jesus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá R. Jesus

 

Obrigado pelos comentários. A "sabedoria" vem de alguma experiência, através da leitura crítica de muita literatura, da análise crítica de centenas de aquas e da discussão construtiva com uma série de gente que encara a aquariofilia de uma forma relativamente séria (não deixa de ser um hobby para a grande maioria pelo que acima de tudo tem que nos dar prazer).

 

 

Achava eu que o meu aquário tinha tudo para que o "hemianthus" se pudesse desenvolver da melhor forma (luz, CO2 pressurizado). Creio que deve ser a questão da luz, mas não sei se terá a haver com a temperatura de cor ou até mesmo com o número de watts. Tenho uma calha com 2 lâmpadas, cada uma com 24w (6400K e 8600K) para um total de 75 litros reais.

Perdi a esperança pois tudo prolifera, desde plantas (riccia, eleocharis,entre outras), peixes que não sabia que se reproduziam no meu aquário.Terão vocês, aquariofilistas alguma ideia do que possa estar errado para o "hemianthus"??

 

A informação que me dás não é completa. Aconselho-te a criares um tópico só teu onde podes por o teu set-up todo e com as tuas dúvidas. Assim fica para a posteridade e toda a gente pode ler.

De qualquer forma... a tua luz não será o problema. Na minha experiência, a Hemianthus callitrichoides "cuba" (deduzo que estejas a falar desta pois também tenho Hemianthus micrathemoides no meu aqua) é uma ávida consumidora de CO2. Se o CO2 não estiver alto ou, mesmo estando alto, a distribuição de CO2 dentro do aqua não for a melhor de forma a que este não chegue à parte inferior do aqua onde a cuba está, vai ser muito difícil conseguires manter uma cuba em boas condições. Por isso tens que olhar de forma rigorosa para o teu CO2 (quantidade e distribuição). Isto é especialmente importante na altura de adaptação da planta até porque muitas vezes, se compramos em lojas, a cuba vem no estado emerso e tem que passar por um processo de adaptação à fase imersa. Se não tiver muito CO2 esta adaptação fica difícil.

 

Outra coisa que tenho visto e que parece ser um factor comum em muitos aquas com tapetes de cuba saudáveis é que a cuba parece não gostar de temperaturas muito altas. Não está testado, mas parece ser uma observação relativamente consistente. No meu caso, eu não tenho aquecimento e a água encontra-se neste momento a 17-18 ºC. No verão nunca passou dos 23 ºC. Caso tenhas temperaturas mais altas, por exemplo devido à existência de Discus, este poderá (ou não) ser um factor. A temperatura pode também ser um factor indirecto uma vez que quanto maior a temperatura maior será também a dificuldade de dissolver gases na água, nomeadamente o CO2.

 

Espero ter ajudado,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe Jesus amanhã jogo contra a agronomia! Sou do GDS Cascais! haha

Não sabia que havia mais jogadores de Rugby interessados pela a aquáriofilia!

Parabéns

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

 

Bem tenho de dar os parabéns por teres concorrido mas também tenho a disser que este aquário era uma experiência com a Cuba por isso podias ter feito outro lá para pores no concurso :)

Espero que não tenhas ficado desiludido com o comentário dos júris mas afinal aquilo é uma competição de grande nível! Não estou a disser nada de mal, aliás quantos mais portugueses melhor! Apenas acho que tu sendo tão pro podias ter concorrido com mais do que uma "experiência" ;) hehe Até te pensei sugerir concorreres mas com 12L não pensei que desse grade coisa.

Depois acho que os júris não repararam que eram só 12L quando disseram que devia ter mais plantas. Espero que todos os anos apresentes uma montagem nova e entres em todos os concursos porque é talvez o membro com mais potencial aqui a seguir aos "famosos". Pena é só teres 12L em casa e não um aquário com um aquascape de 1 metro e oitenta!

De resto fiquei pasmado e mereces todos os parabéns!

Um Abraço

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://showcase.aquatic-gardeners.org/2011/show106.html

Já agora deixo este link, nesta categoria foi mal votada o FAAO devia ter ficado em 3º.

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

foi uma experiência para ver como era. Sem grandes stresses. Aliás foi tudo decidido à última pelo que nem sequer tive tempo para estar a tentar tirar fotos de jeito. A HM não estava pronta, enfim, como disse, uma experiência.

 

Quanto aos 12L. Neste momento é o que tenho e não estou a pensar mudar. O orçamento neste momento está investido noutras prioridades. Este é para matar o bichinho.

De qualquer forma, é perfeitamente possível fazer um scape neste tamanho. Apenas é mais desfiante dada a limitação. Estou à espera que chegue o substrato que encomendei e está planeado um re-scape. Se estiver pronto e a coisa correr bem pode ser que concorra ao IAPLC 2012.

 

Os resultados dos concursos são muito subjectivos e na sua grande maioria eu não concordo com a classificação. Para além disso há muitos truques usados para melhorar o aspecto do aqua dos quais eu não sou fã. A maioria dos scapes que se vê não duram. Eu tenho uma perspectiva diferente. O meu propósito é fazer crescer plantas saudáveis.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descobri isto:

 

http://xylema.blogspot.com/2011/11/detalhes-do-iaplc-2012.html

 

É os sistema de votar este ano acho eu..

Cumprimentos,

Antonio Mendes de Almeida

 

MonsterFish --> Slim Shady <-- Exotic Fish

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Não há muitas novidades. É só manter o que já estava, mas aqui vai:

 

Geral:

imagem1yw.jpg

 

Pormenor:

imagem2hi.jpg

 

As fotos foram tiradas na sexta e ontem o aqua levou uma poda valente. Arranquei a HM toda que estava muito velha e replantei apenas as pontas. A Staurogyne também levou e replantei as pontas lá para trás.

 

Este layout é para desmanchar assim que chegue o material que encomendei. Com sorte para o próximo fim-de-semana. Espero...

 

Comentem

 

abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma pena, está tão verdinho.

 

Mas pronto...como é para um novo projecto ficamos a aguardar por essas novidades.

 

 

Abraço

nova1x.jpg


------ Crystal Roots - Nature Aquarium ------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda estou indeciso entre 2 layouts e como também ainda estou à espera do material :(

 

Entretanto a ver se consigo arranjar Utricularia mas nem vê-la. Se alguém souber de alguém que tenha ou assim que me diga para eu lhe cravar uns pés.

 

Abraço,

 

GM

Gustavo Martins

 

My nano Litopótamus

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.