inicio em plantado


Pixy

Recommended Posts

Viva!

Quando me iniciei na aquariofilia optei por usar plantas artificiais, visto não ser necessário a manutenção e dediquei-me exclusivamente aos peixes.

Acontece que agora que tenho a fauna que queria, e estar já tudo +/- estável pensei em começar a introduzir plantas naturais. O meu substrato é daquele de pedra vulcânica, acho eu, (daquelas pedras castanhas avermelhadas e porosas).

O que eu queria saber é se este substrato que tenho agora serve ou se tenho que adicionar um outro por baixo? e se tiver que adicionar, isso não irá alterar os parâmetros da agua? não queria estar a alterar muito as características. poderá haver outras consequências em introduzir agora as plantas?

Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para meteres outro substrato por baixo, diga-se substrato fértil, terias que desmontar o aquário e começar tudo de novo.

No entanto existe muitas plantas que se podem manter sem o substrato fértil que podes e deves meter no aquário, sendo que as consequências apenas serão benéficas para os peixes.

Cump.
Vitor Franco

 

Ultimo Refugio

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado pela resposta.

Já agora, se utilizasse um daqueles "adubos líquidos", isso poderia ajudar a substituir o substrato fértil? Ou seja, utilizando este tipo de produto junto com o substrato que tenho, possibilita-me a colocar plantas que tenham maior necessidade de nutrientes?

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais